VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

Projeto propõe exercícios de simulação e diagnóstico da segurança escolar

O projeto de lei determina ainda que seja realizado o diagnóstico da situação de segurança nas imediações das escolas municipais e essas diretrizes sejam implantadas de forma urgente para aumentar a segurança em torno das unidades escolares, refletindo no aumento da segurança dentro das escolas.

Publicado em

Política

Assessoria Parlamentar
O vereador Luis Claudio (PP) apresentou projeto de lei estabelecendo diretrizes para a segurança no entorno dos estabelecimentos escolares de Cuiabá. Dentre elas, a realização periódica de exercícios e simulacros que imitem situação de risco à segurança escolar, não só para testar os meios exteriores envolvidos como para fomentar maior consciência da segurança e acompanhar o cumprimento do plano de emergência das escolas.
Outras medidas prevêem organizar ações de formação específicas sobre segurança escolar, dirigidas ao pessoal docente e não docente das escolas e manter uma permanente articulação e cooperação com as estruturas conexas em matéria de segurança escolar nas escolas, dentre outras medidas.
Caberá ao Poder Público Municipal criar e delimitar o perímetro escolar no raio mínimo de 100 metros do entorno, como sendo área de segurança escolar, com o objetivo de garantir a tranquilidade de alunos, professores e pais.
Dentro do perímetro da segurança escolar será fiscalizado o comércio de ambulantes, iluminação pública adequada, poda de árvores, eliminação de terrenos baldios, e controle do acesso das crianças e adolescentes, entre outras ações previstas no projeto.
O projeto de lei determina ainda que seja realizado o diagnóstico da situação de segurança nas imediações das escolas municipais e essas diretrizes sejam implantadas de forma urgente para aumentar a segurança em torno das unidades escolares, refletindo no aumento da segurança dentro das escolas.
“Em dias atuais as unidades de ensino estão eivadas de profissionais, alunos e toda a comunidade ao seu entorno abalados pelo sentimento de insegurança e vulnerabilidade em consequência dos inúmeros ataques e episódios de violência dentro das escolas. A preocupação com a vulnerabilidade das crianças, jovens e profissionais da educação dentro das escolas é motivo de angustia para toda a sociedade e gestores públicos. Em todas as unidades escolares, mesmo aquelas situadas em bairros considerados seguros, sempre houve o temor de furtos, danos ao patrimônio, abordagem dos alunos por traficantes e atualmente aumentou de forma notória a preocupação com a segurança pessoal, a integridade física de cada aluno e profissionais da educação dentro das unidades de ensino”, justificou o vereador.
Ele defende ainda que o projeto estipule objetivos prioritários para a segurança escolar, com o objetivo de promover uma cultura de segurança dentro das escolas, começando pelo seu entorno, fomentando a participação dos alunos, profissionais da educação, conselho deliberativo escolar e toda a comunidade no tema da segurança escolar.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Thiago Silva celebra anúncio de viadutos e melhorias na travessia urbana de Rondonópolis

Deputado participou do anúncio feito pelo governador Mauro Mendes e Nova Rota do Oeste para obras no Trevão e travessia urbana.

Texto reescrito:

Publicados

em

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA
Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O presidente da Frente Parlamentar em prol das BRs 364/163, deputado Thiago Silva (MDB), participou, no Palácio Paiaguás, do anúncio feito pelo governador Mauro Mendes (União) e pela empresa Nova Rota do Oeste sobre a construção de quatro viadutos, uma rotatória no Trevão e melhorias na travessia urbana de Rondonópolis.

Desde o início do seu mandato, em 2019, Thiago Silva tem cobrado a realização dessas obras e ressaltou a importância da união de esforços entre agentes políticos para atender a demanda da população local.

“Hoje é um dia de vitória para nosso povo de Rondonópolis e região, onde a Nova Rota e o governo anunciam a contratação do projeto para construção de viadutos no Trevão e em toda a travessia urbana. Ali existe um gargalo logístico que gera acidentes e um verdadeiro caos no trânsito há anos, e com esse investimento que cobramos do Estado com o apoio de lideranças comunitárias, a realidade será outra. Estamos trabalhando junto ao governador Mauro para que nossa cidade receba convênios e recursos para melhorar a qualidade de vida da população rondonopolitana”, afirmou Thiago.

O governador Mauro Mendes destacou a relevância das obras para o desenvolvimento urbano e logístico da cidade. “Esta obra era uma das principais reivindicações dos nossos comunitários e empresários do segmento do transporte. Quando você qualifica a entrada do município, dá uma outra qualidade no trânsito da cidade. Um grande viaduto com novas vias, toda iluminada na região do Trevão. É uma obra que vai transformar Rondonópolis e melhorar o fluxo e a qualidade de vida da população”, disse.

Thiago Silva lembrou sua participação ativa no processo, desde reuniões com a Nova Rota do Oeste em 2023 até articulações junto ao então senador Mauro Carvalho e à Comissão Pró-Travessia. “Também participamos da Comissão Pró-Travessia, liderada por líderes comunitários que buscam há anos melhorias na travessia urbana da cidade e construção de um viaduto”, completou.

A expectativa é que as ordens de serviço sejam emitidas ainda neste ano, beneficiando milhares de condutores que circulam na região do Trevão, entre as BRs 364 e 163. Também participaram da assinatura do projeto o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, além de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Rondonópolis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA