Várias reclamações
Contrato da médica é rompido pela Prefeitura de Alto Paraguai após acusações de grosseria
As reclamações dos pacientes indicam que ela tem se comportado de maneira oposta, descumprindo suas obrigações contratuais
Saúde
A Prefeitura de Alto Paraguai (200,0 km de Cuiabá), optou por rescindir o contrato com uma médica devido ao seu comportamento inadequado com os pacientes. A profissional, contratada como pessoa jurídica em 2022 sem processo de licitação, prestava serviços como plantonista no Pronto Atendimento (PA) da cidade.
O comportamento da médica gerou várias reclamações de pacientes, que relataram falta de empatia, maus-tratos verbais, humilhações e atitudes grosseiras.
“Em razão das denúncias, a contratada foi notificada para que se manifestasse sobre os fatos. Contudo, as reclamações continuaram a ocorrer, e a conduta da profissional não se adequou às exigências éticas e de bom trato necessários ao atendimento médico”, diz trecho da rescisão.
Conforme o parecer jurídico, que fundamentou a rescisão contratual ressalta que a médica foi contratada para prestar serviços com qualidade, respeito e empatia, conforme os preceitos éticos e legais da medicina.
No entanto, as reclamações dos pacientes indicam que ela tem se comportado de maneira oposta, descumprindo suas obrigações contratuais.
Segundo o relato de uma moradora, em 14 de junho deste ano, ela entrou em contato com a direção do hospital, para informar que a médica atendeu uma paciente da zona rural com grosseria, deixando-a sem acompanhamento profissional.
Também relatou que a paciente preferia passar mal do que ser atendida pela médica.
“Já conheço Dra. trata a gente com grosseria e quando eu ligo no P.A e o Plantão é dela, me recuso a ir mesmo estando ruim” (sic).
“A rescisão contratual se mostra necessária para que haja o devido comprimento das cláusulas contratuais e para não gerar desgastes administrativos para a gestão administrativa da pasta da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou a secretária de Saúde, Danielle Tavares.
Ela determinou que seja instaurado um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) para apurar a conduta da médica, bem como punições, caso as denúncias sejam comprovadas.
Saúde
Campanha reforça a prevenção e tratamento do HIV/Aids e ISTs
A abertura oficial acontecerá na USF Pedregal, das 16h às 20h, com atendimento médico e de enfermagem, roda de conversa e a realização de testes rápidos.
Na próxima quinta-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde – SMS dá início à Campanha Dezembro Vermelho, iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura oficial acontecerá na USF Pedregal, das 16h às 20h, com atendimento médico e de enfermagem, roda de conversa e a realização de testes rápidos.
Ao longo do mês, diversas ações serão realizadas em diferentes unidades básicas para atender a população. No Dia D, que acontece no sábado (07), a USF Jardim Imperial e a USF Jockey Club promoverão atividades como distribuição de preservativos em pit stops próximos às unidades, enquanto a USF Jardim Vitória oferecerá palestras, testes rápidos e encaminhamentos. Já no dia 10, a USF Osmar Cabral/Jardim Liberdade realizará testes rápidos e palestras em parceria com a eMULTI (equipe multiprofissional) nos horários das 11h às 13h e das 17h às 19h. No dia 14, a USF CPA III e a USF Guia realizarão testes rápidos, palestras e outras ações voltadas para a saúde e bem-estar da comunidade.
Para o coordenador de Serviços Especializados / IST, Flavio Rangel, A campanha é uma iniciativa essencial para o enfrentamento das ISTs no município. “O Dezembro Vermelho é mais do que um mês de conscientização; é uma oportunidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do combate ao estigma relacionado às ISTs. Convidamos toda a população a participar das atividades e cuidar da sua saúde de forma integral”, destacou Rangel.
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Militar Prende Homem por Tráfico de Drogas no Jardim Vitória, em Cuiabá
-
Polícia4 dias atrás
Assassino após matar filha, ex-esposa e ex-sogros a facadas, mandou áudio para ex-cunhado “Faltou você”
-
Polícia6 dias atrás
Ministro do STF faz críticas ‘veladas’ ao TJ/MT e diz que prestígio do judiciário pode sofrer máculas de minoria de membros e de servidores.
-
Política1 dia atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Saúde4 dias atrás
SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)
-
Esporte6 dias atrás
Cuiabá é rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro
-
Esporte6 dias atrás
Brasileiro: Botafogo vence Palmeiras por e 3 a 1 e reassume liderança
-
Política5 dias atrás
MORETTI DECLARA QUE NÃO VAI SE ENVOLVER NA ESCOLHA DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VÁRZEA GRANDE