Política
Presidente Eduardo Botelho anula homenagem a Lula
Política
Presidente da Assembleia Legislativa atendeu o pedido do deputado, que alegou irregularidade em votação
Da Redação
O presidente da ALMT (Assembleia legislativa do Mato Grosso), deputado Eduardo Botelho (PSB), afirmou ter cancelado a votação que deu título de cidadão mato-grossense ao ex-presidente Lula (PT).
Este cancelamento foi feito a pedido do deputado Adalto (SD), que informou que na votação não foi lido o nome dos beneficiados com o mesmo. A leitura dos nomes, é uma exigência do Regimento Interno da Casa, segundo ele. Além de Luís Inácio Lula da Silva, no dia, foram concedidas outras 14 homenagens.
“O deputado Daltinho pediu para cancelar os títulos que foram concedidos naquele dia, inclusive do Lula. Porque naquela votação eu cometi uma falha – e eu assumo isso. Devido à pressa, não li o nome de todos. Fiz um resumo, acabou aprovando e eles não tinham visto o nome do Lula”, concluiu o deputado.
Nessa semana, o Deputado Botelho já refez a votação dos outros 14 títulos, menos o do ex-presidente Lula.
Segundo Botelho, a homenagem só será colocada em votação caso o deputado Valdir Barranco (PT) reapresente a proposta. O petista foi o autor do título ao ex-presidente.
“Refizemos algumas votações, mas a do Lula ficou de fora. Se o Barranco colocar, é um direito dele, mas aí a votação será mais clara, para todos possam decidir se querem ou não dar o título. Eu não vou colocar mais em votação. Depende do Barranco decidir reapresentar. Por enquanto, foi cancelada”, disse.
Na semana anterior, os noticiários foram pegos por conteúdos das delações premiadas de executivos da Odebrecht, em que mostravam esquemas de pagamentos de propinas a políticos do País, inclusive ao ex-presidente. O petista já é réu por lavagem de dinheiro e corrupção em cinco ações penais, três da Lava Jato, uma na operação Zelotes e entre outros.
“Ele [Lula] não tem nenhuma condenação, está sendo acusado. Foi presidente, nunca votei no Lula e não voto no PT. Mas ele foi o presidente que terminou a gestão com quase 80% de aprovação, tem seus méritos, para Mato Grosso especificamente, e não há como eu dizer se ele pode ou não fazer essa propositura. Não cabe a mim esse julgamento”, informou.
O projeto (planejamento) havia sido aprovado pelos deputados estaduais no dia 12 deste mês (semanas atrás), em primeira votação.
Na citação, Valdir Barranco diz que os dois mandatos do ex-presidente foram marcados pela “implementação bem sucedida de programas de distribuição de renda”, “salários mais altos” à população, “geração de emprego e melhor qualidade de vida”, entre outras iniciativas, das quais, segundo ele, “Mato Grosso foi incalculavelmente beneficiado”. “Vejo que o título é merecido e tardio. O presidente Lula tem uma história de dedicação ao Estado de Mato Grosso desde o início dos anos oitenta (80), quando ele já andava aqui em prol do fortalecimento do movimento sindical”, protegeu.
O então deputado chegou a criticar o pedido de Daltinho e afirmou que o pedido de homenagem estava desde no novembro no gabinete.

Política
Kalil participa de homenagem à avó e critica prefeita: “Várzea Grande tem prioridades mais urgentes que show”
Durante inauguração, Kalil Baracat elogia a avó homenageada e levanta questionamento sobre a real prioridade de shows em Várzea Grande.

O ex-prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), participou nesta sexta-feira (25.04) da inauguração da ponte Sarita Baracat, que liga os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, ao Parque do Lago, em Várzea Grande. A obra homenageia sua avó, ex-prefeita e primeira deputada estadual eleita em Mato Grosso.
“Sou suspeito para falar da professora Sarita, eu cresci ouvindo as entrevistas dela, tanto sobre política quanto sobre a vida. Ela deve ser lembrada por todos os cargos que ocupou”, disse Kalil durante a cerimônia, ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Kalil afirmou que participou da solenidade não como figura política, mas como neto da homenageada. Apesar disso, após o evento, ele falou brevemente à imprensa e aproveitou para alfinetar a atual prefeita, com quem disputou as eleições de 2024. Questionado sobre a possibilidade de um show nacional nos festejos do aniversário da cidade, o ex-prefeito criticou a gestão e afirmou que o município tem necessidades mais urgentes.
“Qual é a prioridade dela? Trazer entretenimento para a cidade? Várzea Grande tem inúmeros problemas. Buracos, falta de água, falta de investimento em todas as áreas. Acho que a prioridade da cidade não é o show”, disparou.
Sobre a crise hídrica que continua sendo um dos principais problemas do município, agravada pela falta de diálogo entre a Câmara de Vereadores e o atual diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), coronel Sandro Azambuja, em tom irônico, Kalil afirmou que não irá interferir na gestão de Moretti. Segundo ele, não há comentários a fazer, uma vez que o coronel não atende nem o presidente da Câmara.
“Não vou entrar nessa seara de nomeações. Quem manda é ela. Ela é dona da caneta, substitui ou mantém quem quiser. Não tem nem o que comentar, porque o diretor não atende nem o presidente da Câmara”, afirmou.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login