VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agenda cultural 2026

Projetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público

Entre as iniciativas previstas estão a criação de um edital para distribuição de recursos a projetos culturais e o lançamento de uma feira fixa na Orla da Alameda

Publicado em

Política

Crédito: Jornal O Mato Grosso

A Secretaria de Cultura de Várzea Grande pretende passar por um processo de separação da atual Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Segundo o superintendente de Cultura, Leandro Manduca, a proposta está sendo discutida junto à Procuradoria-Geral do Município.

Logo no início da gestão, foram realizadas escutas públicas com representantes de diversos segmentos culturais, músicos, artesãos, escritores e outros. A partir dessas conversas, a secretaria começou a elaborar a agenda cultural de 2026, que inclui novas ações e projetos voltados ao fortalecimento da cena artística local.

Novidades no cenário cultural para 2026

Entre as iniciativas previstas estão a criação de um edital para distribuição de recursos a projetos culturais e o lançamento de uma feira fixa na Orla da Alameda, que reunirá obras e exposições de artistas locais, todas disponíveis para compra. Outro destaque é o “Cine Orla”, projeto que deve oferecer oficinas de formação voltadas a artistas e produtores culturais da cidade.

A superintendencia também montou um banco de dados com o cadastro de fazedores de cultura de Várzea Grande, com cerca de 300 artistas, e negocia parcerias com instituições como o Sebrae para ampliar a visibilidade dos artistas, levando suas obras a feiras e eventos em outras regiões do país.

Dificuldade na comunicação

Crédito: Jornal O Mato Grosso

Apesar do avanço dos projetos, ainda há dificuldade na divulgação das informações à população. Durante uma checagem realizada pelo jornal O Mato Grosso no site oficial da Prefeitura de Várzea Grande, foram encontradas poucas notícias sobre as ações citadas pelo superintendente. Não há, por exemplo, publicações explicando como se inscrever no banco de artistas ou participar da futura feira da Orla.

No dia da verificação, o site da prefeitura estava fora do ar e apresentava problemas técnicos, o que reforça a necessidade de uma comunicação mais eficiente entre a gestão cultural e os cidadãos.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Neri Geller se filia ao Republicanos e projeta retorno ao Congresso Nacional

Neri Geller reforça atuação política voltada ao desenvolvimento do agronegócio, da infraestrutura e da representação de MT

Publicados

em

Crédito: Jornal O Mato Grosso

O ex-deputado federal Neri Geller confirmou sua filiação ao partido Republicanos e afirmou estar animado com os rumos políticos para as eleições de 2026. Segundo ele, a decisão marca uma nova fase de sua trajetória, com o objetivo de fortalecer o projeto político liderado pelo governador Mauro Mendes em Mato Grosso.

“Estou muito animado. Nós nos filiamos ao Republicanos e acreditamos que o governo Mauro Mendes está bem encaminhado. É importante dar sequência a esse trabalho, continuar os investimentos em infraestrutura, educação e saúde”, afirmou Geller.

O ex-ministro da Agricultura também destacou que pretende disputar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Estamos voltando com o projeto para retornar ao Congresso Nacional. Fizemos muito pelo Estado de Mato Grosso e, agora no Republicanos, um partido de centro, vamos continuar dialogando tanto com a direita quanto com a esquerda para trazer resultados práticos para Mato Grosso e para o Brasil”, destacou.

Em relação ao cenário estadual, Neri Geller declarou apoio ao pré-candidato Otaviano Pivetta, atual vice-governador, que deve concorrer ao governo do Estado em 2026.

O apoio ao Pivetta está consolidado. Acho que é o melhor nome que se apresenta no momento. Temos também o Jaime Campos, que é um excelente nome, mas acredito que agora é a hora do Pivetta. Ele, com certeza, vai dar sequência ao grande trabalho que o governador Mauro Mendes vem realizando em Mato Grosso”, completou.

Com a filiação ao Republicanos, Neri Geller reforça sua atuação política voltada ao desenvolvimento do agronegócio, da infraestrutura e da representação de Mato Grosso em Brasília, reafirmando seu compromisso com o crescimento econômico e social do Estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA