VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande entregou 50% dos cartões do programa Ser Família
Equipe técnica da secretaria municipal de Assistência Social está fazendo chamamento dos contemplados por meio de mensagens nos grupos de Whatsapp e redes sociais e também realizando busca ativa das famílias contempladas
Política

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza durante toda essa semana, a entrega dos cartões do programa SER Família. O município recebeu do governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, 4.957 cartões que estão sendo entregues às famílias em estado de vulnerabilidade social.

SECOM/VG
“Conseguimos entregar, no evento realizado no Fiotão, 50% dos cartões destinados às famílias cadastradas junto aos Centros de Referência em Assistência Social do Município. Durante essa semana a entrega dos cartões será feita na sede da secretaria. A nossa equipe técnica está fazendo o chamamento dos contemplados por meio de mensagens nos grupos de Whatsapp e redes sociais e também está fazendo a busca ativa das famílias contempladas para que possam buscar o seu benefício”, informou a titular da pasta Ana Cristina Vieira.
De acordo com a gestora, embora a secretaria de Assistência tenha realizado a força-tarefa para a entrega dos cartões no Fiotão, não conseguiu concluir o trabalho. “Houve muita procura, porém, nem todos os que procuraram o local foram contemplados. É importante lembrar que não está sendo feita a troca do cartão do programa Ser Família, ou seja, é um novo cartão, o antigo foi criado no período da pandemia e era cartão Ser Família Emergencial. As famílias contempladas com este novo cartão serão acompanhadas pelas equipes técnicas dos CRAS, conforme a sua região, e terão que participar de cursos de capacitação e serviços de convivência”.
Ana Cristina lembrou ainda que o governador Mauro Mendes e a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, através da secretária Grasielle Paes Silva Bugalho, mantém uma profícua relação com a administração do prefeito Kalil Baracat para que os benefícios, em prol dos mais necessitados, tenham celeridade, transparência e resultados positivos, pois o interesse maior é voltado para tornar a vida dessas pessoas melhor e com mais qualidade.
SELEÇÃO – O processo de seleção das famílias contempladas, para recebimento dos cartões SER Família, foi feito de acordo com as especificações da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e que todas as famílias cadastradas no Município necessitam desse auxílio. “O SER Família é um programa estadual cujo objetivo é alcançar os beneficiários com transparência e efetividade”, pontuou.

SECOM/VG
A coordenadora de Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, explica que a atualização dos dados pelo cidadão é importante, considerando que estas informações são responsáveis por nortear a identificação dos beneficiários, especialmente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

SECOM/VG
“Procure as unidades de Assistência Social para fazer sua atualização. Temos Cadastro Único nos CRAS e na secretaria de Assistência. A equipe de proteção básica atua junto ao Cadastro Único para identificar as famílias em vulnerabilidade, famílias que se encaixam em programas sociais, como nos critérios do Ser Família”, completou Bernadete destacando a importância do beneficiário, ao se deslocar à sede da Secretaria de Assistência Social, que ele esteja munido de toda a documentação pessoal, principalmente, da documentação das crianças.
SECOM/VG

Política
Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”
Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.
O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.
“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.
Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.
Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?
Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.
Veja o vídeo:
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda