VÁRZEA GRANDE

RECONHECIMENTO

Vereadores destacam Cuiabá como referência

Parlamentares convidaram o prefeito Emanuel Pinheiro para debate em agosto sobre descentralização da saúde no interior

Publicado em

Política

Foto: Gustavo Duarte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta terça-feira (20) um convite para participar de um debate sobre a descentralização da saúde pública com representantes de municípios da região Norte de Mato Grosso. O chamado foi feito pelos vereadores de Sorriso, Wanderley Paulo e Celso Kozak, que fazem parte da Frente Parlamentar Interestadual dos Estados de Mato Grosso e Pará.

A previsão é de que o encontro ocorra já na primeira quinzena do mês de agosto e reúna prefeitos, vereadores e membros dos consórcios de saúde existentes na região. A ideia é fazer com que, de forma unida, os gestores públicos e entidades da área encontrem soluções para as demandas da população, por meio do fortalecimento do processo de estruturação do sistema de saúde do interior do estado.

O vereador Wanderley Paulo destacou que há uma infinidade de serviços de saúde pública que podem ser ofertados para a população do interior, sem que haja a necessidade de deslocamento para a Capital. Ele ressaltou, todavia, que atualmente isso não ocorre pela falta de uma estrutura básica nos hospitais locais. Entre as áreas que poderiam estar em funcionamento estão a de cardiologia, ortopedia e neurologia.

“Convidamos o prefeito para debatermos juntos e somarmos forças, para levar para os hospitais da região aqueles serviços de saúde que ainda não temos. Precisamos fazer acontecer em Mato Grosso, para conseguirmos oferecer melhores serviços na região Norte do estado, em especial no município de Sorriso”, disse o parlamentar.

Ao aceitar o convite, o prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que o acesso à saúde pública é o maior benefício que o cidadão pode ter e, nesse sentido, é preciso que sempre haja uma luta unificada pelas melhorias necessárias. Segundo ele, a descentralização é o caminho para que os avanços alcancem, de forma universal, todos os municípios de Mato Grosso, sem excluir aqueles mais afastados dos grandes polos.

“Com muito prazer, visitarei Sorriso e toda região, para debater a descentralização dos serviços de saúde. Com o interior fortalecido, é possível atender melhor a população da região e, ao mesmo tempo, evitar a sobrecarga do sistema de Cuiabá, que é a referência para os outros municípios. Com isso o SUS mais uma vez cumprirá seu papel de ser universal, sem fronteiras, e todos ganham”, avaliou Pinheiro.

O vereador Celso Kozak agradeceu a receptividade do prefeito Emanuel Pinheiro e também a disponibilidade de contribuir com outros municípios. “Sabemos da enorme demanda que temos na nossa região e que acabam desencadeando todas em Cuiabá. A Capital é, com toda certeza, uma referência em saúde no estado e precisamos desse apoio para que o processo de estruturação também chegue ao interior”, pontuou. 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas”, assegura Emanuel Pinheiro
Propaganda

Política

“Meu pai foi meu maior exemplo de vida”, diz prefeito Emanuel Pinheiro

Emanuel Pinheiro da Silva Primo foi deputado federal em 1970

Publicados

em

Arquivo Pessoal

Emanuel Pinheiro da Silva Primo, pai do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi um dos mais destacados parlamentares da área federal, na década de 70, conforme recordam antigos colegas de área política e familiares. O filho, Emanuel Pinheiro, seguiu os passos políticos do genitor, sendo deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e é o atual prefeito de Cuiabá. Tanto ele quanto seu filho, neto do saudoso parlamentar federal (Emanuelzinho) marcham brilhantemente na política, com enfoque de atuação focada na ala social. Abaixo, as palavras saudosas do prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, que relembra a figura fantástica do pai e seus ensinamentos…

Emanuelzinho (e) e prefeito Emanuel Pinheiro: geração que herdou compromisso do deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo Foto: Reprodução/Facebook

“Saudade, meu pai. Mas, onde quer que o senhor esteja, não se preocupe, não é sentimento triste, não. Tem gente que relaciona saudade com sentimento ruim, com o que falta, mas pra mim é coisa boa, porque a saudade diz que eu estou cheio de memórias; boas memórias, cheio de orgulho de ser seu filho e continuar seu legado como servidor do povo, cheio de esperança de um futuro melhor. E tudo isso eu aprendi com o senhor.

Saudade a gente sente daquilo que foi bom, daquilo que despertou amor, e isso sempre transbordou na nossa família. O senhor se foi, mas deixou muita saudade. Neste dia de lembranças, abraço aqueles que compartilham comigo essa saudade e que me fazem feliz por pertencer, por relembrar sua presença. Hoje eu abraço a minha amada mãe Maria Helena de Freitas Pinheiro e os meus queridos irmãos Helena Maria, Marco Antônio, Marco Túlio e Marco Polo, e vivo essa saudade serena de saber que fui e sou amado, e que amo muito toda a minha família”.

Para o neto de Emanuel Pinheiro da Silva Primo, Emanuelzinho, o orgulho de estar hoje numa posição que o avô esteve tempos atrás faz com que tenha ampliada sua sensibilidade e maior determinação de trabalhar firme para benefícios gerais da população. “Por ele ter sido deputado federal, e emplacado grandes avanços, ficou esse compromisso nosso de dar continuidade ao seu trabalho. Mesmo não o tendo conhecido, no meu cotidiano, de forma que não sei explicar, é quase possível sentir sua presença na minha vida e de minha família”.

Na opinião do jornalista Laerte Lannes, “há pessoas que traduzem tudo aquilo de bom que a sociedade espera e aplaude quando acontece. O deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo solidificou isso nos corações brasileiros. Sua passagem entristeceu o Brasil, Mato Grosso, cada um de nós. Fomos confortados parcialmente pela imposição de força atuante do filho [prefeito Emanuel Pinheiro] e do neto [Emanuelzinho], nomes que dispensam apresentações pela garra com que se dedicam a trabalhar pela população. Enfim, os grandes exemplos do nobre deputado federal Emanuel Primo, do cidadão exemplar que sempre foi, são imortais”.

 

Leia Também:  Stopa: "Passagem da ferrovia por Cuiabá fortalecerá ainda mais a economia"

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA