VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CONHEÇA OS VENCEDORES

Boas práticas de vacinação em MT são reconhecidas em premiações nacionais

Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conasems e pela Opas

Publicado em

Saúde

Foto: Secom-MT

Mato Grosso é destaque nacional pelo desempenho de boas práticas voltadas para o aumento da cobertura vacinal da população. Com programas como o Imuniza Mais MT, que incentiva e premia os municípios que se destacam na vacinação da população, o Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar o Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com três municípios vencedores: Sinop, Apiacás e Lucas do Rio Verde. 

Além disso, o Estado conquistou cinco dos 68 prêmios entregues na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, promovida pelo Conasems. Foram entregues três prêmios para o município de Paranaíta, um para Sinop e um para Itiquira. 

Já na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, também promovida pelo Conasems, o município de Tangará da Serra foi premiado. Todas as premiações ocorreram neste mês de novembro. 

“O incentivo do Governo de Mato Grosso à cobertura vacinal dos municípios, através de programas como o Imuniza Mais MT, tem sido de grande importância para aumentarmos a cobertura vacinal da população, garantindo assim mais segurança para os mato-grossenses contra diversas doenças infecciosas”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Flávio Alexandre dos Santos, participou da cerimônia do ImunizaSUS e aproveitou para parabenizar os municípios vencedores. 

“Esta premiação visa dar destaque às ações de imunização que ocorrem em todo o Brasil e, nesta edição, Mato Grosso participou com nove trabalhos, trazendo as experiências exitosas de Mato Grosso na Imunização. Aproveito também para parabenizar os municípios que foram premiados na semana passada na edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS, onde Paranaíta, Sinop e Itiquira foram premiados, sendo destaques no cenário nacional”, declarou o presidente. 

Entenda as categorias:

•    Na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, os premiados foram: 

Paranaíta
– IdeiaSUS Fiocruz e SUS – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);
– Prêmio Conasems premiação geral região Centro Oeste – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);
– Prêmio Conasems premiação geral para municípios com até 20 mil habitantes – com o trabalho:  Parceiros Pra Valer: saúde e educação promovendo a cobertura vacinal em Paranaíta (Huelen Lima Brawers);

Sinop 
– Prêmio Conasems, premiação geral – equipes de trabalho da gestão dos municípios e do Distrito Federal com o trabalho: O impacto da articulação entre Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica na mortalidade infantil.

Itiquira
– Webdocs Brasil, Aqui Tem SUS – com o trabalho: Saúde mental, o Caps em um cenário incomum. 
 

•    Na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, premiação também promovida pelo Conasems, os ganhadores foram: 

Prêmio Conasems – matéria jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Tangará da Serra

Experiência: Busca ativa vacinal escolar urbana e rural como ferramenta para ampliar a imunização de um município de médio porte do estado de Mato Grosso (Juliana Herrero da Silva).

•    Prêmio Menção Honrosa Conasems & Opas/OMS – região Centro-Oeste:

Sinop
Experiência: Vacina BCG nas maternidades: uma estratégia implantada no município de Sinop-MT (Sirlei Rodrigues de Castilho)

Apiacás
Experiência: O avanço da cobertura vacinal nos últimos 10 anos em Apiacás-MT- estratégias de sucesso (Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa)

Lucas do Rio Verde
Experiência: O Monitoramento Rápido de Vacinação como ferramenta para a busca ativa de não vacinados em Lucas do Rio Verde/MT (Cláudia Regina Engelmann)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários

Grupo de siriri “Coração Atalaiense” e a banda da Polícia Militar participaram da festa com muita música e cultura

Publicados

em

Crédito - Lucas Cavalcante | SES-MT

O MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso, promoveu uma celebração especial pelos 31 anos da unidade, que serão completados neste sábado (15.03), reunindo doadores de sangue, funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e parceiros na sede, localizada na região central de Cuiabá, nesta sexta-feira (14.3). A festa foi animada com apresentações do grupo de siriri “Coração Atalaiense” e da banda da Polícia Militar, que trouxeram música e cultura para o evento.

A sede do MT Hemocentro em Cuiabá também realizou coleta de sangue neste sábado (15.3), das 7h30 às 12h, para atender os doadores que não podem comparecer durante a semana.

As doações realizadas no MT Hemocentro ajudam a abastecer hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado e desempenham um papel essencial na preservação de vidas. O banco de sangue é responsável por transfusões de sangue e pelo cadastro de doadores de medula óssea.

Patrícia Neves, secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, ressaltou que o MT Hemocentro não se limita a cuidar do sangue, mas também a cuidar do amor à vida e da manutenção da saúde. “Quero agradecer a todos vocês, aos doadores, aos servidores dessa casa pelo empenho e dedicação. O amor ao próximo acima de tudo”, disse.

Gian Carla Zanela, diretora do MT Hemocentro, afirmou que esta é uma oportunidade para valorizar o trabalho realizado ao longo de 31 anos por uma equipe altamente qualificada.

Segundo Gian Carla, a instituição conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em cidades estratégicas do interior do Estado, essenciais para facilitar a participação dos doadores e salvar vidas. A instituição também disponibiliza unidades móveis que visitam municípios e entidades parceiras. “É por meio dessas parcerias e doações que conseguimos produzir componentes essenciais para manter a saúde e a vida das pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas”, destacou.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em boa saúde e bem alimentado. Os interessados devem comparecer à unidade com um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, é necessária uma autorização assinada por um responsável.

Rafael Mendes, administrador e doador regular do MT Hemocentro há mais de quatro anos, esteve presente nesta sexta-feira e fez sua doação. Ele contou que sempre foi muito bem atendido e destacou a importância de doar sangue. “Quando você doa, está ajudando o próximo, e essa é a maior importância”, afirmou.

Representantes dos parceiros Motoclube Insanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Colégio Master, Casa da Amizade da UFMT, Pintor Sangue Bom, Família Borralho, Frigorífico Pantanal, Uniaselva, BPW, Os Últimos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sefaz) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e MD Mais Vida marcaram presença na comemoração.

As 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) espalhadas pelo interior também realizaram programações especiais para celebrar o aniversário da instituição.

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, em Cuiabá. Para agendar a doação de sangue, basta acessar este link. O agendamento também pode ser feito pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagem) ou pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e oferece atestado de doação. Para aqueles que compareceram e não puderam doar, a unidade fornece um comprovante de presença para justificar a ausência no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA