CUIABÁ
Setasc sorteia oito autistas para assistir jogo do Cuiabá contra Atlético Mineiro no camarote
Em ação viabilizada pela primeira-dama de MT, toda semana serão feitos sorteios por meio de link disponibilizado no site da secretaria
Política

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) sorteou oito autistas e seus acompanhantes para assistirem ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Atlético Mineiro ontem (10.05) na Arena Pantanal, em Cuiabá. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso e do Dourado, dentro do Programa Ser Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
Ao todo, 72 pessoas se inscreveram para participar do sorteio, oriundos de quatro municípios: Cuiabá, Cáceres, Várzea Grande e União do Sul.
A partir dos nomes dos inscritos, foi realizado o sorteio por meio de site específico para essa ação. Após a seleção dos nomes, houve a conferência se os mesmos estavam escritos na Carteira de Identificação do Autista. Com a confirmação, a equipe técnica da Setasc entrou em contato com os selecionados.
No contato com os responsáveis, constatou-se que um dos sorteados possui um irmão gêmeo, também autista. Por este motivo, o Cuiabá Esporte Clube autorizou a sua inclusão na lista dos ganhadores.
Importante informar que todas as pessoas que foram sorteadas para os outros eventos não poderão participar dos próximos pleitos até segunda ordem, dando assim oportunidade para que todos os interessados sejam beneficiados.
Os autistas sorteados irão assistir ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Atlético Mineiro em um dos camarotes da Arena Pantanal, cada um acompanhado de seu responsável.
Toda semana, até o fim do Campeonato Brasileiro de Futebol, será aberto o formulário no site da Setasc para que os autistas ou responsáveis declarem ter interesse em participar do sorteio para assistir ao jogo de futebol na Arena.
Confira abaixo o nome dos sorteados:
– Carlos Daniel da Silva Matos – Francisco Antunes Junior
– Lucas Gabriel de Anunciação Luz
– Benjamin Araújo Peres de Faria Santos
– Theodoro Araújo Peres de Faria Santos*
– Carlos Eduardo Gatta da Silva
– Winicius A. de Moraes Castro Bueno Filho
– Leonardo Leite Moreira de Souza
– Arthur Gabriel Lopes de Oliveira
*Por ser irmão do Benjamin e também estar no TEA, o Cuiabá Esporte Clube gentilmente autorizou uma vaga ao Theodoro.
Secom/MT

Política
Comissão de Ética diz que denúncia contra presidente é “caso de polícia”
Parlamentares da Câmara de Várzea Grande afirmam que, se confirmada as ameaças, investigação deve ficar a cargo das autoridades e não da Casa.

Procurado o vereador Jânio Calistro presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Várzea Grande se manifestou após a divulgação do boletim de ocorrência registrado pelo influenciador Willian, que acusa o presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB), de tentar silenciá-lo por meio de ameaças.
O parlamentar afirmou que acompanha o caso com atenção, mas reforça que cabe às autoridades competentes conduzir as investigações. Segundo ele, o episódio, se confirmado, configura um “caso de polícia”, e não um assunto institucional a ser tratado no âmbito interno da Câmara.
“Isso é um caso de polícia, não da Câmara”, resumiu Calistro Presidente da Comissão. O vereador destaca que, até o momento, não houve formalização de nenhuma denúncia na Comissão de Ética, o que inviabiliza a abertura de qualquer procedimento disciplinar interno.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão seguirá acompanhando os desdobramentos, mas qualquer responsabilização criminal depende da atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do GAECO, que já informou ter recebido outras denúncias relacionadas a agentes políticos do município.
Como diria Chico Buarque, em sua canção eternizada pela crítica social:
“Página infeliz da nossa história / Passado triste está guardado em nossas memórias / Das nossas novas gerações.”
A frase parece ecoar em episódios recentes da política local.
Em Cuiabá, algo semelhante ocorreu com o vereador Paulo Henrique (MDB), que enfrentou acusações graves que também teria supostamente uma ligação com uma facção criminosa e acabou preso. E posteriormente, cassado. Coincidentemente, o parlamentar também era do mesmo partido do atual presidente da Câmara de Várzea Grande. Diante disso, a pergunta que paira nos bastidores é inevitável: será que os desfechos serão os mesmos?
Até o fechamento desta matéria, a assessoria do vereador Wanderley Cerqueira não havia se manifestado sobre as denúncias, estamos a disposição de futuras manifestações.
Veja o vídeo:
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades