VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Seciteci participa de evento internacional que aborda ciência de forma descomplicada em Cuiabá

Secretaria articulou de forma voluntária a presença de palestrantes; encontro acontece entre os dias 22 a 24 de maio

Publicado em

Política

SECOM-MT

Entre os dias 22 a 24 de maio, Cuiabá recebe o  Pint of Science Brasil 2023, evento que reúne pesquisadores de diversas áreas para dialogar sobre o fazer científico de forma descomplicada. Contando com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para ser realizado na Capital, o encontro começará sempre a partir das 19 horas, simultaneamente com outras 122 cidades do Brasil, com a participação de pesquisadores que discutirão temas relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes.

Criado em Londres, em 2013, o festival chegou ao Brasil em 2015 e neste ano vai acontecer em outros 22 países, como França, Holanda e Hungria. Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o encontro busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Para a realização, o evento tem a adesão de forma voluntária dos participantes, incluindo o local que receberá as palestras. Em Cuiabá, a empresa que se voluntariou para receber o encontro foi a Cervejaria LaCerva.

Além disso, o evento tem como objetivo inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Conectado com a política de popularização da ciência, desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso, a Seciteci atua de forma voluntária como uma das articuladoras do movimento na capital mato-grossense, sem uso de recursos públicos.

Atuando na coordenação geral do evento, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, relembra que essa é a segunda edição do evento em Cuiabá, organizada voluntariamente pela Seciteci.

Entendendo a importância da abertura do conhecimento científico para além dos muros das universidades e escolas técnicas, a Seciteci atuou na mobilização dos pesquisadores que integram a programação, buscando abarcar uma diversidade de temas e pesquisas desenvolvidas em Mato Grosso. Todo o encontro será feito em um espaço reservado exclusivamente para o evento.

Para a superintendente Lecticia, o encontro é uma oportunidade dos cientistas divulgarem suas produções e mostrarem a importância da ciência no cotidiano. A mobilização também faz parte do compromisso da secretaria em seguir propondo instrumentos de popularização do desenvolvimento científico para toda população mato-grossense.

“O Pint é um dos eventos mais divertidos que a gente já pode organizar. Essa é a segunda vez que organizamos essa ação, que é de extrema importância para popularizar a ciências, popularizar as pesquisas. Queremos trazer esses cientistas para que eles possam mostrar nos bares o que está sendo feito dentro das universidades. É uma oportunidade de confraternizar e ao mesmo tempo aprender, a gente literalmente aprende brincando e confraternizando”, destacou a superintendente.

Integram a programação temas como: a história geológica de Chapada dos Guimarães, a ciência desenvolvida por povos indígenas, inovações em armazenamento e conversão de energia e outros. A programação completa já está disponível, para consultar, clique aqui.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT

Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

Publicados

em

Assessoria | Polícia Civil-MT
Foto: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.

A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.

As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).

Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.

As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.

Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.

O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA