VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Política

Resultado de ações de perícias em incêndios florestais foram apresentados pela Politec em Cuiabá

Publicado em

Política

Da Redação

De janeiro a novembro de 2019, 20 perícias de incêndios florestais foram realizadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), na Região Metropolitana de Cuiabá. As perícias ambientais desta natureza buscam a identificação da origem do fogo, a causa, o agente causador e a quantificação das áreas atingidas pelos incêndios.  

Os dados foram apresentados  durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual do Fogo, com a participação de diferentes agências estaduais e federais que atuam na prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais no Estado.

O grupo é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA). Integram o grupo instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.

Durante a apresentação, a perita oficial criminal Quezia Vicente Pereira citou as principais ações realizadas pela Politec no apoio às operações de combate a incêndios florestais em 2019, como as três edições da Operação Abafa (Amazônia e Araguaia), que mobilizaram cinco peritos.

Ela explicou que a preparação para atender a estas demandas mais críticas do ano teve início em maio e junho, por meio de duas capacitações junto ao Corpo de Bombeiros Militar no curso de geoprocessamento para incêndios florestais.

“A Politec está inserida no contexto da responsabilização criminal dos autores, que pode gerar penalidade ou detenção. Nossa atribuição é identificar a origem do incêndio, e o agente causador, que pode ser causado pelo homem ou por causas naturais. Mesmo que o proprietário não seja o agente causador, ele é responsável pelos aceiros e proteção da área para se evitar o incêndio florestal”, pontuou.

A reunião contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Proteção Ambiental, do Ibama, Funai, Famato, ICMBio, Universidade Federal de Mato Grosso, Sesc Mato Grosso e Politec.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,

Publicados

em

Foto: Ediélissa de Oliveira

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água, além de manchas em roupas e incrustações em tubulações. O novo processo de purificação é ecológico, não utiliza produtos químicos, e é seguro para a saúde. A manutenção do sistema, por meio da retrolavagem, é realizada apenas com água limpa.

O prefeito Thiago Almeida (União) destacou a importância da medida para a gestão dos recursos hídricos do município; “Hoje é um momento único. A nossa população sofria com a má qualidade da água. Esta conquista é de todos nós, mas especialmente do povo livramentense. Agradeço ao meu secretariado e ao apoio da Câmara Municipal. Estou muito feliz em entregar esses novos filtros com apenas 17 dias de gestão”, afirmou o prefeito.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, como a secretária de Administração, Jordice Miranda; o subsecretário de Cidades, Leandro Arruda; o secretário de Obras, Sérgio Barros; a subsecretária de Comunicação, Fernanda Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luciênio Batista; e o coordenador do DAE, Marcos Sousa.

Como também o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Samoel de Barros; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Bradão; e os proprietários da empresa Orion Água e Química, Adriano Sales e Litercio Batista.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA