Política
Novo decreto em Rondonópolis permite funcionamento de comércio com restrições e determina medidas
Política
Da Redação
A Prefeitura de Rondonópolis publicou na última terça-feira (31) o Decreto Municipal Nº 9.443 de 31 de março de 2020, que visa atender a necessidade de responder de forma antecipada e rápida a ameaça que o Covid-19 (coronavírus) possa trazer à população. O decreto terá validade de 1º de abril até o dia 7 de abril.
Fica determinada a permanência da suspensão das aulas na rede pública e privada do município, além de universidades, faculdades, escolas profissionalizantes, cursos preparatórios e em qualquer instituições que mantenham cursos de formação e treinamento. Estão ainda suspensas a realização de eventos de qualquer natureza, bem como oficinas culturais e atividades esportivas como campeonatos e partidas de futebol, entre outros. Também fica suspensa a realização de eventos particulares como bailes, festas comunitárias, casamentos, bingos, sessões de cinema, festas em casas noturnas, boates e casas de festas.
Academias em geral, clubes de lazer, sindicatos e ambientes correlatos devem continuar fechados. O atendimento ao público nas agências bancárias, públicas e privadas e em casas lotéricas permanecem suspensos. Também devem permanecer fechados hotéis, motéis e casas de diversão.
Bares, lanchonetes, trailer de lanches, restaurantes, cafés, pizzarias e conveniências podem ofertar serviços apenas pelo sistema drive thru (retirada rápida) e entrega domiciliar.
Continuam proibidos de abrir shopping centers, estabelecimentos comerciais situados em galerias e polos comerciais de rua.
Fica permitido, por meio do novo decreto, o funcionamento de consultórios médicos, odontológicos e assistência à saúde somente com agendamento de horário e atendimento individual. Clínicas de estéticas e salões de beleza também somente podem funcionar com agendamento de horário e atendimento individual. Prestadores de serviços de manutenção, consertos e reparos em geral podem atuar.
Estão permitidos ainda que funcionem as autoescolas, devendo agendar aulas individuais, fornecer álcool em gel 70% para higienização das mãos de instrutores e passageiros, bem como dos locais que as pessoas entram em contato. Os veículos devem circular com vidros abertos.
No caso das indústrias, para manter as atividades normalmente, devem apresentar planos de contingência de risco de disseminação do Covid-19, devidamente assinado por responsável técnico. As obras da construção civil podem continuar em funcionamento, adotando medidas de assepsia das ferramentas de uso coletivo conforme protocolo do Ministério da Saúde; as refeições devem ser servidas em horários alternados, evitando aglomerações e os trabalhadores transportados em veículos coletivos devem estarem sentados, proibido o transporte em pé.
Normas para funcionamento do comércio
Fica liberado o funcionamento do comércio local com redução da carga horária dos funcionários para seis horas diárias, estabelecendo horários diferenciados de entradas e saídas dos funcionários com o objetivo de minimizar os números de pessoas circulando no mesmo espaço e horário. O fluxo de entrada das pessoas deve ser controlado e respeitada a distância mínima de 1,5 metro entre as mesmas, com demarcações no piso e portas abertas. O comércio deve ainda funcionar sem interrupção para o almoço, visando aumentar o horário de funcionamento e diminuir a aglomeração de pessoas.
As lojas de confecções e outras que comercializam bens de uso pessoal não podem permitir que clientes provem as peças.
Serviços essenciais
Serviços essenciais como mercados, supermercados, atacadistas, padarias, açougues e feiras continuam funcionando normalmente, mas devem manter a ocupação de apenas um terço da parte interna, devendo promover controle de entrada e saída e evitando assim que haja aglomerações de pessoas no interior dos estabelecimentos.
No caso de feiras fica proibido o consumo a alimentos nos locais. Apenas poderá haver comercialização de produtos.
Também são mantidos os serviços de hospitais, laboratórios de análises clínicas, clínicas veterinárias, farmácias e empresas de distribuição de serviços hospitalares.
Os postos de combustíveis continuam autorizados a funcionar das 6h às 18h.
Medidas de prevenção obrigatórias
Todas as empresas em funcionamento devem observar os protocolos de higienização de superfícies e áreas comuns, garantir o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como máscaras, disponibilizar álcool em gel 70% e evitar aglomerações.
Sem horário exclusivo
Fica proibido ainda horário exclusivo para atendimento de idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos por pertencerem ao grupo de risco.
Transporte
Ficam suspensos o serviço de transporte urbano coletivo – com manutenção de apenas 30% da frota – e de mototáxi.
Foto: Prefeitura de Rondonópolis
Política
Botelho anuncia medidas para atender moradores do São Matheus após enchente
Durante a visita, foi identificado as principais demandas da região, incluindo a situação das famílias que tiveram suas casas alagadas
Com cerca de três mil moradores, o bairro São Matheus, em Cuiabá, será contemplado nos próximos dias com o Mutirão da Cidadania promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. Entre as prioridades, destacam-se a reativação da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, a regularização fundiária no bairro e a construção de uma praça com academia ao ar livre e playground.
Essas ações foram confirmadas pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, durante visita ao bairro neste mês. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente da comunidade, Joeder Silva Barbalho, conhecido como Lobão. Durante a visita, Botelho identificou as principais demandas da região, incluindo a situação de diversas famílias que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas, resultando na perda de mobílias e documentos pessoais.
“Junto com o presidente Lobão, percorri a área, identifiquei várias demandas, e os moradores solicitaram prioridade na regularização fundiária. Já pedi ao Intermat que acelere esse processo para entregarmos as escrituras ainda este ano. Além disso, encaminhamos ofícios para viabilizar a reativação da escola, e o Mutirão da Cidadania da ALMT será organizado para ajudar os moradores a recuperarem seus documentos perdidos na enchente. Estamos comprometidos em ajudar”, afirmou Botelho.
De acordo com Lobão, a Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa foi fechada para reforma há quatro anos, mas a obra não foi realizada, obrigando os alunos a estudarem em escolas mais distantes.
“A reforma não aconteceu, mas queremos a escola de volta, pois o bairro não conta com nenhuma instituição de ensino. Outro pedido fundamental é o mutirão, previsto para o próximo dia 15 de fevereiro, já que as fortes chuvas deste mês alagaram praticamente tudo, causando grandes prejuízos aos moradores, que perderam tudo. Apesar das dificuldades, ficamos satisfeitos com a visita do deputado Botelho, que percorreu o bairro e reafirmou seu compromisso com a comunidade durante a reunião no nosso centro comunitário”, avaliou Lobão.
Área de risco
Márcia Maria Correa de Arruda, 52 anos, vive há mais de 10 anos com o marido em uma área de risco do São Matheus, frequentemente afetada por alagamentos.
Após a visita do deputado Botelho ao bairro, Márcia pediu apoio para solucionar o problema. “Eu perdi quase tudo na última chuva, só consegui salvar meu colchão e a televisão. O que eu preciso é de um aterro para elevar o terreno ou de uma casinha. A presença do Botelho aqui nos dá esperança de melhorar nossa situação”, relatou a moradora.
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia1 dia atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Política3 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais
-
Política3 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
Você precisa estar logado para postar um comentário Login