VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

LEGADO DE TRABALHO PARLAMENTAR

“Meu pai foi meu maior exemplo de vida”, diz prefeito Emanuel Pinheiro

Emanuel Pinheiro da Silva Primo foi deputado federal em 1970

Publicado em

Política

Arquivo Pessoal

Emanuel Pinheiro da Silva Primo, pai do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi um dos mais destacados parlamentares da área federal, na década de 70, conforme recordam antigos colegas de área política e familiares. O filho, Emanuel Pinheiro, seguiu os passos políticos do genitor, sendo deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e é o atual prefeito de Cuiabá. Tanto ele quanto seu filho, neto do saudoso parlamentar federal (Emanuelzinho) marcham brilhantemente na política, com enfoque de atuação focada na ala social. Abaixo, as palavras saudosas do prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro, que relembra a figura fantástica do pai e seus ensinamentos…

Emanuelzinho (e) e prefeito Emanuel Pinheiro: geração que herdou compromisso do deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo Foto: Reprodução/Facebook

“Saudade, meu pai. Mas, onde quer que o senhor esteja, não se preocupe, não é sentimento triste, não. Tem gente que relaciona saudade com sentimento ruim, com o que falta, mas pra mim é coisa boa, porque a saudade diz que eu estou cheio de memórias; boas memórias, cheio de orgulho de ser seu filho e continuar seu legado como servidor do povo, cheio de esperança de um futuro melhor. E tudo isso eu aprendi com o senhor.

Saudade a gente sente daquilo que foi bom, daquilo que despertou amor, e isso sempre transbordou na nossa família. O senhor se foi, mas deixou muita saudade. Neste dia de lembranças, abraço aqueles que compartilham comigo essa saudade e que me fazem feliz por pertencer, por relembrar sua presença. Hoje eu abraço a minha amada mãe Maria Helena de Freitas Pinheiro e os meus queridos irmãos Helena Maria, Marco Antônio, Marco Túlio e Marco Polo, e vivo essa saudade serena de saber que fui e sou amado, e que amo muito toda a minha família”.

Para o neto de Emanuel Pinheiro da Silva Primo, Emanuelzinho, o orgulho de estar hoje numa posição que o avô esteve tempos atrás faz com que tenha ampliada sua sensibilidade e maior determinação de trabalhar firme para benefícios gerais da população. “Por ele ter sido deputado federal, e emplacado grandes avanços, ficou esse compromisso nosso de dar continuidade ao seu trabalho. Mesmo não o tendo conhecido, no meu cotidiano, de forma que não sei explicar, é quase possível sentir sua presença na minha vida e de minha família”.

Na opinião do jornalista Laerte Lannes, “há pessoas que traduzem tudo aquilo de bom que a sociedade espera e aplaude quando acontece. O deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo solidificou isso nos corações brasileiros. Sua passagem entristeceu o Brasil, Mato Grosso, cada um de nós. Fomos confortados parcialmente pela imposição de força atuante do filho [prefeito Emanuel Pinheiro] e do neto [Emanuelzinho], nomes que dispensam apresentações pela garra com que se dedicam a trabalhar pela população. Enfim, os grandes exemplos do nobre deputado federal Emanuel Primo, do cidadão exemplar que sempre foi, são imortais”.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Coronel Assis despenca em popularidade e pode ficar fora da reeleição

Falta de entregas, críticas repetitivas e perda de apoio enfraquecem Assis em 2026

Publicados

em

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O deputado federal coronel Assis (União Brasil) vive o momento mais delicado de seu mandato. Conhecido por ser um dos bolsonaristas mais fiéis da bancada mato-grossense, o parlamentar enfrenta queda expressiva de popularidade e risco real de não conquistar a reeleição em 2026.

Com base eleitoral em Cuiabá e Várzea Grande, Assis foi eleito em 2022 pelo quociente eleitoral e desde então acumula críticas pela ausência de resultados concretos. A postura de confronto constante com o governo federal já não tem o mesmo apelo junto ao eleitorado, que começa a cobrar entregas efetivas e não apenas discursos inflamados.

De acordo com pesquisa do Instituto IDOC, divulgada pelo portal O Documento, Assis aparece na 11ª colocação, com apenas 0,5% das intenções de voto. À frente dele estão nomes de peso como a primeira-dama de Mato Grosso, Vírgínia Mendes, e o deputado federal Fábio Garcia, ambos com desempenho expressivo. Também desponta a delegada Gisela Simona, do mesmo partido, consolidando um cenário desfavorável para o coronel.

Fontes ligadas ao grupo político de Assis afirmam que o parlamentar perdeu apoio de antigos aliados e teria se afastado de lideranças estratégicas em Várzea Grande, o que reduziu sua capacidade de articulação e influência. Além disso, há queixas sobre o atraso na liberação de emendas e promessas de campanha não cumpridas.

O desgaste é visível. “O discurso de oposição sem entrega perdeu força. O eleitor quer resultado, não apenas críticas”, avalia um analista político ouvido pela reportagem.

A pesquisa IDOC ouviu 600 pessoas entre os dias 11 e 15 de outubro, em cinco regiões de Cuiabá, com margem de erro de 4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O resultado reflete uma tendência clara: o eleitorado começa a cobrar coerência e resultado, deixando para trás quem se apoia apenas em bandeiras ideológicas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA