VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

FIM DE ANO

Com baixa no estoque, MT Hemocentro convoca voluntários para doarem sangue

Com a chegada das festividades de final do ano e do período de férias, o número de doações tende a diminuir consideravelmente

Publicado em

Saúde

Foto: Michel Alvim Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, convoca a população a comparecer à sede da unidade, em Cuiabá, para doar sangue. Com a chegada das festividades de final do ano e do período de férias, o número de doações, que já não é o ideal durante o restante do ano, tende a diminuir consideravelmente.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça a importância da doação regular. 

“Final do ano, tradicionalmente, temos muita dificuldade em repor nosso estoque de bolsas de sangue. Muitos voluntários viajam, outros acabam deixando para um segundo plano devido ao fechamento de agendas de trabalho e acompanhamento dos filhos que estão em período de férias escolar. Além disso, este também é um período que tem mais acidentes de trânsito, ou seja, precisamos ainda mais de doações de sangue”, pontua a diretora. 

Gian Carla ainda ressalta que não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. 

“Não conseguimos fabricar ou produzir em laboratório o sangue, então precisamos realmente da colaboração e desse pensamento de solidariedade e altruísmo da população para colaborar com aqueles pacientes que precisam da transfusão, garantindo, assim, uma sobrevida ou a manutenção da saúde como um todo”, explica.

Os baixos estoques de sangue nos hemocentros podem trazer muitas complicações, tanto para abastecer os hospitais em casos de emergência quanto para atender a necessidade de pacientes que precisam receber sangue regularmente, devido a alguma condição de saúde. Por isso a importância de se manter os estoques em níveis de segurança.

“Existem muitas doenças em que a pessoa precisa de transfusão de sangue regularmente, para viver. Então, é fundamental lembrar que a necessidade pelo sangue existe durante o ano inteiro, não tira férias”, reforça Gian Carla. 

Para doar sangue, os interessados devem comparecer em uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias. Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentados e hidratados para realizar a doação.

O banco de sangue irá funcionar regularmente neste final de ano, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, com exceção dos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. 

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Programa estadual acelera atendimentos e realiza mais de 143 mil procedimentos em dois anos

Com redução de 51% no tempo de espera, iniciativa já beneficiou milhares de pacientes com cirurgias, exames e consultas eletivas pelo SUS

Publicados

em

Foto: Secom-MT

Lançado em abril de 2023 pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), o programa Fila Zero na Cirurgia vem promovendo um avanço significativo na realização de procedimentos eletivos no estado. Em dois anos de execução, a iniciativa contabiliza 143.839 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, e já apresenta impactos concretos na redução do tempo de espera dos pacientes.

Antes da implementação do programa, o tempo médio de espera para cirurgias eletivas era de cerca de 60 dias. Atualmente, caiu para pouco mais de 25 dias, o que representa uma redução de 51,18%.

“O objetivo do Fila Zero é justamente diminuir o tempo de espera e ampliar o acesso da população aos procedimentos eletivos pelo SUS. Isso tem reflexos diretos na qualidade de vida do cidadão mato-grossense”, afirma o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Avanços ano a ano

Em seu primeiro ano, o programa contabilizou 35.355 procedimentos, entre 4.269 cirurgias, 24.078 exames e 7.008 consultas.

O salto mais expressivo veio em 2024, com 95.960 atendimentos realizados: 10.065 cirurgias, 65.172 exames e 20.723 consultas.

Nos primeiros meses de 2025, já foram realizados 12.521 procedimentos, sendo 1.632 cirurgias, 6.725 exames e 4.164 consultas.

Estrutura e investimentos

O Fila Zero na Cirurgia conta com a participação de unidades públicas municipais, hospitais privados e filantrópicos, além de associações e consórcios que atuam em parceria com o Governo do Estado. Até agora, mais de R$ 110 milhões foram repassados aos municípios para custeio dos atendimentos.

Ao todo, o programa contempla 302 tipos de procedimentos eletivos de média e alta complexidade, reforçando o compromisso do Estado com o acesso à saúde pública de qualidade.


Se quiser, posso adaptar esse texto para ser usado como release, post de rede social ou dividir em boxe para jornal impresso. É só dizer o formato que você precisa!

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA