Saúde Pública
Campo Verde recebe 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de MT
Evento reuniu representantes de mais de 50 municípios e reforçou parceria entre Estado e municípios para melhorias no SUS
Saúde

Com a participação de representantes de mais de 50 municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta quinta-feira (2), em Campo Verde, a 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT), fortalecendo o diálogo regional e a articulação entre gestões municipais e estadual no setor da saúde.
Esta foi a segunda reunião itinerante de 2025, iniciativa que permite aos gestores estaduais conhecerem boas práticas de saúde nos municípios-sedes. A CIB é um foro permanente de negociação, articulação e decisão consensual entre gestores estadual e municipais, visando pactos estaduais, municipais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, destacou a importância da descentralização das reuniões:
“A descentralização das reuniões da CIB foi uma decisão acertada. Nós realizamos uma reunião por mês e, indo para os municípios do interior, temos a oportunidade de conhecer as boas práticas em saúde do município sede. Desta vez, viemos para Campo Verde conhecer um pouco do trabalho realizado pela vice-prefeita e secretária Edna.”
O prefeito Alexandre Lopes elogiou a iniciativa e ressaltou os avanços da saúde estadual:
“Esses cinco novos hospitais do Estado vão fazer com que a gente consiga colocar um atendimento profissional em cada canto do estado. Isso vai ser de grande relevância para diminuir distância de tratamento, fazer com que a saúde se torne mais eficiente, reduzindo o tempo de atendimento, aumentando a performance, o que vai qualificar e diferenciar o Estado.”
A vice-prefeita e secretária de Saúde de Campo Verde, Edna Queiroz, reforçou a importância da parceria entre Estado e município:
“Através do [programa] MT Mais Cirurgias, Campo Verde é a cidade que mais opera por número de habitantes em todo o estado de Mato Grosso, trazendo cirurgias pioneiras, como de joelho e catarata. Sabendo a questão dos prêmios em imunização, porque mais do que o prêmio, é nós sabermos que a nossa população está protegida. Então a cidade tem um selo que é de suma importância, não pelo prêmio, mas porque simboliza a proteção.”
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Felipe, enfatizou a relevância da reunião itinerante:
“A CIB Itinerante tem feito a diferença, é o pisar no chão da fábrica, é o que nós estamos fazendo. Nós estamos aqui com 54 secretários municipais e 14 regiões de Saúde representadas.”
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Eventos; o secretário executivo do Cosems, Cristian Bonapaz; a secretária adjunta Executiva, Kelluby de Oliveira; a secretária executiva da CIB, Margarete Chaves; e a diretora do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Geraldina Ribeiro.

Saúde
Mato Grosso realiza captação de fígado no Hospital Santa Casa, em Cuiabá
Oito captações de múltiplos órgãos já foram realizadas em 2025; ação envolve equipes do SNT e da CET

A Central Estadual de Transplantes (CET), administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, com participação de equipes vindas de Brasília (DF) e suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Essa foi a oitava captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2025. Em 2024, o estado registrou 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do gesto da família doadora. “A captação e o transplante de órgãos demonstram a grandeza do SUS. Parabenizo a família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, afirmou.
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou os esforços do governo estadual em conscientizar profissionais e familiares sobre a doação. “Trabalhamos para que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, disse.
A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, também destacou os investimentos em capacitação. “Em 2024 realizamos dez turmas de treinamento junto aos hospitais notificadores. Em 2025, promovemos diversas capacitações durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre transplante de órgãos”, explicou.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Variedades7 dias atrás
Sema esclarece que “pesque e solte” segue proibido durante piracema em MT
-
Política7 dias atrás
Aos gritos e em tom agressivo Flávia dispara “Eu fiz, e a minha gestão faz”
-
Judiciário5 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Variedades4 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Cidades3 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Economia4 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Saúde6 dias atrás
Jovem mãe denuncia negligência médica na Rede Cegonha, em VG
-
Judiciário5 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização