Saúde
Cancelamento de plano de saúde por falta de pagamento tem novas regras
Segundo a ANS, o objetivo da mudança é beneficiar todos os usuários da mesma forma, retirando as diferenças existentes nas normas originais
Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou novas regras para cancelamento de planos de saúde de beneficiários que não realizarem o pagamento das mensalidades corretamente. Segundo as normas que entraram em vigor nesse domingo (1º/12), o plano de saúde só poderá cancelar o convênio por inadimplência após o não pagamento de, no mínimo, duas mensalidades – consecutivas ou não.
No caso de planos de saúde contratados até o dia 30 de novembro de 2024, a regra antiga será mantida. Ou seja, o “cancelamento de contrato individual ou familiar por inadimplência pode ser feito se o pagamento ficar em aberto por mais de 60 dias, também consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigência do contrato”.
Sendo assim, uma única fatura sem pagamento por período superior a 60 dias já é suficiente para implicar no cancelamento do contrato.
A nova regra se aplica aos contratantes de plano de saúde individual ou familiar, a empresário individual contratante de plano coletivo empresarial ou àquele que paga a mensalidade de plano coletivo diretamente à operadora, como ex-empregados (demitidos e aposentados), servidores públicos, beneficiários de operadoras de autogestão ou aqueles que pagam diretamente a uma administradora de benefícios.
Segundo a ANS, o objetivo da mudança é beneficiar todos da mesma forma, retirando as diferenças existentes nas normas originais. As novas regras estão estabelecidas na resolução normativa 593/2023.
No caso de empresários individuais, os planos só poderão cancelados com comunicação prévia ao contratante, informando que, em caso de não pagamento, o contrato será desfeito na data indicada na notificação.
Já nos contratos coletivos firmados por pessoas jurídicas, por adesão e empresariais, os beneficiários que pagam diretamente à operadora só podem ser excluídos do plano por inadimplência nas condições previstas no contrato.
Notificações
A ANS anunciou que para a ter a oportunidade de quitar a dívida antes do plano ser cancelados é fundamental que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados junto à operadora de plano de saúde, uma vez que as notificações dos novos contratantes serão feitas por:
- Meios eletrônicos, como e-mail, desde que o contratante possua certificado digital ou haja a confirmação de leitura;
- Mensagem de texto para telefones celulares, que poderá ser feita via SMS ou via aplicativo de mensagens como o WhatsApp, desde que o beneficiário responda à mensagem;
- Ligação telefônica gravada, desde que haja a confirmação de dados pelo beneficiário; e
- Carta, com aviso de recebimento dos Correios ou entrega por um representante da operadora, com comprovante de recebimento.
Fonte: Metropoles – https://www.metropoles.com/brasil/cancelamento-de-plano-de-saude-por-falta-de-pagamento-tem-novas-regras
Saúde
Hospital Estadual Santa Casa realiza dezenas de cirurgias pediátricas nesta sexta-feira (24) e sábado (25)
Procedimentos são de media complexidade e irão beneficiar crianças de diferentes municípios do estado
Nos dois dias de ação (sexta-feira (24) e sábado(25),a previsão é de que sejam realizados 50 procedimentos eletivos pediátricos em crianças reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)., no Hospital Estadual Santa Casa
Durante o mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos: hernioplastia inguinal unilateral e bilateral; postectomia; hérnia umbilical; exérese de cisto dermoide; exérese de cisto branquial; exérese de gânglio linfático e tratamento cirúrgico de hipertrofia dos pequenos lábios.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que o mutirão realizado pelo Hospital Estadual Santa Casa é de extrema importância para a diminuição da demanda de procedimentos cirúrgicos através do programa Fila Zero nas Cirurgias em Mato Grosso.
O diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, ressaltou sobre a necessidade dos pacientes manterem o cadastro no SUS atualizado.
Atualmente, a unidade possui 50 leitos pediátricos e 5 salas de cirurgias que auxiliam no suporte aos mutirões.
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia23 horas atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Política3 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Esporte3 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube