VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde Pública

Campo Verde recebe 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de MT

 Evento reuniu representantes de mais de 50 municípios e reforçou parceria entre Estado e municípios para melhorias no SUS

Publicado em

Saúde

Crédito: Secom- MT

Com a participação de representantes de mais de 50 municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta quinta-feira (2), em Campo Verde, a 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT), fortalecendo o diálogo regional e a articulação entre gestões municipais e estadual no setor da saúde.

Esta foi a segunda reunião itinerante de 2025, iniciativa que permite aos gestores estaduais conhecerem boas práticas de saúde nos municípios-sedes. A CIB é um foro permanente de negociação, articulação e decisão consensual entre gestores estadual e municipais, visando pactos estaduais, municipais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, destacou a importância da descentralização das reuniões:
“A descentralização das reuniões da CIB foi uma decisão acertada. Nós realizamos uma reunião por mês e, indo para os municípios do interior, temos a oportunidade de conhecer as boas práticas em saúde do município sede. Desta vez, viemos para Campo Verde conhecer um pouco do trabalho realizado pela vice-prefeita e secretária Edna.”

O prefeito Alexandre Lopes elogiou a iniciativa e ressaltou os avanços da saúde estadual:
“Esses cinco novos hospitais do Estado vão fazer com que a gente consiga colocar um atendimento profissional em cada canto do estado. Isso vai ser de grande relevância para diminuir distância de tratamento, fazer com que a saúde se torne mais eficiente, reduzindo o tempo de atendimento, aumentando a performance, o que vai qualificar e diferenciar o Estado.”

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Campo Verde, Edna Queiroz, reforçou a importância da parceria entre Estado e município:
“Através do [programa] MT Mais Cirurgias, Campo Verde é a cidade que mais opera por número de habitantes em todo o estado de Mato Grosso, trazendo cirurgias pioneiras, como de joelho e catarata. Sabendo a questão dos prêmios em imunização, porque mais do que o prêmio, é nós sabermos que a nossa população está protegida. Então a cidade tem um selo que é de suma importância, não pelo prêmio, mas porque simboliza a proteção.”

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Felipe, enfatizou a relevância da reunião itinerante:
“A CIB Itinerante tem feito a diferença, é o pisar no chão da fábrica, é o que nós estamos fazendo. Nós estamos aqui com 54 secretários municipais e 14 regiões de Saúde representadas.”

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Eventos; o secretário executivo do Cosems, Cristian Bonapaz; a secretária adjunta Executiva, Kelluby de Oliveira; a secretária executiva da CIB, Margarete Chaves; e a diretora do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Geraldina Ribeiro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Mato Grosso realiza captação de fígado no Hospital Santa Casa, em Cuiabá

Oito captações de múltiplos órgãos já foram realizadas em 2025; ação envolve equipes do SNT e da CET

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Central Estadual de Transplantes (CET), administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, com participação de equipes vindas de Brasília (DF) e suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Essa foi a oitava captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2025. Em 2024, o estado registrou 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do gesto da família doadora. “A captação e o transplante de órgãos demonstram a grandeza do SUS. Parabenizo a família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou os esforços do governo estadual em conscientizar profissionais e familiares sobre a doação. “Trabalhamos para que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, disse.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, também destacou os investimentos em capacitação. “Em 2024 realizamos dez turmas de treinamento junto aos hospitais notificadores. Em 2025, promovemos diversas capacitações durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre transplante de órgãos”, explicou.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA