VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Política

Secretaria de Estado de Saúde se une a Cuiabá e Várzea Grande e define estratégia de atuação

Publicado em

Política

Da Redação

Os secretários de Saúde, do Estado de Mato Grosso, Luiz Soares, de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e de Várzea Grande, Diógenes Marcondes se reúnem hoje(28) a partir das 16 horas para traçarem estratégias de atuação conjunta visando melhorar o acesso para atendimentos da Rede Pública nas duas principais cidades de Mato Grosso e que são referência no atendimento para moradores de outros municípios, Estados e até mesmo de outros países que são fronteiriços com o Brasil.

As reuniões passarão a ser quinzenais e terão como meta principal definir atuação conjunta visando ampliar o acesso daqueles que necessitam de atendimento “portas abertas” das unidades do Sistema Único de Saúde – SUS e promover os encaminhamentos dos mesmos as unidades, seja para tratamento, realização de exames ou recebimento de medicamentos.

“A saúde funcionando de forma sincronizada em Cuiabá e Várzea Grande com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde, o que permitirá que nós possamos promover o acesso necessário para os usuários do SUS”, disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares.

O resultado da primeira atuação conjunta será em relação às UTIs Infantil e Neo Natal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande que serão desativadas para a conclusão das obras de reforma, que após concluídas as obras vão proporcionar o melhoramento  geral e vão receber novos equipamentos.

Desde 2015, a unidade está passando por reforma geral de todas as suas dependências, estando neste momento em recuperação a UTI Adulta e o Centro Cirúrgico em suas três salas e instalando a Rede Cegonha que estabelecerá leitos para maternidade local que se encontra desativada.

“Nossa UTI adulta está funcionando provisoriamente em uma ala que já foi reformada dentro do Hospital e Pronto Socorro, mas no caso das UTIs Infantil e Neo Natal os cuidados devem ser redobrados e não temos como fazer a mesma funcionar em outro local, por isso da decisão de desativá-las enquanto perdurar a reforma”, disse o titular da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

O secretário explicou que a meta estabelecida pela prefeita Lucimar Sacre de Campos de reforma total do Hospital e Pronto Socorro será cumprida até o final deste ano e consumirá algo em torno de R$ 5 milhões entre obras e novos equipamentos.

“O apoio das Secretarias de Estado e de Cuiabá é fundamental para que possamos concluir as obras em Várzea Grande mantendo um padrão de atendimento em outras unidades que dispõe de leitos de UTI Infantil e Neo Natal”, disse o secretário de Várzea Grande, assegurando que as reformas serão céleres, transparentes, mas respeitando o cuidado exigido por se tratar de saúde pública e do cuidado com vidas humanas.

A intenção é que as unidades do Estado e de Cuiabá, possam suprir os leitos que estarão desativados durante as obras de reforma geral em Várzea Grande. “Contamos com o apoio da secretária de  Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e do Estado, Luiz Soares para o reforço em nossa estrutura durante as obras”, disse Diógenes Marcondes.

Fonte: Secom/VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Governador de MT Mauro Mendes anunciou investimento em equipamentos para o Pronto-Socorro de VG

Repasse foi anunciado na manhã deste sábado (18), durante visita ao Hospital Metropolitano

Publicados

em

Foto: Prefeitura VG

O Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG) vai receber um aporte emergencial de R$ 5 milhões em equipamentos. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Mauro Mendes (União), à prefeita Flávia Moretti (PL), durante uma visita ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na manhã deste sábado (18). O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), também integrou a comitiva.

Conforme o governador, a situação do pronto-socorro “é muito caótica”. E completou: “Estamos cedendo para a prefeitura de Várzea Grande a doação porque a unidade está muito precarizada. Os equipamentos estarão sendo entregues nos próximos dias”. Ainda como explicou o governador, a equipe do Estado visitou o pronto-socorro e constatou a necessidade dos equipamentos como forma de controlar uma situação caótica.

Para a prefeita, anúncio do governador é mais uma parceria consolidada entre Estado e o Município. “Mais uma vez, o governador mostra quanto o governo do Estado está de portas abertas para Várzea Grande. Essa doação em equipamentos, como cama, colchão, macas, cadeiras e suportes para soro, vai permitir uma ação emergencial no pronto-socorro e melhorar o acolhimento aos pacientes, possibilitando um atendimento mais digno”.

Flávia reforçou que desde que assumiu a prefeitura, há pouco mais de 15 dias, tem sido muito bem recebida no governo do Estado, com todos os secretários se dispondo a contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Nossas parcerias só tendem a aumentar. Estamos construindo uma relação bastante sólida e baseada na transparência. Tudo que estamos precisando, estamos sendo atendidos e de forma realmente efetiva, entregando o que realmente prometem”.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA