VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Sarampo

Brasil recebe certificação como país livre do sarampo e secretário de Saúde e Prefeito de Cuiabá destacam contribuição local

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que está em Brasília participando de um evento nacional sobre imunização, fez questão de parabenizar as equipes locais de saúde pelo papel desempenhado nessa conquista.

Publicado em

Saúde

Foto:Secom-Mt

Neste mês, o Brasil foi novamente reconhecido como país livre do sarampo, ao receber o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). A entrega oficial aconteceu em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrando o marco histórico. O país havia perdido a certificação em 2018 devido às baixas coberturas vacinais, mas, por meio de ações intensivas, recuperou o status de eliminação do sarampo endêmico, consolidando novamente as Américas como uma região livre da doença. 

Entre os esforços do Governo Federal para essa conquista estão investimentos em vacinação nas fronteiras, busca ativa de casos suspeitos, ações de imunização em locais de difícil acesso, além de campanhas como o Dia S de combate ao sarampo e capacitações de manejo clínico da doença.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que está em Brasília participando de um evento nacional sobre imunização, fez questão de parabenizar as equipes locais de saúde pelo papel desempenhado nessa conquista. “Quero parabenizar nossa Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho desempenhado, que foi fundamental para ajudarmos a alcançar essa importante conquista. Essa vitória é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos pela frente. Precisamos continuar avançando, com o objetivo de ampliar cada vez mais a imunização da nossa população. É essencial garantir que essa proteção seja abrangente, incluindo não apenas os esforços atuais, mas também a cobertura contra outros vírus. Com união, planejamento e trabalho contínuo, podemos construir um sistema de saúde mais forte, que assegure o bem-estar e a qualidade de vida de todos”, enfatizou Teixeira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Campanha reforça a prevenção e tratamento do HIV/Aids e ISTs

A abertura oficial acontecerá na USF Pedregal, das 16h às 20h, com atendimento médico e de enfermagem, roda de conversa e a realização de testes rápidos.

Publicados

em

Foto: Adobe Stock

Na próxima quinta-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde – SMS dá início à Campanha Dezembro Vermelho, iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura oficial acontecerá na USF Pedregal, das 16h às 20h, com atendimento médico e de enfermagem, roda de conversa e a realização de testes rápidos.

Ao longo do mês, diversas ações serão realizadas em diferentes unidades básicas para atender a população. No Dia D, que acontece no sábado (07), a USF Jardim Imperial e a USF Jockey Club promoverão atividades como distribuição de preservativos em pit stops próximos às unidades, enquanto a USF Jardim Vitória oferecerá palestras, testes rápidos e encaminhamentos. Já no dia 10, a USF Osmar Cabral/Jardim Liberdade realizará testes rápidos e palestras em parceria com a eMULTI (equipe multiprofissional) nos horários das 11h às 13h e das 17h às 19h. No dia 14, a USF CPA III e a USF Guia realizarão testes rápidos, palestras e outras ações voltadas para a saúde e bem-estar da comunidade.

Para o coordenador de Serviços Especializados / IST, Flavio Rangel, A campanha é uma iniciativa essencial para o enfrentamento das ISTs no município. “O Dezembro Vermelho é mais do que um mês de conscientização; é uma oportunidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do combate ao estigma relacionado às ISTs. Convidamos toda a população a participar das atividades e cuidar da sua saúde de forma integral”, destacou Rangel. 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA