cinco estágios
Cientistas identificam marcadores dos diferentes estágios do Parkinson
Estudo global, com mais de 2,5 mil pessoas com Parkinson, pode contribuir para o diagnóstico e tratamento da doença no futuro
Saúde
Um grupo internacional de pesquisadores fez um avanço importante no entendimento do Parkinson. Os cientistas conseguiram identificar marcadores que indicam padrões de neurodegeneração do cérebro para cinco estágios clínicos da doença.
A descoberta foi publicada na revista NPJ Parkinson’s Disease e pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de melhores formas de diagnóstico e tratamento. Os pesquisadores acreditam que será mais fácil estabelecer em que estágio da doença o paciente está a partir de exames de imagem.
O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo. É uma condição que causa problemas de movimento, saúde mental, sono, dor, entre outros. A doença geralmente ocorre em pessoas mais velhas, mas indivíduos jovens também podem ser afetados.
A causa da enfermidade ainda é desconhecida, mas pessoas com histórico familiar da doença apresentam maior risco. Exposição à poluição do ar, pesticidas e solventes também aumentam a possibilidade de desenvolver a doença, destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Novos marcadores do Parkinson
Para fazer o estudo global, os pesquisadores analisaram dados clínicos e de ressonância magnética cerebral de 2.525 indivíduos com Parkinson e 1.326 pessoas saudáveis de 20 países diferentes.
Eles observaram que, conforme a doença avançava entre seus estágios, o paciente apresentava um grau maior de atrofia ou hipertrofia nas estruturas ligadas ao movimento e em outras áreas corticais, responsáveis por funções básicas.
Também ficou evidente que várias dessas estruturas apresentavam diferenças na forma. Algumas regiões do tálamo — que atua como um retransmissor de informações dos sentidos para o córtex cerebral — haviam ficado mais espessas.
Saúde
Prefeitura de Livramento por meio da Secretaria de Obras faz retiradas de lixos e entulhos em bairros
Todo material que possa acumular água, entulhos, trecos e cacarecos estão sendo recolhidos
Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento por meio da Secretaria de Obras realizou limpeza no bairro Frei Salvador Rouquete, como também já vem sendo feitas em outros bairros.
Durante ação as limpezas se fazem necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya que vem acometendo a população do município nos últimos dias.
Durante as atividades, equipes compostas por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e funcionários da secretaria de obras recolhem materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como entulhos, restos de construção, materiais descartáveis, móveis velhos e pneus.
Vale ressaltar de que a ação é coordenada pelas Secretarias de Saúde, Obras e Infraestrutura e visa reduzir os casos dessas doenças no município e também contam com a ajuda da conciêntização da população.
Além da coleta, os agentes realizam orientações porta a porta, conscientizando os moradores sobre a importância de manter quintais e terrenos limpos para evitar a proliferação do mosquito, como também aplicando “fumacê” nas ruas e casas da cidade.
Na sexta-feira (03/01) o prefeito de Livramento, Dr. Thiago Almeida (União), decretou “situação de emergência” na saúde pública por conta dessas arboviroses. No decreto a prefeitura reconhece que o município vive um cenário alarmante sob a proliferação do mosquito.
Entenda as diferenças entre dengue, zika e chikungunya
Dengue: A dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.
Zika: A zika, associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.
Chikungunya: A chikungunya provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.
-
Variedades4 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
-
Política5 dias atrás
BOTELHO PARTICIPARÁ DA 40ª CORRIDA DE REIS
-
Saúde6 dias atrás
CUIABÁ ENFRENTA EPIDEMIA DE COVID, DENGUE E CHIKUNGUNYA
-
Variedades3 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Saúde6 dias atrás
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA ARBOVIROSES QUE VEM ASSUSTANDO MORADORES DE LIVRAMENTO E REGIÃO
-
Variedades5 dias atrás
AQUÁRIO MUNICIPAL DE CUIABÁ PASSA A FUNCIONAR DE TERÇA-FEIRA À DOMINGO COM ENTRADA GRATUITA
-
Polícia5 dias atrás
GAP PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTO ANTÔNIO
-
Economia3 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025