SINOP-MT
Programa de regularização fundiária chega na comunidade Monaliza
Prefeito Dorner destaca importância de ação
Política

O primeiro passo para a regularização fundiária na comunidade de chácaras Monaliza foi dado, ontem à noite (17), com a apresentação do programa Escritura na Mão e das equipes que realizarão o cadastramento social e serviço de topografia para mais de 60 famílias moradoras da localidade. O lançamento foi feito pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos). “São propriedades que podem triplicar de valor. Com o documento, o morador terá condição de fazer um financiamento, de vender melhor para quem tem esse interesse e, quem não quiser vender, é um patrimônio que está em sua mão”, destacou o prefeito, enfatizando o valor de um documento legítimo de posse lembrando, ainda, que a escritura serve, inclusive, como garantia de herança.
No encontro, os moradores puderam conhecer o programa e tirar dúvidas sobre o assunto com a gestão e equipe técnica. Para a moradora Roseli da Silva, que mora na comunidade há cerca de 20 anos, a ação é a realização de um sonho antigo. “É uma expectativa muito grande em receber esse documento. A Monaliza agradece em peso. Estamos muito gratos e felizes por receber essa regularização que a gente já vem esperando por muito tempo e já estava na hora. O prefeito é um homem de palavra e está honrando o compromisso que fez”, pontuou.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. Este ano, a Prefeitura já lançou o programa no bairro Parque das Araras, onde aproximadamente 125 famílias serão atendidas; na Comunidade Vitória, com cerca de 230 famílias contempladas; nas Chácaras Silvia, com atendimento à 80 famílias e na Comunidade Belo Ramo, onde serão beneficiadas 117 famílias.
No final de 2022 foram entregues mais de 800 escrituras para moradores do Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. O processo é desenvolvido pela empresa Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Política
Chico 2000 participa de primeira reunião no TCE-MT sobre Interage 2023
Na visão de Chico, a melhor forma para o funcionamento da gestão pública é o equilíbrio. “Aqui nós sempre tivemos e queremos continuar tendo, orientação, para que a gente faça uma gestão justa e com qualidade.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), se reuniu a outros representantes do poder, no auditório do Tribunal de Contas de Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (23), para a primeira reunião do ano sobre o programa Interage. Em conversa inicial, o evento foi voltado para o Legislativo de Cuiabá e as decisões que serão tomadas em 2023/24.
O encontro, que teve a participação de cerca de 1400 políticos, como objetivo trazer questões como o constante trabalho para a capacitação dos parlamentares. Outra pauta abordada foi a discussão sobre a forma correta do exercício da representatividade da população por parte dos vereadores.
Para o conselheiro do TCE-MT, José Carlos Novelli, a presença do presidente Chico 2000 na reunião é o reflexo de sua gestão cuidadosa e responsável, que visa a entrega de qualidade de vida para a população cuiabana. “Sem dúvida nenhuma a Câmara de Cuiabá é muito bem administrada pelo Vereador Chico 2000, nós temos toda a confiança, tanto é que esse interesse do Presidente já foi exposto em uma reunião que tivemos anteriormente”, afirmou Novelli.
Durante entrevista, o conselheiro fez questão ainda, de frisar que o Tribunal de Contas colocou-se à disposição do Presidente, na missão de orientar, contribuir e auxiliar no que for necessário e fez votos de confiança a nova gestão.
“É uma certeza que a Câmara vai ter uma gestão proba, eficiente e que também vai ajudar muito, construir muito com o Executivo nas políticas públicas realizadas nos bairros de Cuiabá”, finalizou o político.
Do outro lado, o presidente Chico 2000 reforça que a união entre o TCE e a Câmara Municipal é essencial para o bom andamento da governança. O parlamentar analisa também que uma boa gestão é feita por meio da fiscalização e orientação das Casas. “Extremamente necessária . O Tribunal de Contas é uma Casa de controle, que fiscaliza o erário público e naturalmente que nós precisamos estar muito próximos”, pondera.
Na visão de Chico, a melhor forma para o funcionamento da gestão pública é o equilíbrio. “Aqui nós sempre tivemos e queremos continuar tendo, orientação, para que a gente faça uma gestão justa e com qualidade. Porque o gestor público vive diante de alguns dilemas, que são a vontade política e a possibilidade jurídica e esse equilíbrio é necessário”, afirmou.
O parlamentar teceu ainda, um agradecimento especial ao tratamento que os representantes da Câmara sempre tiveram dentro do Tribunal de Contas do Estado, e ao Conselheiro José Carlos Novelli.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
-
Mundo7 dias atrás
Economia verde e Rússia serão desafios para Dilma no Banco do Brics
-
Turismo4 dias atrás
Sedec orienta gestores de 87 municípios para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
-
Emprego4 dias atrás
“Sou muito grata à Prefeitura de Cuiabá”, relata servidora no Dia Mundial da Síndrome de Down
-
Mundo4 dias atrás
Seis bancos centrais anunciam medida para aumentar liquidez do dólar
-
Educação3 dias atrás
Prefeitura vai entregar mais de 100 certificados pelo programa Impulsione o seu Futuro para estudantes do Alto da Glória
-
Educação3 dias atrás
Estudantes da rede pública municipal de Educação participam de plantio de mudas
-
Esporte4 dias atrás
Abel chega a 11ª final e se isola como técnico com mais decisões pelo Palmeiras em toda história
-
Saúde7 dias atrás
Petrópolis amplia imunização bivalente contra covid-19