VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

EVENTO INTERNACIONAL

Secretário de Fazenda participa de congresso promovido pela USP

Rogério Gallo falou sobre o processo para alcançar o equilíbrio fiscal no Estado

Publicado em

Política

Foto por: Ademar Andreola - Sefaz-MT

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, participou nesta quarta-feira (28.07), do 18º Congresso USP de Iniciação Cientifica em Contabilidade e 21º USP International Conference in Accounting, no Painel COMSEFAZ: Reforma Tributária x Regras Fiscais x Gestão Fiscal, falando sobre “A Gestão Fiscal dos Estados no Brasil de hoje”.

Rogério Gallo falou sobre a disfuncionalidade tributária no âmbito nacional, trazendo para o cenário de Mato Grosso e os problemas que foram enfrentados pelo atual Governo desde 2018, quando não havia controle orçamentário.

“Aqui no Estado acabamos por trazer a execução orçamentária para a Secretaria de Fazenda. Isso trouxe um ganho para as execuções orçamentárias e financeiras em Mato Grosso”, explicou Rogério Gallo.

O cenário econômico que a atual gestão encontrou nos gastos orçamentários do Estado é o que o secretário chamou de “asfixias financeiras”. Sobre o desequilíbrio que foi encontrado nas finanças públicas, Gallo atribuiu a “artificialização” dos espaços fiscais das despesas com pessoal, como principal razão da situação negativa.

“No Estado nos tivemos um forte descontrole entre 2011 e 2019, com crescimento da RCL (Receita Corrente Liquida) que dobrou a folha de pagamento, que cresceu três vezes”, destacou o secretário.

Leia Também:  Alunas apostam em mudança de vida após conclusão dos cursos profissionalizantes

Foram feitas adequações na legislação Estadual lançando mão de instrumentos legais estaduais, como a criação da Lei Complementar 614/2019, uma Lei de Responsabilidade Fiscal local, publicada em fevereiro de 2019. Por meio dela, foi possível que o Estado de Mato Grosso pudesse caminhar na direção de uma recuperação fiscal e equilíbrio orçamentário.

“Controlamos a irresponsabilidade política, sobretudo de governantes que criam responsabilidades financeiras para além dos seus mandatos”, esclareceu o secretário.

Sobre a recuperação fiscal no Estado de Mato Grosso, Gallo disse: “reforçamos a necessidade de avaliar e usar as competências legislativas para criarmos uma cultura de gestão fiscal no Estado, para termos um ambiente que não replique experiências fiscais negativas que quase levaram Mato Grosso à falência”.

Juntamente com ele, no mesmo painel estiveram Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, secretária da Economia de Goiás, palestrando sobre o tema “As regras fiscais brasileiras têm sido efetivas?” e o secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), Décio José Padilha da Cruz, falando sobre “Reforma Tributária versus Ambiente de negócios brasileiro deteriorado”.

Leia Também:  Mulher morre em grave acidente de moto em VG; piloto teve fratura exposta - Vídeo

O painel COMSEFAZ foi mediado por Célia Carvalho, Assessora Especial na SEF-MG, presidente do Grupo de Gestores de Finanças Estaduais (Gefin) e Pesquisadora Contgov/USP.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

FELIPE WELLATON CONFIRMA APOIO A BOTELHO PARA PREFEITURA DE CUIABÁ

Wellaton que já foi vereador de Cuiabá entre 2017 e 2020

Publicados

em

Imagem do You Tube

Felipe Wellaton (PRD), que atualmente desempenha a função de secretário-adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, já manifestou seu apoio público a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado Eduardo Botelho, à disputa pelo comando do Palácio Alencastro nas próximas eleições. Sempre é bom destacar que Wellaton já foi vice de Abílio Brunini na eleição de 2020, quando Emanuel Pinheiro foi reeleito.

Wellaton que já foi vereador de Cuiabá entre 2017 e 2020, declarou que já tinha decidido em apoiar o candidato escolhido pelo governador Mauro Mende, já há alguns dias, isso bem antes da definição do nome de Botelho. E tal posicionamento reflete claramente que Wellaton possui postura política de grupo.

“Cuiabá está com 1,2 bilhão de dívidas, portanto, na minha visão, para ajustar Cuiabá precisa do governador. Hoje, sinceramente eu vejo com muita clareza que o nome de Botelho é o colocado pelo governador e, para ter gestão, tem que ser um governo alinhado com o prefeito”, declarou Felipe Wellaton durante entrevista nessa segunda-feira (23).

Leia Também:  Após cirurgia na mão, Mendes cancela agenda em Rondonópolis

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA