CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Vereador Dr. Luiz Fernando sugere mais atenção com Pastas sob controle do município
Vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos): “Ao invés de entrar com inúmeros pedidos para suspender Intervenção, prefeito deveria preocupar com pastas que ainda permanecem sob sua gestão”. Processo está sendo julgado de forma virtual desde o último dia 5 e segue até o próximo dia 12
Política

Posicionando-se a respeito do processo de julgamento que o Supremo Tribunal Federal iniciou nessa última sexta-feira (05), com previsão de encerramento dia 12, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) sugeriu que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ao invés de acionar liminares para tentar reverter a intervenção na Saúde pelo Estado, deveria se preocupar é com as pastas municipais sob a administração do município. O parlamentar citou, em especial, a Secretaria de Serviços Urbanos (transformada em Limpurb).
“O prefeito deveria se preocupar com as condições precárias das ruas da cidade, aliada à sujeira geral. Sugiro que encontre soluções para que o cidadão cuiabano tenha a dignidade de trafegar sem furar pneus, quebrar suspensão do carro e sofrer acidentes”, observou o parlamentar.
Nesses mais de 50 dias do procedimento definido pela Justiça [por um período de 90 dias], destacou o vereador, é notória a série de melhorias concretizadas dentro do sistema de Saúde Pública do município.
“Desde a Atenção Primária, relacionada aos postos de saúde, a Atenção Secundária – que diz respeito às Upas e policlínicas -, a Atenção Terciária, no que compete aos hospitais São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), melhorou bastante”, avalia o parlamentar.
Dr. Luiz Fernando citou ainda o montante economizado para os cofres públicos durante o processo de intervenção na Saúde. Segundo observações do vereador, a partir daí houve transformações positivas, com reflexos diretamente no bem-estar social, em face da suspensão de contratos com indícios de superfaturamento e direcionamento de forma fraudulenta.
“Essa economia ultrapassou mais de R$ 22 milhões de reais, valor implementado principalmente na falta de medicamentos. Isso era algo que vinha acontecendo de maneira rotineira. Foram investidos mais de R$ 15 milhões de reais em medicações. Atualmente, já atende demandas de quase toda a rede municipal. Então, quero parabenizar a gestão da Intervenção por estar realmente dando transparência ao serviço prestado”, pontuou.
O vereador entende que o trabalho da Intervenção está solucionando a problemática da falta de médicos, principalmente pediatras, deficiência que havia se tornado ‘normal’ antes de o governo estadual assumir o comando da Saúde.
“Além disso, as empresas terceirizadas estão recebendo em dia pelos serviços prestados, e também, logo em breve, será entregue a 4ª Upa de Cuiabá, Upa Leblon”, contextualizou.
Desde o dia 15 de março, a Saúde de Cuiabá está sob o comando de Daniella Carmona, indicada pelo Estado. Do ponto de vista do vereador, médico profissional há mais de 20 anos, a intervenção deve ultrapassar 180 dias. “Até mesmo porque, em 90 dias é impossível resolver todos os dilemas”, sublinha.
Por Márcia Martins

Política
Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”
Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.
O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.
“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.
Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.
Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?
Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.
Veja o vídeo:
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda