Política
Parecer contrário ao veto é aprovado e profissionais da educação devem ter piso salarial reajustado em Várzea Grande
Política
Da Redação.
Com 17 votos favoráveis, os vereadores por Várzea Grande aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (22.04) , o parecer contrário ao veto integral a emenda à Lei 4592/2020 que dispõe sobre o reajuste de 12,84% ao piso salarial dos profissionais de educação.
Conforme o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o vereador Carlos Garcia de Almeida – Dr. Carlos Garcia (PSB), que o valor do reajuste provém do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), que foi destinado ao município com um aumento de 12,84%. “Por esta razão constitui de um aumento patrimonial e contábil para garantir o aumento almejado”, consta do relatório.
A emenda foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, o vereador Ícaro Reveles (PDT) e foi assinada por todos os 21 parlamentares, sendo aprovada por unanimidade em Plenário no dia 17 de março. “O reajuste é garantido pelo Fundeb, esta nossa emenda é legal e tenho certeza que estamos fazendo a coisa certa”, destaca Reveles.
Política
Câmara convoca Sessão Extraordinária para esta sexta (24): será a terceira durante o recesso
Os 27 vereadores vão votar dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura.
A Câmara Municipal de Cuiabá convocou os vereadores para mais uma sessão extraordinária, marcada para esta sexta-feira (24), às 14 horas. Será a terceira realizada durante o recesso parlamentar.
Um deles é o Projeto de Lei – PL (nº 040/2025) que delibera sobre o pagamento e parcelamento dos débitos da Prefeitura Municipal referentes às contribuições previdenciárias ao – Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-PREV).
O outro Projeto de Lei (n° 041/2025) propõe a autorização do poder executivo em firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas relacionadas de tributos federais.
Do que tratam os Projetos de Lei
A PL 040/2025 trata de uma compreensão ao equilíbrio financeiro a Previdência Social dos Servidores de Cuiabá. São autorizados para a firmação de termo e confissão e parcelamento de débito das contribuições previdenciárias relativas à parte patronal e aportes financeiros não recolhidos ao CUIABÁ-PREV, referentes às competências de maio/2024 a dezembro/2024, visando garantir sua adimplência.
A PL 041/2025 planeja o parcelamento junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de tributos e contribuições sociais referente a PASEP e INSS devidos, vencidos e não pagos de competências até dezembro do exercício de 2024.
A justificativa apresentada pelo executivo, que ao assumir a administração municipal em 01/01/2025 recebeu o Município sem disponibilidade de caixa e ainda com dívidas, além de outras, com o funcionalismo público referente à folha de pagamento do mês de dezembro/2024 e respectivos encargos patronais, não pagos.
VOTAÇÃO ONLINE
Os vereadores que não estiverem presentes na Câmara poderão votar de forma online, como previsto na resolução que permitiu a realização de sessões híbridas convocadas nos períodos de recesso parlamentar.
Os vereadores não recebem nenhum valor financeiro a mais por participarem dessas sessões.
-
Polícia6 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Política3 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego6 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Polícia3 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Saúde6 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Polícia6 dias atrás
Em VG vereadores desistem de mudar a câmara para o prédio do antigo Fórum
-
Variedades2 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
Você precisa estar logado para postar um comentário Login