Saúde
Anvisa alerta sobre risco no uso de Ozempic antes de anestesia
Medicamentos agonistas de GLP-1, como Ozempic e Wegovy podem retardar o esvaziamento do estômago, aumentando o risco de aspiração pulmonar
Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta, sobre o uso de medicamentos agonistas de GLP-1, utilizados no tratamento de diabetes e obesidade, em pacientes que passarão por anestesia ou sedação profunda.
Segundo a Anvisa, esses medicamentos podem retardar o esvaziamento do estômago, aumentando o risco de aspiração pulmonar, ou seja, quando alimentos ou líquidos entram nas vias respiratórias em vez de seguirem para o estômago, o que pode resultar em pneumonia por aspiração. O alerta inclui remédios como:
- Semaglutida (Ozempic, Rybelsus, Wegovy);
- Liraglutida (Saxenda, Victoza);
- Liraglutida combinada com insulina degludeca (Xultophy);
- Lixisenatida (Soliqua);
- Tirzepatida (Mounjaro);
- Dulaglutida (Trulicity).
Anvisa solicita aviso em bula
A Anvisa informou que, embora análises de autoridades internacionais não tenham identificado uma relação causal direta entre esses medicamentos e a aspiração, a agência considera relevante alertar sobre o risco.
Como esses remédios retardam o esvaziamento do estômago e há casos relatados na literatura médica, a Anvisa acredita ser importante que os profissionais de saúde e os pacientes estejam cientes do potencial risco.
Por isso, a agência solicitou aos fabricantes que incluam nas bulas a advertência sobre o risco de aspiração em procedimentos envolvendo anestesia geral ou sedação profunda.
Aos profissionais de saúde, a Anvisa orienta que questionem os pacientes sobre o uso desses medicamentos antes de cirurgias e tomem medidas para garantir que o estômago esteja vazio. Já os pacientes devem informar aos médicos sobre o uso desses remédios caso tenham cirurgias ou exames com anestesia agendados.
Fonte: Metropoles – https://www.metropoles.com/saude/anvisa-alerta-risco-ozempic-anestesia

Saúde
Programa estadual acelera atendimentos e realiza mais de 143 mil procedimentos em dois anos
Com redução de 51% no tempo de espera, iniciativa já beneficiou milhares de pacientes com cirurgias, exames e consultas eletivas pelo SUS
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet
-
Cidades7 dias atrás
Acidente gravíssimo no bairro Costa Verde deixa mulher com perna fraturada
-
Judiciário6 dias atrás
STF nega pedido de associação para barrar reintegração em MT
-
Judiciário5 dias atrás
Coronel Assis diz que declaração de ministro é ataque às polícias
-
Esporte7 dias atrás
Mixto anuncia zagueira Ana Lourdes para reforçar defesa na Série A2
-
Cultura7 dias atrás
1ª Feira Indígena de Mato Grosso acontece no Museu de História Natural de Mato Grosso
-
Judiciário5 dias atrás
Ação contra dono de construtora, Silval e mais 3 é enviada ao STJ
-
Economia6 dias atrás
MT será o maior beneficiado da ‘guerra’ entre China e EUA