VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO GARÇAS

Publicado em

Política

Secom Prefeitura de Barra do Garças

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio do Prefeito Dr. Adilson Gonçalves, esclarece que os fatos investigados pela Operação Caliandra, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (10), se deram antes do início da atual administração.

Os contratos investigados foram celebrados nos anos de 2019 e 2020 e estão sendo apurados por apresentarem indícios de fraude em licitação, beneficiando empresas que não tinham condições de executar a obra.

Uma das empresas contratadas não tinha como atividade fim o serviço de engenharia, mas de Floricultura (o que levou ao nome da Operação); e a outra empresa possuía endereço sem movimentação comercial, pois se tratava de uma residência, tratando-se de uma empresa fantasma.

Isto é, a atual administração não tem participação nos atos investigados, que foram praticados antes do início da gestão.

A decisão que autorizou as buscas foi expedida pela juíza federal, Danila Gonçalves de Almeida, e deixa claro que os atos investigados foram praticados durante a administração do então prefeito Roberto Ângelo de Farias, que teve seu nome citado na fundamentação da decisão (item 2; parágrafo 3).

Em 2022, a atual administração identificou indícios de irregularidades contratuais envolvendo as obras de revitalização da Orla do Rio Garças e do Porto do Baé e de imediato solicitou junto às empresas citadas a rescisão do contrato.

É de interesse da administração municipal que os fatos sejam plenamente esclarecidos e os responsáveis pelas irregularidades sejam devidamente responsabilizados, contribuindo assim para a manutenção da ordem pública e da confiança da população em nossas instituições públicas.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e a lisura na administração dos recursos públicos e reforça que permanece à disposição para colaborar com a Polícia Federal, fornecendo todas as informações e documentos solicitados pelas autoridades, até que os fatos sejam completamente apurados.

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Polícia Penal de Mato Grosso recebe 1.950 pistolas Glock e 1.787 coletes

O fortalecimento da Polícia Penal integra as ações estratégicas do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas

Publicados

em

Foto:Sejus/MT

A Polícia Penal de Mato Grosso recebeu um importante reforço para sua atuação nas unidades prisionais e em operações especializadas. O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (16), 1.950 pistolas Glock, modelos 17 e 19, e 1.787 coletes balísticos, contemplando 100% dos policiais penais da ativa.

O investimento em segurança pública soma mais de R$ 7,5 milhões e faz parte do projeto de valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do sistema penitenciário e do combate ao crime organizado.

Durante a entrega simbólica dos equipamentos, o governador Mauro Mendes destacou o papel essencial das forças de segurança para a proteção da sociedade. “São profissionais que trabalham de forma dedicada e, muitas vezes, silenciosa, colocando suas vidas em risco para garantir a segurança da população. Esses investimentos reconhecem e fortalecem esse trabalho fundamental”, afirmou.

Com a nova aquisição, a Polícia Penal passa a contar com 2.677 pistolas Glock, padronizando o armamento individual de seus agentes em todas as unidades prisionais e gerências especializadas. A arma, de fabricação austríaca, é considerada uma das mais modernas e confiáveis do mundo, já utilizada por diversas forças policiais no Brasil.

Segundo o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, a entrega das armas e coletes representa mais do que a renovação de equipamentos: “É um reconhecimento à dedicação dos policiais penais e um investimento direto na segurança das unidades, dos profissionais e da sociedade. Estamos fortalecendo a atuação da Polícia Penal no enfrentamento às organizações criminosas e no cumprimento das missões do sistema penitenciário”.

Duas unidades — a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa — já estão 100% equipadas com as novas pistolas. Em outras três unidades do interior, policiais penais já realizaram treinamento para uso do novo armamento, que será distribuído pela Coordenadoria de Armamento e Logística da Polícia Penal.

Os coletes balísticos foram entregues no primeiro semestre deste ano para todos os servidores das unidades prisionais, coordenadorias, gerências e o corpo da guarda. São equipamentos essenciais para garantir a segurança nas escoltas de presos, monitoramento das unidades e demais ações operacionais.

O fortalecimento da Polícia Penal integra as ações estratégicas do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, intensificando o combate à atuação do crime organizado dentro e fora das unidades prisionais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA