75 ANOS COMO MUNICÍPIO
Várzea Grande comemora sua emancipação e reúne milhares em festa
RICA GASTRONOMIA, ARTESANATO DE QUALIDADE, SHOWS REGIONAIS E MUITA FESTA LEVOU A POPULAÇÃO AO CRISTO REI É TUDO DE BOM
Política

“Várzea Grande, a partir de agora, vai realizar anualmente duas comemorações: no 15 de Maio – quando se comemora sua fundação – e, a partir deste ano, em 23 de Setembro, quando comemora a Emancipação Político-Administrativa”, disse o prefeito Kalil Baracat durante as comemorações dos 75 Anos. Desde então, Várzea Grande se tornou a segunda mais importante cidade de Mato Grosso.
Mais de 8 mil pessoas prestigiaram as mais de 10 horas de realização das festividades, que contou com desfile cívico, apresentações culturais, shows regionais, além de artesanato, gastronomia, brincadeiras e, principalmente, muita comemoração e respeito pela história de Várzea Grande e de sua valorosa gente.

FOTOS: SECOM/VG
“Nossa maior intenção foi despertar nas pessoas o quanto é importante se comemorar datas que reforçam a história e principalmente os valores culturais e regionais de nossa cidade que apesar das dificuldades, tem muito o que comemorar e acreditar que estamos trabalhando por um futuro melhor para cidade e sua gente”, frisou Kalil Baracat acompanhado pela primeira-dama, a promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, pelo senador Jayme Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares e diversos vereadores, por secretários municipais e diversas outras autoridades.
O senador Jayme Campos que já foi prefeito por três vezes em Várzea Grande frisou ser fundamental despertar nas pessoas o sentimento de amor ao país, ao Estado e a cidade onde se vive e a importância de nos dedicarmos para se viver em comunidade valorizando a história e a existência das pessoas que ajudaram a construir o que somos hoje e o que serem amanhã.

SECOM/VG
“Temos que reconhecer os esforços daqueles que no passado sobrepujaram dificuldades que hoje poderiam parecer fáceis, mas no passado, sem todo o aparato que existe hoje, se tornariam objetivos quase que insuperáveis, bem como, enaltecer os que hoje, como o prefeito Kalil Baracat, entre outros, trabalham para que o futuro de Várzea Grande e de suas futuras gerações seja ainda melhor”, explicou Jayme Campos reafirmando seu amor a cidade, a sua gente, a Mato Grosso e ao Brasil e a disposição de continuar trabalhando em prol de todos.

SECOM/VG
A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat assinalou que o prefeito Kalil Baracat cobra de sua equipe de trabalho uma maior aproximação com a população e as diversas regiões existentes.
SECOM/VG SECOM/VG
“Vivemos em uma cidade de 300 mil habitantes e que cresce mais horizontalmente do que de forma vertical, então é importante promover eventos como estes para que a população sinta e compreenda que uma gestão não se faz apenas de obras físicas, mas também de políticas que despertem nas pessoas a satisfação em viver aqui, em constituir sua família aqui que é uma terra de oportunidades”, explicou Kika Dorilêo Baracat reforçando que a partir de agora Várzea Grande vai comemorar tanto sua criação em 15 de maio e sua emancipação político-administrativa em 23 de setembro.

SECOM/VG
Já o presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, falando em nome dos vereadores presentes ao evento, parabenizou a Administração Municipal, sob o comando do prefeito Kalil Baracat em despertar junto à população o sentimento de amor por Várzea Grande e ajudar na construção de uma cidade ainda melhor para todos.
“Sentimentos de amor a terra, aos seus valores culturais são fundamentais na constituição de uma sociedade e seus valores”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande.

SECOM/VG
Kalil Baracat lembrou que a festa da Administração Municipal em comemoração aos 75 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Várzea Grande, teve o cuidado de fomentar a economia do Grande Cristo Rei, mais precisamente do Parque do Lago, onde foi realizado o evento e reforçou a participação de parceiros como clubes de serviços.

SECOM/VG
“Fizemos um evento para Várzea Grande e para demonstrar nossos valores culturais, a riqueza de nossa gastronomia, de nosso artesanato e principalmente de bandas locais que permitiram que a festa fosse até de madrugada. É preciso agradecer ao Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a Polícia Militar que juntamente com a Guarda Municipal levou segurança e tranquilidade nas mais de 10 horas de evento que tem uma única palavra que resume tudo, felicidade acima de tudo” disse Kalil Baracat.

SECOM/VG

Política
Mauro Mendes: Não podemos aceitar que empresas de fora, ou brasileiras, desrespeitem nosso Código Florestal
Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela CNI, no âmbito da COP 28.

O governador Mauro Mendes (União) defendeu rigorosamente que as empresas estrangeiras e brasileiras respeitem o Código Florestal e não adotem iniciativas que imponham restrições aos produtores rurais de nosso país, a exemplo da moratória da soja e da carne.
Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no âmbito da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.
A moratória restringe a compra de soja e carne de produtores mato-grossenses, que abriram áreas legalmente a partir de 2008. Algumas empresas exportadoras tem adotado a prática por pressão de países da Europa, que é concorrente do Brasil na produção de alimentos.
“Não podemos aceitar que algumas empresas mundiais, até mesmo brasileiras, estabeleçam regras e normas que desrespeitem as leis brasileiras, o Código Florestal brasileiro, que é um dos mais requintados, sofisticados, robustos e restritivos mecanismos de proteção ao meio ambiente de nosso país”, pontuou.
Mauro explicou que a absoluta maioria dos produtores de Mato Grosso age na legalidade, abrindo áreas apenas dentro do perímetro permitido. No caso das áreas na Amazônia, por exemplo, o produtor só pode usar 20% da sua propriedade e precisa manter os 80% restantes inteiramente preservados.
“Há empresas que não estão respeitando isso e tentam estabelecer regras muito mais restritivas do que aquilo que está na lei. Muitas consequências dramáticas já estão acontecendo, com produtores vivendo a incerteza da venda daquilo que produzem. E mais consequências poderão acontecer se essas empresas não respeitarem o Código Florestal brasileiro e os marcos estabelecidos pela nossa legislação”, afirmou, endereçando a fala ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que possa travar esse debate no Congresso Nacional.
Também participaram do evento: Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil; deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal; Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Helder Barbalho, governador do Pará; César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso; Paulo Araújo, deputado estadual; e Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso.
-
Economia4 dias atrás
Feriado de Nossa Senhora da Conceição: Prefeitura de Cuiabá suspende expediente em 8 de dezembro
-
Polícia5 dias atrás
PESQUISA REVELA CIDADES DOMINADAS POR 3 FACÇÕES CRIMINOSAS QUE ESTÃO EM GUERRA EM MATO GROSSO – 1ª PARTE
-
Polícia3 dias atrás
Polícia Civil de MT conclui inquérito de família assassinada e indicia autor por feminicídios e estupros
-
Polícia3 dias atrás
IMAGEM MOSTRA CLARAMENTE SUSPEITO EXECUTANDO ADVOGADO NO CARRO – VÍDEOS
-
Polícia3 dias atrás
Caso Isabele: STJ não julga recurso e extinção de processo contra adolescente que a matou é mantido
-
Polícia4 dias atrás
Aluno menor é achado desacordado e sangrando em banheiro de escola pública em Cuiabá
-
Política3 dias atrás
Educação promove Curso de Formação de Lideranças para profissionais da Rede Municipal de Várzea Grande
-
Política4 dias atrás
Vereador é baleado na perna em sítio de sua cidade em Mato Grosso