Política
Propostas para região do Brasil Central são debatidas por Estados-membros
Política

Reunião entre membros do Conselho de Administração do Consórcio BrC, formado por secretários de Planejamento do Brasil Central, debateu rol de ações que podem trazer resultados positivos para o desenvolvimento regional
Da Redação
Palmas/TO – Membros do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) definiram, na tarde desta quinta-feira (1º.06), a prévia da agenda que norteará a reunião entre os governadores dos seis Estados que integram o BrC. Este encontro ocorrerá nesta sexta (02.06), em Palmas, no Tocantins.
Os secretários de Planejamento dos Estados-membros do Consórcio ampliaram o debate voltado para agendas comuns, ao propor novos projetos integrados que podem trazer resultados positivos para a região. Além de definir os próximos passos que serão dados pelo grupo, o encontro também teve como objetivo fomentar a integração e trabalho conjunto entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e do Distrito Federal.
Representando Mato Grosso, o secretário-executivo de Planejamento, Anildo Cesário Correa, avaliou a reunião como produtiva. “Realizamos discussões de problemas que precisam ser resolvidos nos estados. A proposta para a saúde é um exemplo que, se for implantada e conseguirmos fazer a compra de medicamentos por meio do Consórcio, vai melhorar o processo de aquisição, que é um problema comum a todos os estados e com certeza será uma grande entrega para sociedade”, comentou o secretário-executivo.
Durante a reunião, a secretária-adjunta de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), Eliane Albuquerque, e a gestora governamental, Geisa Alencar, foram indicadas para responder pelas ações do Estado desenvolvidas junto ao Consórcio.
Entre os itens discutidos e que devem ser apreciados pelos chefes dos Executivos Estaduais, além do projeto que propõe a aquisição compartilhada de medicamentos entre os estados consorciados, com o objetivo de racionalizar as despesas, está a proposta denominada Mercado Comum. A iniciativa consiste na harmonização das alíquotas interestaduais; e a de um projeto que viabilizaria uma estratégia unificada para as exportações.
Também foi incluída na pauta a discussão sobre a possibilidade de constituição no BrC de um grupo de trabalho para estudar projetos de importância para a autarquia em tramitação no Congresso Nacional, inicialmente chamado de Agenda Legislativa Positiva. Ainda foi levantada a possível adesão dos entes federados à experiência de Goiás com relação à implementação da Previdência Complementar (Prevcom/GO), e a análise para adesão, parceria e estruturação de escritórios do Brasil Central na Coréia do Sul e na Holanda, entre outros informes.
Participam da agenda de trabalho, na manhã desta sexta-feira (02.06), o governador de Goiás e presidente do Consórcio, Marconi Perillo; e os governadores Marcelo Miranda (TO); Confúcio Moura (RO); Rodrigo Rollemberg (DF); Reinaldo Azambuja (MS) e Flávio Dino (MA), que pleiteia o ingresso do Estado no Consórcio.
O ministro da Integração, Helder Barbalho, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também confirmaram presença. A reunião nesta quinta-feira foi conduzida pelo secretário-executivo interino do BrC e titular da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita.

Política
Madrinha da causa social, primeira-dama Virginia Mendes comemora natalício
Governador Mauro Mendes afirma que Virginia é a companheira que empresta brilho feliz à sua vida a cada dia

Ao ser eleito governador de Mato Grosso, o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, tinha mais um trunfo importantíssimo para contabilizar avanços governamentais destacados na área social: sua esposa Virginia Mendes, já considerada a melhor madrinha da causa social na história política do Estado. A primeira-dama comemora hoje seu natalício, data que celebra com felicidade explícita pelas conquistas em prol das minorias sem voz atuante em MT.
Virginia impressiona pelo pique entusiástico [e também emotivo] com o qual interliga ações humanizadas e de caráter voluntário no governo estadual. Isso sucede em todos os municípios do território visitados por ela e servidores sociais.

Foto: Jana Pessôa-SETASC-MT
Por mais distante que se localize algum reduto comunitário do Estado, a SETASC, braço-direito de atendimento social, via Virgínia Mendes, já esteve por lá batendo martelo resolutivo. A primeira-dama confessa ter chorado muitas vezes ao testemunhar situações de miséria aberrante.
Ao idealizar o programa SER Família, hoje com vários formatos de atendimento, a primeira-dama empreendeu sólido abraço de conforto aos que nada tinham em casa para alimentar suas proles. O SER Família se tornou modelo social copiado por vários estados brasileiros.

Divulgação SETASC-MT
Para milhares de famílias, o presente paupérrimo se confundia com um futuro de completo desespero. Sem emprego, não há renda, e sem renda, sabem, a despensa ficará vazia. Tal realidade deixou de existir a partir do instante em que a primeira-dama saiu a campo com a equipe da SETASC (Secretaria de Assistência Social) e outros colaboradores.

Foto por: Marcos Vergueiro
HUMILDADE SURPREENDENTE
Sensível aos dilemas sociais, Virginia afirma que faz apenas aquilo que acha ser sua obrigação de cidadã voluntária, contribuindo para MT ser um lugar melhor de se viver. Palavras humildes, interpretadas pelos assistidos como o socorro tanto esperado por décadas.
Desde o início do governo Mauro Mendes, é o reconhecimento geral de lideranças comunitárias, o eco de panelas vazias foi substituído por comida farta à mesa, decorrente de incentivos e benefícios sociais implementados pelo Estado.

Foto por: João Reis
“Temos esse compromisso de ajudar quem precisa, e não vamos parar por aqui. O objetivo é avançar sempre”, diz Virginia.
A primeira-dama ainda impressiona MT por alternar trabalho voluntário à causa social e enfrentar problemas de saúde. Ela já se submeteu a várias cirurgias delicadas, sempre retornando entusiástica ao batente de anjo dos desguarnecidos.
Virginia é mãe de três filhos (Maria Luiza, Ana e Luís Mendes). O governador Mauro Mendes a define como a mulher dos sonhos de qualquer ser humano:

Créditos: Jana Pessôa
“Virginia, antes de tudo, é uma guerreira do lar, esposa e mãe maravilhosa. Tenho orgulho de tê-la escolhido e, principalmente, de também ser aceito. Houve reciprocidade de sentimentos, e agradeço muito a Deus por Virginia fazer parte da minha vida e de ser a condutora de tantos destinos felizes MT afora”.
Segundo o governador, a partir do momento em que conheceu Virginia, ele teve plena convicção de estar diante da realização do seu sonho: poder compartilhar sua existência com uma companheira de virtudes inigualáveis.

Foto – Mayke Toscano-SECOM-MT
“Ela é notável sob todos os aspectos. Na condição de primeira-dama, Virginia se notabiliza pela dedicação extremada aos mato-grossenses humildes. Meu parabéns tem assim dupla conotação: pelo seu aniversário e, também, pelo muito que Virginia tem feito – e ainda fará por MT – na área social”, concluiu.
Por João Carlos de Queiroz, jornalista [omatogrosso.com]
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil fecha desmanche de caminhões na região do Pedra 90
-
Polícia6 dias atrás
Homem é preso em flagrante após agredir esposa grávida de sete meses
-
Polícia7 dias atrás
Operação da Civil cumpre sete mandados contra envolvidos em sequestro e extorsão
-
Polícia7 dias atrás
Autor de quatro homicídios é preso pela Polícia Civil em garimpo na região Norte
-
Polícia6 dias atrás
Politec convoca candidatos para a escolha do município de lotação
-
Polícia6 dias atrás
Forças de segurança de Mato Grosso impedem invasão de terras em Cláudia
-
Política7 dias atrás
Diretor-presidente da Nova Rota do Oeste destaca início imediato das obras de manutenção na BR-163
-
Polícia7 dias atrás
Homem é preso pela PM com armas de fogo e munições
Você precisa estar logado para postar um comentário Login