VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Prefeitura inicia a entrega da sétima etapa do kit da alimentação escolar para alunos beneficiários do Bolsa Família

Publicado em

Política

No total, desde o início da pandemia, já foram entregues mais de 118 mil kits a estudantes em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira a entrega nas unidades educacionais do campo, da sétima etapa dos Kits da Alimentação Escolar. Cerca de 18 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, atendidos pelo Programa Bolsa Família, vão receber os kits. A ação coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro já distribuiu em cinco etapas, desde no ano passado, quando as atividades presenciais nas unidades foram suspensas em razão da pandemia provocada pelo novo coronavirus, 66.062 kits e em dezembro para 100% dos alunos.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a difícil crise que todos estamos passando e destacou que o momento é de humanidade, empatia e solidariedade. “Esta é acima de tudo, uma ação humanitária, de solidariedade e de empatia para com aqueles que mais precisam do poder público e da Prefeitura de Cuiabá. Não estamos medindo esforços e, temos trabalho dia e noite, para atender em especial os nossos alunos que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade. Sabemos que o momento é bastante difícil, mas, com fé e coragem vamos superar a pandemia e sairmos dela mais fortes”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

As entregas começaram pelas nove unidades do campo e, ao longo da semana, continuarão de forma regionalizada, nas unidades urbanas. O Kit da Alimentação Escolar é composto por produtos não perecíveis e, a cada entrega serão complementados por uma proteína e fruta. Nessa etapa foram acrescentadas uma dúzia de ovos e laranjas. Esses itens já fazem parte do cardápio da alimentação escolar da rede pública municipal de Educação, e inclui arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, biscoito e leit. No kit também estão sendo entregues produtos de higiene (sabão em barra e sabonete), para cada estudante. 

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado lembrou que a ação foi determinada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro no ano passado e integra um conjunto de medidas adotadas pela gestão, reunidas num Termo de Medidas Compensatórias Educacionais, assinado junto ao Ministério Público, para o período de suspensão das atividades presenciais.

“Estamos iniciando a sétima etapa da entrega dos Kits da Alimentação Escolar para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Sabemos o quanto esse kit é importante para os estudantes atendendo algumas necessidades mais urgentes”, destacou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Após a entrega dos kits nas unidades educacionais os gestores escolares vão fazer a entrega aos pais, de forma segura e em dias e horários definidos, para que não haja aglomerações e de forma a cumprir as orientações dos órgãos de saúde e da vigilância sanitária.

Reforçando as orientações passadas aos profissionais durante as formações,  a Secretaria Municipal de Educação produziu um vídeo destacando o passo a passo da preparação das unidades para a entrega dos kits, com segurança e  atendendo as medidas de biossegurança.

Nas unidades o espaço será organizando de forma a manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas, os profissionais deverão usar mascaras luvas e protetor facial e, será disponibilizado aos pais tapetes sanitizantes e álcool em gel. Lembrando que o uso de mascaras de proteção é obrigatório.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT

Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

Publicados

em

Assessoria | Polícia Civil-MT
Foto: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.

A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.

As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).

Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.

As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.

Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.

O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA