VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

MT registra crescimento de 4,5% no PIB neste segundo trimestre

Publicado em

Política

Da Redação

Neste segundo trimestre de 2019 o PIB de Mato Grosso cresceu 4,5% em relação ao mesmo período de 2018. O resultado foi superior ao apresentado pela economia brasileira, que registrou o crescimento de 1,0% para o período. Os dados fazem parte do informe técnico PIB Trimestral do Estado de Mato Groso – 2º trimestre de 2019 -. Divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta segunda-feira (25-11)

Dentre os três grandes setores que compõem a economia do Estado, a agropecuária mostrou destaque com seu crescimento de 18,8% e o setor de serviços, 3,2%, no segundo trimestre. Olhando por outro ângulo, a indústria apresentou variação negativa de -4,9%.

O acumulo dos últimos quatro trimestres terminados em junho, em relação aos quatro trimestres anteriores, a economia mato-grossense cresceu 3,0%, enquanto a atividade econômica nacional registrou um aumento de apenas 1,0% no mesmo período.

Resultado por setores

De acordo com o relatório do Sistema de Contas Trimestrais da Seplag, a agropecuária voltou a crescer no segundo trimestre de 2019 após apresentar queda de 0.6% no primeiro trimestre de 2019. O melhor resultado está atrelado principalmente às lavouras temporárias, com destaques para o milho e algodão. O cultivo do arroz mostrou queda neste período. A pecuária também colaborou com o desempenho positivo do agronegócio, com o aumento nas produções de aves, suínos e bovinos.

O setor de serviços também colaborou no impulsionamento do PIB do estado de Mato grosso ao registrar o nono resultado positivo consecutivo no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano de 2018. Contribuíram positivamente as atividades do comércio, nas áreas de transportes, alojamento, alimentação e alugueis. A atividade da administração pública, por outro lado, teve influência negativa neste trimestre.

Já na série trimestral da indústria, a atividade da construção civil permanece influenciando de forma negativa o setor, após passar por 19 trimestre negativos consecutivos. A indústria de transformação segue com a terceira queda seguida, refletindo o desempenho da fabricação de produtos alimentícios e de produtos derivados da madeira.

Influenciou de maneira positiva na fabricação de produtos químicos, minerais não metálicos e biocombustíveis.

Desempenho das unidades da Federação

A comparação entre as unidades da federação que realizam o PIB Trimestral, o Mato Grosso apresentou no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano de 2018, o segundo melhor resultado (4,5%), que ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (4,7%). Por todo o Brasil, o crescimento foi de 1,0%.

Já no acumulo ao longo semestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2019, Mato Grosso cresceu 2,6%, estando assim em segundo lugar, e em primeiro o Rio Grande do Sul com 3,9% em seu crescimento. O Brasil como um todo cresceu apenas 0,7% na mesma comparação.

Em relação ao crescimento acumulado ao longo de quatro trimestres terminados em junho de 2019, o resultado de 3,0% de Mato Grosso foi o segundo melhor, e em seguida Rio Grande do Sul com 3,9%. O Brasil cresceu 1,0% nesta mesma comparação.

Mais dinâmico

Mato Grosso integra o grupo de nove estados brasileiros, que apresenta resultados mais imediatos da evolução de sua estrutura produtiva ao mensurar trimestralmente a soma de todos os bens e serviços produzidos.

O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregada pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo também integram o grupo.

Foto: Secom-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Deputado Maxi Russi defende respeito às leis e cobra gestão inclusiva de Abílio.

“Criticar é muito mais fácil do que fazer, e agora ele está tendo a oportunidade de fazer. Se ele não fizer, com certeza a população cuiabana vai cobrar isso dele”, declarou.

Publicados

em

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual e futuro presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), comentoum durante um entrevista à imprensa  a postura do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que considera fechar prostíbulos que oferecem  no perímetro urbano da capital. Para Max, Abilio tem que governar para todos os cidadãos e não só para os crstãos.

“Eu acho que o gestor público tem que administrar para todos e não só para o segmento que ele gosta, muito pelo contrário, para todos os cuiabanos no caso da prefeitura [de Cuiabá]. Espero que ele [Abilio] faça isso”, afirmou Maxi Russi.

Segundo Abilio, a famosa casa noturna Crystal pode ser fechada caso seja encontrada alguma ilegalidade no local. No entanto, ainda que não haja nada ilícito aos olhos da lei, ele pretende submeter um projeto à Câmara Municipal para proibir a prática de prostituição na zona urbana da capital.

Max defendeu que a lei existente seja respeitada, mas não vê com bons olhos que decisões do Executivo sejam tomadas baseadas apenas no desejo pessoal do governante. “O que estiver fora dos padrões tem que ser fechado e o que estiver dentro da legalidade você não pode fechar por seu bel prazer”, disse Russi.

O deputado ainda argumentou que a carreira política de Brunini, que já foi vereador e deputado federal, foi trilhada sempre na oposição, por isso, ele terá que se adaptar a ser cobrado.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA