VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

MEIO AMBIENTE

Sema oferta atendimento presencial sobre o Cadastro Ambiental Rural em Cuiabá

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria para aumentar as validações do CAR em Mato Grosso

Publicado em

Política

A partir desta quarta-feira (20.09), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) passará a oferecer modalidade de atendimento presencial na sede de Cuiabá para esclarecer dúvidas sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O agendamento ocorre em três dias da semana, em todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria para aumentar as validações dos Cadastros Ambientais Rurais em Mato Grosso. Conforme a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, o atendimento presencial é um anseio dos produtores e Sindicatos Rurais que está sendo atendido pelo órgão ambiental.

“Entendemos que os Mutirões Ambientais organizados pelos Sindicatos Rurais têm trazido um excelente resultado por possibilitar esse contato humanizado aos produtores interessados em regularizar a sua propriedade rural. Além de continuar com os mutirões no interior, queremos abrir ainda mais as portas da Sema para tirar dúvidas e possibilitar que os interessados possam sanar as pendências dos seus processos e avançarmos com as validações do CAR”, destaca a gestora.

Leia Também:  Turma Recursal julga 71 processos no mês de setembro

O atendimento será de 30 minutos por pessoa, com o objetivo de que seja possível atender a todos os agendamentos no horário marcado, sem atrasos. Para a consulta de um número maior de cadastros, que leva mais de 30 minutos, o ideal é realizar mais de um agendamento.

Os canais de atendimento pelo WhatsApp (65 3613-7288), telefone (65 3613-7282/7267) e e-mail ([email protected]) continuam funcionando para os que preferirem o atendimento não presencial.

Serão atendidos proprietários rurais, responsáveis técnicos e representantes legais com procuração. Para agendar o seu atendimento, acesse o site e preencha os espaços com as informações solicitadas.

Veja o passo a passo para agendar o atendimento:

1. Acesse o link: https://calendar.app.google/pVUZzRoJJxQd5rts5 
2. Clique no cartão de agendamento
3. Selecione data e horário
4. Preencha com os seus dados pessoais e indique o número do Simcar.
5. Indique se você é proprietário da área, responsável técnico do processo ou representante legal.
6. Clique em Reservar.
7. Pronto! Você verá a confirmação da reserva e receberá um e-mail confirmando a agenda
8. No dia e horário marcado compareça à sede da Sema na Rua C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT.

Leia Também:  Projeto na Assembleia prevê criação de Comitê para prevenir e combater incêndios florestais

Serviço
Atendimento presencial de 30 minutos para tirar dúvidas sobre o CAR
Início: Quarta-feira, 20/09
Horário de funcionamento: Segunda, Quarta e Sexta-feira, das 08h45 às 11h e das 13h às 17h.
Local: Rua C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT

*Com supervisão de Lorena Bruschi

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Mauro Mendes: Não podemos aceitar que empresas de fora, ou brasileiras, desrespeitem nosso Código Florestal

Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela CNI, no âmbito da COP 28.

Publicados

em

Secom - MT

O governador Mauro Mendes (União) defendeu rigorosamente que as empresas estrangeiras e brasileiras respeitem o Código Florestal e não adotem iniciativas que imponham restrições aos produtores rurais de nosso país, a exemplo da moratória da soja e da carne.
Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no âmbito da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.
A moratória restringe a compra de soja e carne de produtores mato-grossenses, que abriram áreas legalmente a partir de 2008. Algumas empresas exportadoras tem adotado a prática por pressão de países da Europa, que é concorrente do Brasil na produção de alimentos.
“Não podemos aceitar que algumas empresas mundiais, até mesmo brasileiras, estabeleçam regras e normas que desrespeitem as leis brasileiras, o Código Florestal brasileiro, que é um dos mais requintados, sofisticados, robustos e restritivos mecanismos de proteção ao meio ambiente de nosso país”, pontuou.
Mauro explicou que a absoluta maioria dos produtores de Mato Grosso age na legalidade, abrindo áreas apenas dentro do perímetro permitido. No caso das áreas na Amazônia, por exemplo, o produtor só pode usar 20% da sua propriedade e precisa manter os 80% restantes inteiramente preservados.
“Há empresas que não estão respeitando isso e tentam estabelecer regras muito mais restritivas do que aquilo que está na lei. Muitas consequências dramáticas já estão acontecendo, com produtores vivendo a incerteza da venda daquilo que produzem. E mais consequências poderão acontecer se essas empresas não respeitarem o Código Florestal brasileiro e os marcos estabelecidos pela nossa legislação”, afirmou, endereçando a fala ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que possa travar esse debate no Congresso Nacional.
Também participaram do evento: Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil; deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal; Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Helder Barbalho, governador do Pará; César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso; Paulo Araújo, deputado estadual; e Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega a pavimentação de quatro vias no Morada dos Nobres

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA