Política
Novo PGR apoia investigar presidente
Política

Os 8 candidatos à sucessão de Janot dizem ao ‘Estado’ defender inquérito quando houver indícios de crimes praticados durante o mandato
Da Redação
Embora tenham opiniões divergentes sobre vários temas internos do Ministério Público Federal, oito candidatos à sucessão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concordam que, havendo indícios de crimes praticados pelo presidente da República no exercício do mandato, como os citados pelo empresário Joesley Batista, do Grupo J&F, sobre Michel Temer, é necessária a abertura de uma investigação.
Os subprocuradores Raquel Dodge, Nicolao Dino, Eitel Santiago, Mário Bonsaglia, Ela Wiecko, Carlos Frederico, Sandra Cureau e Franklin Costa participaram nesta quinta-feira, 22, do sexto e último debate entre os candidatos organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O tema não foi abordado no debate, mas todos foram questionados pelo Estado sobre a possibilidade de investigação do presidente da República por crimes praticados antes e durante o mandato.
Apontada como favorita na disputa, Raquel Dodge afirmou que a abertura de investigação diante de indícios de crime é “obrigação do titular da ação penal” que deve solicitar a avaliação da necessidade da investigação do Supremo Tribunal Federal. Raquel chegou a debater o tema, mas com foco em investigações de crimes anteriores ao mandato, com Sandra Cureau.
Enquanto Sandra se posicionou contra a investigação de crimes praticados antes do mandato, Raquel considerou que nesses casos também é possível realizar a investigação, mas sem apresentar a denúncia. “Me refiro à possibilidade com os argumentos de que ninguém está acima da lei e, também, para preservar os vestígios e as provas. Mas isso deve ser feito com cautela para não manchar o mandato do presidente da República”, afirmou Raquel.
Com esse posicionamento, se eleita, Raquel seria a favor de que Temer fosse investigado pelos crimes pelos quais foi acusado na delação da Odebrecht e também pelos outros supostos delitos citados no acordo de colaboração dos executivos da JBS. Na Odebrecht, Temer foi acusado de pedir US$ 40 milhões em propina por um contrato da área internacional. Na JBS, além dos crimes investigados por Janot, Temer aparece apontado como destinatário de repasses irregulares para suas campanhas eleitorais. O presidente nega irregularidades.
‘Exagero’. Crítico da gestão de Janot, o subprocurador Eitel Santiago defendeu a investigação em caso de indícios de crimes praticados no mandato, mas apontou a necessidade de se evitar uma apuração “escandalosa”. “Há um certo exagero na divulgação antecipada, isso é prejudicial ao País”, disse.
Assim como nos outros encontros, o último debate oficial da ANPR não entrou em temas polêmicos como os acordos de colaboração assinados por Janot e a imunidade concedida ao empresário Joesley Batista.
Lista. Para procuradores ouvidos pela reportagem, quatro dos oito concorrentes estão mais próximos de uma vaga na lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República. Além de Raquel, vista como favorita, estariam no páreo os candidatos Mário Bonsaglia, Ela Wiecko e Nicolao Dino. A eleição será realizada na próxima terça-feira, 27.
Fonte: O Estado de S.Paulo

Política
Vice-prefeito Stopa reforça compromissos da gestão Emanuel Pinheiro
Ainda conforme Stopa, a entrega da primeira etapa da maior avenida estruturante dos últimos 50 anos do município, o Contorno Leste, também é uma das primazias da administração atual para este ano, com mais de 6,5 quilômetros asfalto, composto por ciclovia, canteiro central, sistema de iluminação LED, meio-fio, entre outros.

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, reforçou as ações para pavimentação asfáltica contemplando distintas regiões de Cuiabá. A meta da gestão Emanuel Pinheiro é a de beneficiar aproximadamente 30 bairros em 2023.
O compromisso foi confirmado na manhã desta segunda-feira (6), em parceria com a Caixa Econômica Federal, foi assinada a autorização de abertura do processo licitatório para pavimentação dos bairros Três Poderes, Chico Mendes e região.
“Além do investimento, por meio de recursos próprios, buscamos parcerias para dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de Cuiabá há seis anos. A cidade, além das regiões não pavimentadas, conta com uma malha viária antiga e deteriorada. A gestão trabalha intensamente, mas temos a ciência de que é possível aprimorar e ampliar. A Caixa Econômica já nos garantiu recursos para os bairros Chico Mendes, Três Poderes e região e a nossa meta é de cerca de 30 para este ano”, declarou o gestor.
Ainda conforme Stopa, a entrega da primeira etapa da maior avenida estruturante dos últimos 50 anos do município, o Contorno Leste, também é uma das primazias da administração atual para este ano, com mais de 6,5 quilômetros asfalto, composto por ciclovia, canteiro central, sistema de iluminação LED, meio-fio, entre outros.
“Uma obra muito importante e que já está mudando milhares de vidas, preenchendo um antigo vazio que existia em Cuiabá, oportunizando com que as políticas públicas cheguem, de fato, até aqueles que mais precisam e às regiões mais afastadas. Ano que vem, vamos inaugurar 100% do Contorno Leste. Esse é o legado que eu e o prefeito Emanuel Pinheiro vamos deixar para a nossa gente”, completou.
A construção da via foi dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o Rio Coxipó e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, até a Avenida Fernando Corrêa. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, ambas vencedoras do certame. O aporte financeiro aplicado ultrapassa R$ 125 milhões.
Por NATHANY GOMES – Secom-Cuiabá
-
Emprego6 dias atrás
Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana
-
Emprego5 dias atrás
Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva
-
Educação5 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação
-
Entretenimento5 dias atrás
Orla de São Félix do Araguaia será revitalizada; Governo lançou licitação
-
Polícia6 dias atrás
Civil apreende drogas e cigarros contrabandeados durante cumprimento de buscas
-
Política6 dias atrás
À frente da Mesa Diretora da AL, Botelho e Max oficializam nova aliança de trabalho
-
DESTAQUE5 dias atrás
Prefeitura vai promover o ‘Carnaval 2023’ em três pontos da cidade
Você precisa estar logado para postar um comentário Login