HOMENAGENS FÚNEBRES
MICHELLE BOLSONARO, AMIGOS, POLÍTICOS E FAMILIARES SE DESPEDEM DE AMÁLIA BARROS; VEJA VÍDEO
Deputada Amália Barros (PL) estava internada desde o dia 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sofrer, faleceu após sofrer uma parada cardiovascular
Política

Familiares, amigos e políticos prestam suas últimas homenagens à deputada federal Amália Barros (PL), durante o velório realizado na Estação Educação, em Mogi Mirim (SP).
As homenagens de despedida a parlamentar começaram na tarde deste domingo (12) e segue até essa segunda-feira (13), quando o corpo da parlamentar será enterrado pela manhã. Entre os presentes na despedida, além de políticos de Mato Grosso, está a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), amiga de Amália e responsável por inserir a deputada na carreira política.
Apesar de ser enterrada na sua cidade natal, o corpo de Amália será sepultado com uma lembrança de Mato Grosso. Colegas de bancada, como as deputadas federais Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União) e o senador Wellington Fagundes (PL) foram até a cidade do interior paulista e estenderam uma bandeira do Estado no caixão.
Ainda de Mato Grosso, Abílio Brunini (PL) esteve presente, com outros parlamentares de direita, como o deputado Zé Trovão (PL-SC) e o senador Magno Malta (PL-ES), que contrariou a orientação dos médicos e apareceu no local usando uma cadeira de rodas, por conta de uma cirurgia feita no dia 22 de abril para implante de uma prótese no joelho.
Conforme informações, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, (PP) estará presente no sepultamento da deputada, que deve ocorrer no Cemitério Municipal da Saudade em Mogi Mirim.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que lamentou a morte nas suas redes sociais, não esteve no velório porque está internado no hospital Vila Nova Star (SP), sem previsão de alta, para tratar de uma infecção na pele, em sua perna esquerda.
Amália ocupava a vice-presidência do PL Mulher e era muito próxima da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que compartilhou nas suas redes um registro feito durante o velório.
A morte
Deputada Amália Barros (PL) estava internada desde o dia 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sofrer, faleceu após sofrer uma parada cardiovascular, durante intervenção cirúrgica de risco com uma equipe medica dos Estados Unidos (EUA) para tentar liberar o fluxo sanguíneo para o fígado. A morte foi confirmada pouco após a meia-noite (horário de Mato Grosso).
Nos últimos dias, Amália sofreu disfunção hepática grave, disfunção renal em diálise e alteração na coagulação sanguínea com tendência a sangramentos. Conforme divulgado no sábado (11), a equipe médica que acompanhava Amália passou a avaliar a possibilidade de transplante de fígado, caso as complicações vasculares não fossem resolvidas.
Desde que foi internada, Amália precisou passar por uma série de intervenções cirúrgicas. A primeira foi necessária para a retirada de um nódulo no pâncreas. Na quinta-feira (09), ela passou por um procedimento adicional de radiointervenção – especialidade médica, antiga subespecialidade da Radiologia, que se utiliza de procedimentos minimamente invasivos guiados pelos diferentes métodos de imagem para diagnosticar e tratar doenças em praticamente todos os órgãos do corpo humano.
VÍDEO

Política
Avanço na Região Oeste: Governador Autoriza Free Shop em Cáceres e Envia Projeto de Lei à Assembleia

O governador Mauro Mendes anunciou nesta segunda-feira (12/5) a autorização para a criação de um free shop em Cáceres, cidade localizada na região Oeste de Mato Grosso. A decisão foi tomada após uma reunião com diversas lideranças locais e representantes de setores chave da região.
Mendes destacou a importância de ouvir a comunidade para tomar a decisão. “Após conversar com a prefeita, vereadores, deputados, comerciantes, representantes da OAB e outros setores, ficou claro que a região Oeste está despertando. Com isso, decidimos autorizar a criação do Free Shop”, afirmou.
Ainda nesta semana, o governador encaminhará o projeto de lei à Assembleia Legislativa para garantir a segurança jurídica necessária para a implementação do projeto. “Com o reconhecimento de Cáceres como cidade-gêmea de San Matias, na Bolívia, agora precisamos apenas do aval dos deputados para concretizar o projeto. Em poucas semanas, estaremos em Cáceres assinando o decreto definitivo”, adiantou.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que a iniciativa é fundamental para o futuro do município. “Cáceres tem um grande potencial de desenvolvimento. Esta é uma oportunidade para atrair empresas, investimentos e fazer da cidade um novo polo de crescimento para Mato Grosso”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, se comprometeu a acelerar a tramitação do projeto. “Essa ação trará grandes benefícios para Cáceres e para toda a região Oeste, somando aos importantes investimentos do Governo, como a Zona de Processamento de Exportação, obras no aeroporto e melhorias na infraestrutura”, disse.
O deputado estadual Valmir Moretto reforçou que a criação do free shop ajudará no crescimento da região. Ele citou o exemplo de Foz do Iguaçu, que obteve sucesso com a implementação de zonas de comércio sem impostos. “Esta iniciativa será um motor de desenvolvimento para Cáceres e os municípios vizinhos”, destacou.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, também comemorou a decisão. “O free shop não apenas vai impulsionar o comércio local, mas também atrair turistas e mudar o perfil econômico de Cáceres, trazendo grandes benefícios para a cidade e região”, afirmou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado federal Nelson Barbudo, prefeitos de cidades vizinhas, representantes da Unemat e do Governo do Estado, e o cônsul boliviano Davi Perez.
-
Judiciário5 dias atrás
Ações de associações nacionais de aposentados devem derrubar Reforma da Previdência no STF
-
Polícia6 dias atrás
Motorista foragido por roubo é preso durante Operação Lei Seca em Várzea Grande
-
Esporte6 dias atrás
Com desfalque no meio-campo, Cuiabá tenta manter embalo contra o CRB
-
Saúde6 dias atrás
Parlamentares visitam setor de medicamentos em Várzea Grande e acompanham medidas adotadas pela Saúde
-
Saúde6 dias atrás
Governo do Estado repassa R$ 13,4 milhões à Santa Casa de Rondonópolis
-
Esporte6 dias atrás
CRPB-Unemat se destaca em evento paralímpico com 23 ouros em Cuiabá
-
Política4 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia retaliação e ameaça política por parte da prefeita Flávia Moretti em VG
-
Economia4 dias atrás
Seaf e Empaer apoiam feira da agricultura familiar no Sesc Arsenal e convidam população