VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

NA COLÔMBIA

Vice-governador lidera agenda internacional e representa MT na COP-16

Comitiva vai debater valorização dos biomas do Estado no cenário mundial, além da biodiversidade e sustentabilidade

Publicado em

Política

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O vice-governador Otaviano Pivetta lidera a comitiva de Mato Grosso na 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-16), de 24 a 30 de outubro, em Cali, Colômbia. O objetivo é discutir a preservação da biodiversidade em um estado com três biomas (Amazônia, Pantanal e Cerrado) e que é um dos maiores produtores agrícolas do Brasil.

“Participar da COP-16 coloca Mato Grosso em destaque nas discussões sobre produção sustentável. Estamos prontos para liderar esse diálogo e mostrar que é possível respeitar o meio ambiente e as comunidades locais, preservando 60% do nosso território”, afirmou Otaviano Pivetta.

As principais pautas a serem abordadas serão a valorização da biodiversidade com foco na remuneração de quem preserva a floresta, e o papel dos governos locais na conservação do território. A participação das mulheres também será um tema central do debate, assim como a bioeconomia, que explora a geração de recursos a partir de produtos da floresta, como cosméticos e medicamentos.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que também será representante do Brasil como presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a expectativa é de que a comitiva de Mato Grosso não apenas participe das discussões, mas também compartilhe experiências bem-sucedidas e busque parcerias internacionais.

“Vamos apresentar uma visão integrada, onde a produção sustentável, a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades se entrelaçam, destacando a necessidade de um diálogo global em torno dessas questões fundamentais. É importante abordar a preservação de forma ampla, reconhecendo que ela deve garantir qualidade de vida e sustento para essas comunidades”, enfatizou.

Além do vice-governador e da secretária, fazem parte da comitiva do Estado a secretária adjunta de Jornalismo da Secom, Carol Sanford, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira, e representante da Assessoria Internacional do Governo. Também participarão da COP 16 representantes do Sebrae MT, Programa REM (REDD Early Movers), Instituto Produzir, Conservar e Incluir (Instituto PCI) e Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

PL prepara chapa forte com representantes de Rondonópolis: Zé Márcio e Luciana Horta ganham destaque para 2026

Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado

Publicados

em

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

O Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, sob a liderança do presidente estadual Ananias Filho, já articula suas principais apostas para as eleições de 2026. A legenda pretende montar uma chapa robusta para a Assembleia Legislativa (ALMT), com atenção especial à representatividade de Rondonópolis — segunda maior cidade do estado.

Em entrevista a uma site (Marreta Urgente), Ananias revelou que o partido reservará duas candidaturas específicas para o município, com equilíbrio de gênero: um homem e uma mulher. Apesar de não confirmar oficialmente os nomes, a reportagem apurou que duas lideranças locais se destacam nos bastidores como pré-candidatos com grande potencial: Zé Márcio Guedes e Luciana Horta.

Zé Márcio, ex-vereador e nome conhecido na política local, vem articulando sua pré-candidatura com discurso afinado às pautas do partido. “Estou muito motivado a ajudar na transformação da política nacional e estadual”, afirmou, já se posicionando como um dos principais nomes do PL para disputar vaga na ALMT.

Luciana Horta, vereadora mais votada de Rondonópolis, também confirmou sua disposição em representar o município no Legislativo estadual. “Estamos à disposição do Partido Liberal, por meio do convite feito pelo presidente Ananias Filho, para seguir representando com coragem e firmeza. Queremos ampliar a luta por políticas públicas voltadas às mulheres, com mais proteção, saúde e cidades seguras. Isso nos motiva profundamente e aumenta nosso senso de responsabilidade com essa missão”, declarou.

Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado e ampliar a presença feminina na política, apostando em nomes com forte apelo popular e histórico de atuação em Rondonópolis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA