VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

Um ato de amor por Cuiabá!

Aliás, é de desanimar a quantidade de matérias que a Câmara aprova a favor do prefeito Emanuel Pinheiro e em desfavor de Cuiabá.

Publicado em

Política

Assessoria Parlamentar

Na qualidade de vereador, cuiabano de chapa e cruz, médico há mais de 20 anos, pai de família, nascido no hospital Santo Helena, onde exerço a medicina, venho aqui compartilhar com vocês a tristeza que estou sentindo neste aniversário da nossa querida capital mato-grossense.

Cuiabá completa 304 anos neste dia 08 de abril. Gostaria muito de estar feliz neste momento tão especial. Mas… como irei ficar feliz se por todos os lugares em que ando tem buracos e crateras gigantescas? Ainda tem lixo acumulado por todos os lados.

Mais agravante ainda: como irei ficar feliz se, atualmente, mais de 100 mil pessoas estão aguardando na fila de espera por cirurgias eletivas?

No quesito de tributos municipais, como irei ficar feliz com o aumento de até 600% na taxa do IPTU?

É triste dizer, mas Cuiabá, que carregava o título de Cidade Verde e cheia de encantos, está indo de mal a pior. Porém, entretanto, todavia, isso não vai diminuir em nada o amor que sinto por nossa cidade; e eu nunca vou parar de lutar por ela.

Prova disso é o trabalho que venho desenvolvendo no Parlamento Municipal. Faço visitas constantes às nossas Upas, policlínicas e unidades públicas de saúde, para fiscalizar como estão os atendimentos prestados à população, e como anda as condições de trabalho dos profissionais de Saúde.

Ressalto, aqui, que fui contra a criação da ‘CPI da Intervenção’ que a Câmara Municipal havia proposto para investigar os atos do interventor do Estado na Saúde de Cuiabá. Em minha opinião, isso era desculpa dos vereadores da base do prefeito para desviar a atenção do caos na Saúde.

Inclusive, no último dia 13 de fevereiro, fui pessoalmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para solicitar uma auditoria em caráter de urgência nas contas da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), devido os altos indícios de rombo nas finanças da Pasta.

]No dia 14, o processo foi instaurado pelo conselheiro-presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, e pelo relator das contas da Capital, conselheiro Sérgio Ricardo.

Quero aproveitar a oportunidade para saudar o Tribunal de Justiça pela retomada da intervenção estadual na Saúde de Cuiabá, visto que não havia outra saída.

Para mim, essa decisão vai ao encontro da valorização de vidas humanas, que, neste momento, gritam por socorro. Afinal, faltavam remédios básicos nas unidades de saúde, com UTI(s) fechadas e milhares de pessoas aguardando na fila de cirurgia.

Inclusive, para tentar contribuir com o trabalho da intervenção e ajudar a encontrar uma solução urgente para a situação da Saúde, propus a criação de Comissão Especial de Acompanhamento dos Trabalhos de Intervenção na Saúde de Cuiabá, mas é claro que a base do refeito – maioria na Câmara – não aprovou meu pedido.

Aliás, é de desanimar a quantidade de matérias que a Câmara aprova a favor do prefeito Emanuel Pinheiro e em desfavor de Cuiabá.

Não estou aqui para falar mal do mandato de ninguém, ressalto. Aliás, detesto brigas, mas também não posso me acomodar diante do caos em que se encontra a nossa cidade, além da buraqueira vista por todos os lados. Isso detona com carros, motos e causa acidentes.

Inclusive, a morte do motociclista Orlando Gomes de Lima, no bairro Popular, da Capital, último dia 29 de março, foi por causa de um buraco que não dava a oportunidade dele desviar: a cratera ocupava a via inteira.

Na realidade, o prefeito Emanuel deveria fazer um ato genuíno de amor por Cuiabá e renunciar ao mandato. Ele já está marcado como um dos prefeitos mais corruptos da história de Cuiabá, senão o mais.

Em nenhuma outra gestão se viu tanta gente presa e afastada por escândalo de corrupção como na gestão dele. Enfim, ele não tem feito nem o básico, que é manter uma cidade limpa e trafegável. Então, nada mais ético e inteligente que pedir a renúncia, a fim de que possa cuidar dos seus problemas com a Justiça, problemas partidários e da vida pessoal.

Como dizia o renomado poeta brasileiro Ruy Barbosa, “quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. Ou seja: representando o povo cuiabano, que me elegeu, não vou ficar de braços cruzados! Vou continuar lutando por uma Cuiabá sem corrupção e mais bonita, com melhor desenvolvimento econômico, infraestrutura, saúde e bem estar social.

Feliz aniversário, minha linda terra natal!

Dr. Luiz Fernando é Vereador por Cuiabá, médico ortopedista, especialista em cirurgia dos joelhos e quadril

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”

Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Publicados

em

Assessoria parlamentar

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.

O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.

“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.

Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.

Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.

Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?

Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA