VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2

Publicado em

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. O Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue em adultos com a doença, combinado com dieta e exercícios físicos. O remédio está disponível em formato de caneta injetável.  

De acordo com a Anvisa, estudos mostram que a tirzepatida reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada no sangue, o que indica o controle de açúcar. Essa redução contribui para queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros. 

“Outro benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso), uma vez que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do DM2 [diabetes tipo 2]”, informa publicação da Anvisa 

A tirzepatida funciona como o primeiro receptor de dois hormônios produzidos no intestino: o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Com isso, aumenta a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas, ajudando no controle glicêmico no sangue.  

Diabetes tipo 2 

Estima-se que quase 463 milhões de pessoas no mundo, de 20 a 79 anos, têm diabetes. Desse total, o diabetes tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.  

A doença é caracterizada pela produção insuficiente de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose. É uma das principais causadoras de insuficiência renal, cegueira, amputação e doença cardiovascular, complicações que podem levar à morte.  

Pelas projeções, 578,4 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes em 2030, e mais de 700 milhões em 2045. O aumento está relacionado à tendência crescente de obesidade da população, alimentação não saudável e falta de atividade física.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

SES apoia mostra que valoriza boas práticas em amamentação nos municípios de MT

Evento será realizado em agosto de 2025 pela UFMT e parceiros. Iniciativas das prefeituras serão avaliadas por critérios como impacto, originalidade e potencial de replicação.é

Publicados

em

Foto: SES-MT/Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso está apoiando a Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Amamentação, organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio das Faculdades de Enfermagem e Nutrição, do Hospital Universitário Júlio Muller e do Programa Ninho do Cuidado.

O objetivo da iniciativa é reconhecer e premiar projetos desenvolvidos por municípios que atuam na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho e a mostra será realizada no dia 20 de agosto de 2025, no auditório do Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá.

Os projetos podem ser inscritos em dois eixos temáticos:

  • Experiências em serviço, voltadas ao atendimento de usuários ou profissionais da saúde, assistência social e educação.

  • Atividades comunitárias, realizadas por associações ou grupos locais.

Entre os critérios de avaliação estão a relevância da proposta, originalidade, inovação, impacto na saúde materno-infantil, clareza na apresentação, detalhamento das ações e viabilidade de replicação em outras realidades. Os interessados podem participar clicando aqui.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA