VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Operação Gomorra

Operação policial mira prefeita de Barão de Melgaço; ex-delator da Sodoma é preso

A operação investiga a criação de uma organização criminosa responsável por fraudar licitações no município

Publicado em

Política

Foto: Gabriel Rodrigues/Rdnews

Na manhã desta quinta-feira (07), a prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (União), foi alvo de um mandado de busca e apreensão durante a deflagração da Operação Gomorra, coordenada pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco). A operação investiga a criação de uma organização criminosa responsável por fraudar licitações no município.

Além da prefeita, o ex-delator da Operação Sodoma, Edezio Correia, foi preso, juntamente com empresários do mesmo grupo familiar, que também são alvos da ação. No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão.

Segundo com o Naco, a investigação envolve membros da administração municipal, empresários e quatro empresas, todas do mesmo grupo familiar, que fornecem serviços de locação de sistemas administrativos de autogestão integrada para o departamento de frotas do município. 

As investigações revelaram que os proprietários de quatro empresas, todas pertencentes a um mesmo núcleo familiar, firmaram contratos com mais de 100 prefeituras e câmaras municipais em diversas regiões.

O esquema foi identificado após a análise dos processos licitatórios homologados pela Prefeitura de Barão de Melgaço com a empresa Centro América Frotas, no período de 2020 até o presente.

Segundo as autoridades policiais, Edézio Correia, ex-delator da Operação Sodoma, atuava como sócio oculto das empresas investigadas. A investigação também detectou discrepâncias significativas nos valores contratados em licitações semelhantes. Em um dos casos, por exemplo, houve um aumento superior a nove milhões de reais em contratos firmados entre os anos de 2021 e 2022.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Segurança Pública inicia Operação Caminhos Seguros em Mato Grosso nesta quarta-feira (30)

Serão empregados 160 policiais civis e militares, com foco em ações de combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicados

em

Fabiana Mendes | Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) inicia nesta quarta-feira (30.4), a Operação Integrada Caminhos Seguros, desenvolvida em todo o território nacional em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em Mato Grosso, serão empregados 160 policiais civis e militares, com foco em ações de combate à violência contra crianças e adolescentes.

As atividades envolvem ações repressivas, preventivas e educativas, como palestras e distribuição de panfletos, conforme o planejamento de cada instituição, em todas as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado.

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho enfatiza que a Operação Integrada Caminhos Seguros é uma ação essencial no enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

“As forças de segurança estaduais têm atuado com firmeza, reafirmando diariamente que nenhum tipo de abuso será tolerado. Por meio da operação, estamos intensificando as fiscalizações em pontos sensíveis das zonas urbanas, rurais e das rodovias federais e estaduais, em parceria com as forças federais. O foco está na identificação de situações de risco e no resgate de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.

A violência contra crianças e adolescentes pode se manifestar de forma física, psicológica, sexual, institucional, além de ocorrer por negligência ou abandono. A operação será realizada entre os dias 30 de abril e 30 de maio de 2025.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA