VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande integra debate nacional sobre desenvolvimento e sustentabilidade das cidades

VG participa do ‘Cidades Inovadoras’ e busca no conceito de cidades inteligentes criar um ambiente que promova maior qualidade de vida à população

Publicado em

Política

Foto: SECOM VG

Comitiva várzea-grandense está participando do evento ‘Cidades Inovadoras’, que está sendo realizado pela secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), no teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O ‘Cidades Inovadoras’ tem como objetivo central proporcionar um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, estimulando o diálogo e a criação de soluções que contribuam para o desenvolvimento e a sustentabilidade das cidades brasileiras.

Ao longo dos dois dias de evento, o ‘Cidades Inovadoras’ estará apresentando e compartilhando experiências exitosas em diversas regiões do País, com a proposta de abrir diálogo sobre práticas que podem tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis. Para isso, a programação conta com painéis sobre inovação e gestão, oficina abordando os caminhos para criação de planejamentos e rodadas de negócios com empresas que desenvolvem soluções nas áreas de mobilidade, saúde, gestão pública e outros. O evento foi aberto hoje (27) e segue até amanhã.

A comitiva de Várzea Grande representa a prefeitura municipal, com a maciça participação de secretários municipais, secretários adjuntos, assessores especiais, superintendentes e técnicos de diversas pastas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, destaca a importância da participação da prefeitura de Várzea Grande no ‘Cidades Inovadoras’, evento realizado pelo governo do Estado.

“Essa troca de experiência serve para nos conectar a novos empreendimentos que empregam tecnologia e inovação. Nossa indústria é a mais forte do Estado em frigoríficos, refrigerantes, ceramistas, colchões, pra citar alguns exemplos. Somos os mais fortes no comércio atacadista, de veículos e no transporte rodoviário e aéreo. Agora precisamos fortalecer nosso setor tecnológico com vistas à instalação do único Parque Tecnológico de Mato Grosso e que está sendo construído em Várzea Grande. A entrega desse complexo que será um divisor de águas na economia municipal, está prevista para o fim desse ano na região do Chapéu do Sol”, explicou Charles.

O titular da Pasta destacou ainda que há um ano, a criação dessa secretaria pelo prefeito Kalil tinha exatamente uma missão: “Fazer do setor público protagonista e propulsor desse ecossistema ao lado das academias, do setor privado e do terceiro setor”.

O EVENTO – Durante a abertura, o governo do Estado anunciou os detalhes da primeira edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que busca reconhecer práticas inteligentes e sustentáveis desenvolvidas nos municípios de Mato Grosso. O evento segue até amanhã com painéis, palestras, oficinas e rodadas de negócios. Essa é a terceira vez que Cuiabá é sede do evento. O evento é realizado em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso.

O ‘Cidades Inovadoras’ traz uma variedade de atividades, incluindo rodadas de negócios, oficinas, painéis e palestras ministradas por especialistas renomados em diversas áreas. A programação aborda temas como transformação das cidades de Mato Grosso, acesso a recursos e incentivos para o desenvolvimento de cidades inteligentes, iniciativas de sustentabilidade e inovação, tecnologias e soluções para a gestão de Smart Cities, entre outros.

Além disso, o evento oferece um espaço para exposições de empresas e iniciativas que trabalham com tecnologia e promovem práticas e produtos sustentáveis e inteligentes. Haverá também apresentações culturais, networking e troca de ideias entre os participantes.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Polícia Penal de Mato Grosso recebe 1.950 pistolas Glock e 1.787 coletes

O fortalecimento da Polícia Penal integra as ações estratégicas do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas

Publicados

em

Foto:Sejus/MT

A Polícia Penal de Mato Grosso recebeu um importante reforço para sua atuação nas unidades prisionais e em operações especializadas. O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (16), 1.950 pistolas Glock, modelos 17 e 19, e 1.787 coletes balísticos, contemplando 100% dos policiais penais da ativa.

O investimento em segurança pública soma mais de R$ 7,5 milhões e faz parte do projeto de valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do sistema penitenciário e do combate ao crime organizado.

Durante a entrega simbólica dos equipamentos, o governador Mauro Mendes destacou o papel essencial das forças de segurança para a proteção da sociedade. “São profissionais que trabalham de forma dedicada e, muitas vezes, silenciosa, colocando suas vidas em risco para garantir a segurança da população. Esses investimentos reconhecem e fortalecem esse trabalho fundamental”, afirmou.

Com a nova aquisição, a Polícia Penal passa a contar com 2.677 pistolas Glock, padronizando o armamento individual de seus agentes em todas as unidades prisionais e gerências especializadas. A arma, de fabricação austríaca, é considerada uma das mais modernas e confiáveis do mundo, já utilizada por diversas forças policiais no Brasil.

Segundo o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, a entrega das armas e coletes representa mais do que a renovação de equipamentos: “É um reconhecimento à dedicação dos policiais penais e um investimento direto na segurança das unidades, dos profissionais e da sociedade. Estamos fortalecendo a atuação da Polícia Penal no enfrentamento às organizações criminosas e no cumprimento das missões do sistema penitenciário”.

Duas unidades — a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa — já estão 100% equipadas com as novas pistolas. Em outras três unidades do interior, policiais penais já realizaram treinamento para uso do novo armamento, que será distribuído pela Coordenadoria de Armamento e Logística da Polícia Penal.

Os coletes balísticos foram entregues no primeiro semestre deste ano para todos os servidores das unidades prisionais, coordenadorias, gerências e o corpo da guarda. São equipamentos essenciais para garantir a segurança nas escoltas de presos, monitoramento das unidades e demais ações operacionais.

O fortalecimento da Polícia Penal integra as ações estratégicas do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, intensificando o combate à atuação do crime organizado dentro e fora das unidades prisionais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA