Ações em segurança
Tribunal de Contas de MT impulsiona ações de Segurança Pública em Mato Grosso
Em Mato Grosso os feminicídios chegaram a 2,5 mil para cada 100 mil habitantes em 2023
Política

Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Comissão Permanente de Segurança Pública do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) colocou a expertise do controle externo a favor das políticas públicas do setor. Através do levantamento de dados, da orientação aos gestores e da união institucional, a equipe subsidiou uma série de ações da administração pública voltadas à prevenção e resolução de crimes.
Em Mato Grosso os feminicídios chegaram a 2,5 mil para cada 100 mil habitantes em 2023. O Tribunal anunciou, no dia 8 de março, uma auditoria operacional sobre os números relacionados aos assassinatos de mulheres em todos os 142 municípios do estado.
Presidente da Comissão, conselheiro Waldir Teis, informou que os dados levantados servirão como indicativo de políticas públicas de segurança. “Temos um planejamento com diretrizes já definidas para acompanhar o assunto e vamos focar para induzir a implementação das políticas públicas da melhor forma possível. O TCE não executa, mas pode auxiliar na implementação de políticas públicas sobre o assunto.”
Neste contexto, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou a importância de números mais específicos. “É com informação que se faz política pública. Vamos orientar todos os agentes públicos para que ajam, para que venham para o processo e se comprometam. A violência cada dia aumenta mais e se a gente não agir, se não usarmos a estrutura e os recursos disponíveis, não temos esperança”, pontuou.
Paralelamente, em colaboração com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), foi divulgada a cartilha “Homens que agradam não agridem”. Para além das unidades do Tribunal de Contas, o material voltado ao público masculino foi disponibilizado em diversos órgãos públicos.
Além disso, o tema esteve em foco no 1º Encontro de Segurança Pública do TCE-MT, quando autoridades, pesquisadores e gestores debateram estratégias de combate ao feminicídio. Responsável pela organização do evento, Teis abriu a programação com palestra sobre o papel do controle externo na implementação de políticas públicas em segurança pública, considerando os termos da Resolução Normativa nº 09/2023.
Durante o evento, autoridades também abordaram os caminhos para denunciar crimes de gênero, as formas de acolher e proteger as vítimas de violência doméstica e familiar e quais as políticas adotadas para evitar a reincidência. A vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia, por exemplo, tratou sobre como identificar e prevenir a violência doméstica e familiar.
Na ocasião, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos chamou a atenção para uma estrutura cultural que resulta nestes crimes. “Temos que conservar, integrar e trabalhar para mudar a cultura estrutural do país, na qual a mulher é um objeto que tem dono. E essa mudança começa pela nossa legislação. Então, a segurança tem que ser conversada em todas as áreas e só tenho a parabenizar ao TCE-MT por esse evento.”

Política
Causa Animal: Vereador Wender Madureira falou sobre implementação do Bem-Estar-Animal em VG
O discurso de Madureira recebeu elogios dos demais vereadores, que reconheceram a importância da proposta.

O vereador Wender Madureira (Republicanos) tem se destacado como a principal voz em defesa da causa animal na Câmara de Várzea Grande. Único parlamentar eleito com essa bandeira, ele expressa sua indignação diante da indiferença humana ao sofrimento dos animais, que frequentemente são vítimas de maus-tratos e abandono.
Com uma trajetória marcada pelo resgate de incontáveis cães e gatos em situação de risco, tanto em Várzea Grande quanto em outros municípios, Madureira denuncia casos chocantes de crueldade. Segundo ele, muitos animais são simplesmente descartados ou até mortos por seus tutores quando atingem a velhice ou adoecem, uma realidade que precisa ser combatida com urgência.
Diante dessa situação alarmante, o vereador tem buscado inspiração na fé para continuar sua missão e tocar o coração das pessoas. No entanto, ele também reconhece a necessidade de políticas públicas eficazes para mudar essa realidade. Em um pronunciamento recente na Câmara Municipal, Madureira destacou a importância da implementação do Bem-Estar Animal em Várzea Grande, iniciativa que já trouxe avanços significativos para Cuiabá, onde há uma estrutura dedicada ao cuidado dos animais em situação de vulnerabilidade.
O parlamentar enfatizou que, atualmente, ele e sua esposa, Mônica, têm sido os principais defensores da causa na cidade, já tendo resgatado cerca de 75 cachorros. No entanto, ele acredita que a criação do Bem-Estar Animal em Várzea Grande será fundamental para fortalecer o trabalho das ONGs que atuam na defesa dos animais, além de possibilitar ações como castrações, microchipagem e campanhas educativas sobre a guarda responsável.
Ele reforçou que a implementação dessa estrutura não apenas salvará vidas, mas também promoverá uma mudança cultural na forma como os animais são tratados no município.
-
Saúde4 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Claro e Escuro7 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Economia6 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
-
Emprego7 dias atrás
Sine tem 272 vagas, sendo 17 exclusivas para pessoas com deficiência
-
Esporte7 dias atrás
FMF libera tabela com datas e horários de jogos da final do Campeonato Mato-grossense
-
Judiciário2 dias atrás
Juiz destaca gravidade do crime e determina prisão preventiva de militar
-
Variedades6 dias atrás
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá
-
Polícia3 dias atrás
Diretor de escola militar é preso após matar jovem a tiros em bar em MT