VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Parecer contrário ao veto é aprovado e profissionais da educação devem ter piso salarial reajustado em Várzea Grande

Publicado em

Política

Da Redação.

Com 17 votos favoráveis, os vereadores por Várzea Grande aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (22.04) , o parecer contrário ao veto integral a emenda à  Lei 4592/2020 que dispõe sobre o reajuste de 12,84% ao piso salarial dos profissionais de educação.

Conforme o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o vereador Carlos Garcia de Almeida – Dr. Carlos Garcia (PSB), que o valor do reajuste provém do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), que foi destinado ao município com um aumento de 12,84%. “Por esta razão constitui de um aumento patrimonial e contábil para garantir o aumento almejado”, consta do relatório.

A emenda foi proposta pelo presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, o vereador Ícaro Reveles (PDT) e foi assinada por todos os 21 parlamentares, sendo aprovada por unanimidade em Plenário no dia 17 de março. “O reajuste é garantido pelo Fundeb, esta nossa emenda é legal e tenho certeza que estamos fazendo a coisa certa”, destaca Reveles.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Câmara convoca Sessão Extraordinária para esta sexta (24): será a terceira durante o recesso

Os 27 vereadores vão votar dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura.

Publicados

em

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá convocou os vereadores para mais uma sessão extraordinária, marcada para esta sexta-feira (24), às 14 horas. Será a terceira realizada durante o recesso parlamentar. 

Um deles é o Projeto de Lei – PL (nº 040/2025) que delibera sobre o pagamento e parcelamento dos débitos da Prefeitura Municipal referentes às contribuições previdenciárias ao – Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-PREV). 

O outro Projeto de Lei (n° 041/2025) propõe a autorização do poder executivo em firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas relacionadas de tributos federais.

Do que tratam os Projetos de Lei 

A PL 040/2025 trata de uma compreensão ao equilíbrio financeiro a Previdência Social dos Servidores de Cuiabá. São autorizados para a firmação de termo e confissão e parcelamento de débito das contribuições previdenciárias relativas à parte patronal e aportes financeiros não recolhidos ao CUIABÁ-PREV, referentes às competências de maio/2024 a dezembro/2024, visando garantir sua adimplência.

A PL 041/2025 planeja o parcelamento junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de tributos e contribuições sociais referente a PASEP e INSS devidos, vencidos e não pagos de competências até dezembro do exercício de 2024.

A justificativa apresentada pelo executivo, que ao assumir a administração municipal em 01/01/2025 recebeu o Município sem disponibilidade de caixa e ainda com dívidas, além de outras, com o funcionalismo público referente à folha de pagamento do mês de dezembro/2024 e respectivos encargos patronais, não pagos.

VOTAÇÃO ONLINE

Os vereadores que não estiverem presentes na Câmara poderão votar de forma online, como previsto na resolução que permitiu a realização de sessões híbridas convocadas nos períodos de recesso parlamentar. 

Os vereadores não recebem nenhum valor financeiro a mais por participarem dessas sessões.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA