Política
Resultado de ações de perícias em incêndios florestais foram apresentados pela Politec em Cuiabá
Política
Da Redação
De janeiro a novembro de 2019, 20 perícias de incêndios florestais foram realizadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), na Região Metropolitana de Cuiabá. As perícias ambientais desta natureza buscam a identificação da origem do fogo, a causa, o agente causador e a quantificação das áreas atingidas pelos incêndios.
Os dados foram apresentados durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual do Fogo, com a participação de diferentes agências estaduais e federais que atuam na prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais no Estado.
O grupo é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA). Integram o grupo instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.
Durante a apresentação, a perita oficial criminal Quezia Vicente Pereira citou as principais ações realizadas pela Politec no apoio às operações de combate a incêndios florestais em 2019, como as três edições da Operação Abafa (Amazônia e Araguaia), que mobilizaram cinco peritos.
Ela explicou que a preparação para atender a estas demandas mais críticas do ano teve início em maio e junho, por meio de duas capacitações junto ao Corpo de Bombeiros Militar no curso de geoprocessamento para incêndios florestais.
“A Politec está inserida no contexto da responsabilização criminal dos autores, que pode gerar penalidade ou detenção. Nossa atribuição é identificar a origem do incêndio, e o agente causador, que pode ser causado pelo homem ou por causas naturais. Mesmo que o proprietário não seja o agente causador, ele é responsável pelos aceiros e proteção da área para se evitar o incêndio florestal”, pontuou.
A reunião contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Proteção Ambiental, do Ibama, Funai, Famato, ICMBio, Universidade Federal de Mato Grosso, Sesc Mato Grosso e Politec.
Política
Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água
Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
-
Polícia1 dia atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Esporte5 dias atrás
Participação de primeira gestora municipal foi um dos marcos dessa edição
Você precisa estar logado para postar um comentário Login