MOÇÃO DE APLAUSOS/TCE-MT
Orlando Perri é homenageado por defesa de direitos da população carcerária
A partir de agora, as licitações do estado devem privilegiar a pré-qualificação das empresas antes da fase de lances, afastando aquelas que apresentem baixa qualificação técnica ou capacidade financeira limitada.
Política

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) homenageou o desembargador Orlando Perri com a aprovação de moção de aplausos, na sessão ordinária desta terça-feira (26). Seu trabalho pela defesa dos direitos da população carcerária contribuiu com a homologação de mesa técnica que aponta solução para o problema da alimentação nos presídios do estado e garante dignidade a mais 11 mil pessoas.
A mesa foi proposta pelo conselheiro Sérgio Ricardo após reunião com o desembargador, na qual recebeu uma série de denúncias sobre as condições precárias das refeições nas penitenciárias, sobretudo em Cuiabá e Várzea Grande. “Quero enaltecer a coragem, o trabalho e a dedicação do desembargador Orlando Perri, que começou a ir e almoçar com os detentos, entrar nas celas, conversar com eles. Mais do que nunca, esse trabalho nos mostrou a urgência de se resolver definitivamente a situação”, afirmou Sérgio Ricardo.
Em um dos debates sobre o assunto, Perri, que é supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), destacou o pioneirismo da ação do TCE-MT. “Acredito que esta é uma luz no fim do túnel e que teremos êxito na solução apresentada, podendo expandir este modelo para todo o país. O Tribunal de Contas não está fazendo apenas o ordinário, mas o extraordinário”, disse à época.
A moção foi proposta pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, que ressaltou o compromisso do desembargador com o tema. “Este assunto foi primeiramente tornado relevante no estado por meio da atuação do desembargador, motivo pelo qual proponho moção oficial de aplausos [a ele] como defensor dos direitos humanos e da segurança pública.”
Ao aprovar a homenagem, o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, endossou os elogios e avaliou que o Tribunal resolveu um problema social que se arrastava por muitos anos no estado. “Destaco a luta, a inteligência e o prestígio do desembargador junto às instituições, além de sua coragem em cuidar dessa situação, indo in loco experimentar esta comida e verificar que quantidade não era suficiente.”
A mesa técnica
Relator da mesa técnica, Sérgio Ricardo explicou que a solução apontada pelo TCE-MT reformula o modelo de contratação de restaurantes para o sistema carcerário do estado.“Essa é uma das demonstrações da importância das mesas técnicas, que resolvem conflitos como este, às vezes intermináveis. Quando isso chegou à minha relatoria, eu entendi que era necessário dar um basta na situação”, disse.
A partir de agora, as licitações do estado devem privilegiar a pré-qualificação das empresas antes da fase de lances, afastando aquelas que apresentem baixa qualificação técnica ou capacidade financeira limitada. “Não existia, até então, uma regra uniforme sobre a melhor forma de contratação. Hoje o Tribunal mostra o caminho para os próximos editais e licitações nas décadas que virão”, avaliou Sérgio Ricardo.
Concluída no dia 23 de agosto, esta é a mesa técnica que levou mais tempo para apontar um resultado: foram seis meses de trabalho conduzido pela Comissão Permanente de Normas e Jurisprudência (CPNJur) e pela Secretaria de Normas e Jurisprudência (SNJur), liderada pelo conselheiro Valter Albano. Além disso, o procedimento envolveu quase todos os gabinetes da Corte de Contas.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Política
Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT
Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.
A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.
As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).
Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.
As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.
Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.
O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda