Saúde
Chineses identificam novo vírus capaz de afetar cérebro humano
Cerca de 20 pessoas foram diagnosticadas com sintomas de uma doença provocada por vírus transmitido por carrapatos
Saúde
Pesquisadores chineses encontraram um novo vírus transmitido por carrapatos que pode afetar vários órgãos humanos, incluindo o cérebro e o sistema nervoso. A descoberta foi publicada na quarta-feira (4/9), no New England Journal of Medicine.
O estudo mostrou que o vírus das zonas úmidas (WELV, na sigla em inglês), como foi batizado, é transmitido por cinco espécies diferentes de carrapatos, sendo a Haemaphysalis concinna a mais comum.
Em junho de 2019, um homem de 61 anos foi internado em um hospital de Jinzhou, na China, depois de apresentar febre persistente e disfunção de múltiplos órgãos após ser picado por um carrapato em um parque de pântanos na Mongólia.
O paciente foi tratado com antibióticos, mas os medicamentos não melhoraram os sintomas, sugerindo que ele sofria de uma infecção viral e não bacteriana.
Testes de sequenciamento revelaram a infecção por um orthonairovirus desconhecido, designado como vírus das zonas úmidas (WELV). Nesses casos, os pacientes são infectados após contato com sangue ou tecido de animais infectados.
A descoberta resultou em um estudo com cerca de 14,6 mil carrapatos no norte da China. Os pesquisadores encontraram o vírus em cinco espécies diferentes de carrapatos, em ovelhas, cavalos e porcos da localidade.
Mais de 20 casos de doença transmitida por carrapato
Os pesquisadores também descobriram que ao menos 20 pessoas tinham sido infectadas pelo vírus na China e na Mongólia. Todas foram hospitalizadas com febre persistente, semelhante à do homem de 61 anos.
Todos os pacientes que receberam tratamento tiveram alta hospitalar dentro de quatro a 15 dias.
“Conduzimos vigilância ativa baseada em hospital para determinar a prevalência de infecção por WELV entre pacientes febris com histórico de picadas de carrapatos”, contaram os pesquisadores no artigo científico.
O novo estudo foi financiado pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China e pelo Fundo de Inovação para Ciências Médicas da Academia Chinesa de Ciências Médicas.
Saúde
Cridac atendeu mais de 592 mil pessoas com deficiência em Mato Grosso
Nesta terça-feira (03), é celebrado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso, realizou 592.111 procedimentos de reabilitação nos últimos seis anos. De janeiro a setembro deste ano, a unidade, que é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 133.511 procedimentos.
Além disso, nestes seis anos, foram cedidos 10.377 aparelhos auditivos e 5.654 cadeiras de rodas, sendo 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas somente em 2024.
Nesta terça-feira (03.12), é comemorado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da atuação do Cridac no atendimento de pacientes de todo o estado.
“O atendimento do Cridac aos pacientes com deficiência em Mato Grosso é extremamente importante por contribuir para a qualidade de vida dessas pessoas. Contamos com uma estrutura mais moderna graças ao investimento feito pelo Governo do Estado e, sem dúvidas, buscamos um ambiente cada vez mais acolhedor para os nossos pacientes”, disse o secretário.
Localizado no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, o Cridac passa por uma reforma de modernização. O investimento do governo para a melhoria do local foi de R$ 20 milhões.
O objetivo da obra é proporcionar uma infraestrutura de excelência, resultando na melhoria dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade administrada pela SES é referência no diagnóstico e atendimento especializado pelo SUS há 48 anos.
A diretora da unidade, Suely Souza Pinto, ressaltou a importância da modernização do espaço para continuar atendendo com qualidade e eficiência os pacientes da forma como eles merecem.
“Nossos profissionais são capacitados para proporcionar assistência integral aos pacientes e essa modernização do espaço auxilia na qualidade dos serviços, desde a entrega de materiais como próteses, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, até a emissão de laudos. Os pacientes assistidos são acompanhados em cada fase do processo”, concluiu a diretora.
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar Prende Homem por Tráfico de Drogas no Jardim Vitória, em Cuiabá
-
Política2 dias atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Polícia7 dias atrás
Ministro do STF faz críticas ‘veladas’ ao TJ/MT e diz que prestígio do judiciário pode sofrer máculas de minoria de membros e de servidores.
-
Polícia5 dias atrás
Assassino após matar filha, ex-esposa e ex-sogros a facadas, mandou áudio para ex-cunhado “Faltou você”
-
Esporte7 dias atrás
Cuiabá é rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro
-
Saúde5 dias atrás
SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)
-
Esporte7 dias atrás
Brasileiro: Botafogo vence Palmeiras por e 3 a 1 e reassume liderança
-
Polícia1 dia atrás
Homem de 31 anos é morto em confronto com a Rotam no Coxipó do Ouro, em Cuiabá