Política
Max Russi sugere flexibilização para evitar aglomerações em mercados e bancos
Política
Da Redação.
O deputado Max Russi (PSB) sugere a flexibilização do horário de funcionamento de supermercados e bancos, durante o período de pandemia em Mato Grosso. Na sessão extraordinária desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, o parlamentar defendeu, inclusive, a retomada do atendimento 24 horas de estabelecimentos, alegando ainda que a nova medida, estabelecida por diversos decretos municipais, tem causado efeito contrário as orientações do Ministério da Saúde, que tem orientado a não formação de aglomerações.
Russi afirma que tem recebido diversas reclamações e denúncias, por isso sugeriu um estudo para a viabilidade de uma nova medida nesse sentido. “Acho que os mercados nos grandes municípios de Mato Grosso deveriam, se possível e se o empresário quiser, abrir 24 horas. Isso sim evitaria aglomerações”,analisa.
Em relação as agências bancárias, que também funcionam em horário limitado, Max Russi foi enfático e manifestou não concordar com o funcionamento limitado, propondo a ampliação desse horários de atendimento.
“Os bancos, por si só, deveriam ampliar esse horário de atendimento nas agências bancárias, para que os pudéssemos, com isso, diminuir esse aglomerado de pessoas”, argumentou.
Foto: Secom/AL-MT
Política
Eficiência parlamentar de Botelho e Russel garantem avanços para MT e sua população
Unidos no comando da Mesa Diretora, os deputados Eduardo Botelho (União Brasil) e Max Russel (PSB) consolidaram retomada administrativa e confiabilidade geral à ALMT, medidas geminadas com outros segmentos do Executivo. O Parlamento vivenciou grave crise financeira antes da gestão Botelho/Russel
Respectivamente presidente da ALMT e 1. secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, os deputados Eduardo Botelho (UB) e Max Russel (PSB) têm consciência clara das mudanças positivas que, via Parlamento Estadual, conseguiram implementar no Estado desde o início do primeiro mandato do governador Mauro Mendes. Foi quando ficou constatado o completo sucateamento da máquina pública, que, até então, não apresentava perspectivas alentadoras de reequilíbrio das contas.
Em parceria com outros órgãos institucionais, a exemplo do Judiciário e com o próprio Executivo, a ALMT apoiou uma série de medidas emergenciais adotadas para que o caos fiscal não se instalasse definitivamente no Estado.
Botelho reconhece que nem todas as ações viabilizadas tiveram aceitação popular, tornando-se o remédio amargo que muitos repudiam, quando a doença atinge estágios crônicos.
“Nós nos aliamos ao governo justamente por entender ser justo e necessário resolver as pendências que emperravam a máquina. Se parasse de vez, o Estado entraria em colapso irreversível de solução. Para tanto, contamos com aliados importantes, e o Judiciário, o Tribunal de Contas, foram apoiadores fantásticos. E aquilo que parecia ser um túnel sem luz, logo voltou à normalidade, estampando luz esperançosa”.
Tanto Botelho como Russel estampam franco reconhecimento ao trabalho dinâmico e determinado do governador Mauro Mendes, que, sem hesitar, conseguiu reconduzir Mato Grosso ao posto que todos desejavam: debelar a crise e promover caminhos que facultassem maior desenvolvimento.
“Lógico que as medidas impactaram, mas MT ressurgiu forte, impondo liderança inédita em vários setores. Foi o resultado desse empenho coletivo entre instituições e governo. A AL se orgulha de ter participado ativamente desse processo”.
Foi durante a gestão de Botelho à frente da Mesa Diretora que o Parlamento Estadual devolveu grande parte do duodécimo, recursos empregados na área social.
“Eu e Max {Russel] temos esse entendimento: se o dinheiro for suficiente para cobrir gastos com a folha e outros encargos, então devemos disponibilizar o restante para fins que realmente estampam carência. Foi o que fizemos”.
Ambos não se gabam de ter protagonizado gestões gradualmente inovadoras na Casa de Leis do Estado. Conforme Max Russel, economizar está no centro das atenções desde que assumiu o comando da presidência e da Primeira Secretaria da AL.
“Sem prejudicara os servidores da AL e tampouco o próprio Parlamento, temos enxugamos gastos desnecessários, investindo onde é realmente primordial. Isso gera uma contabilidade positiva mês a mês. Por conseguinte, os recursos economizados se evidenciam, transformando-se concretamente em ações. É isso que fortalece o órgão legislador e seus integrantes”.
Quem é Botelho?
Dados biográficos da ALMT…
Com a infância marcada por muito trabalho, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Eduardo Botelho (União Brasil/MT), nasceu 08/03/1959, em Nossa Senhora do Livramento. Filho de Benedito Caetano Botelho e dona Venina Vieira Botelho, tem nove irmãos e passou a infância no sítio Pirapora. Pai de quatro filhos, Botelho é casado com Sônia Meira Botelho.
Começou a trabalhar ainda na infância, junto com o pai na roça, serviço árduo, mas necessário para ajudar no sustento da casa. Depois, foi morar em Cuiabá com a família. Com espírito empreendedor, começou a vender jornais pela manhã e balas na porta dos cinemas à noite, época áurea do Cine Teatro e do Cine Bandeirantes. Determinado, estudou na capital nas escolas públicas Leovegildo de Melo, Fernando Leite e Escola Técnica Federal. Formou-se em Engenharia Elétrica pela UFMT e em Licenciatura, com especialização em Matemática.
Mesmo diante das dificuldades financeiras, não mediu esforços para conquistar seu espaço profissional e ajudar a família. Conciliava o trabalho com os estudos e a vida foi melhorando gradativamente. Estagiou na Empaer; foi auxiliar de oficina na antiga Grecovel Veículos; professor de Matemática e Física em diversas instituições de ensino em Cuiabá e cidades do interior, como Diamantino.
Botelho seguiu firme a luta, tanto que obteve êxito na carreira empresarial e pública. Dedicado ao trabalho, se destacou no antigo escritório regional da extinta Cemat, na década de 90. Época em que se desdobrava para levar energia elétrica aos mais distantes rincões mato-grossenses. Emociona-se quando lembra que até o seu ingresso na universidade a sua casa não tinha energia elétrica.
Quem é Max Russel?
Max Russi é do ramo empresarial. É casado com Andreia Wagner e possui 4 filhos: Sophia, Willian, Gabriel e Marianna. Tem uma trajetória pautada no desenvolvimento social e econômico. Se reelegeu deputado estadual com um grande crescimento eleitoral, superando em 300% o seu número de votos. Foram 20.609 na primeira eleição, 35.042 na segunda e 70.328 na terceira.
Na Setas, atual Setasc (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), implantou o maior projeto de promoção social do estado, o Pró-Família, colaborando para que mais de 22 mil famílias saíssem da miséria e tivessem a dignidade que mereciam. Esse programa de combate à vulnerabilidade evoluiu através da atuação da primeira-dama Virginia Mendes e passou a ser chamado de Ser Família e Ser Família Emergencial, levando distribuição de renda a mais de 100 famílias nos 141 municípios.
Natural de Salto do Lontra, no Paraná, sua história começou no interior de Mato Grosso, como a de muitos outros migrantes, trabalhando com afinco nessa nova terra. Iniciou como funcionário de um posto de combustível e, com todo o esforço, tornou-se empresário. Mas nunca esqueceu das dificuldades que passou.
Entrou para a política para ajudar aqueles que estavam ao seu lado e que necessitavam de um olhar mais humano do governo. Foi eleito vereador da cidade de Jaciara com 23 anos. Quatro anos depois assumiria a prefeitura de Jaciara, numa campanha de “Daví contra Golias”. Fez um excelente trabalho e foi reeleito com facilidade, estando a frente no município por mais uma gestão.
Quando sua região mais necessitava, foi à luta e se elegeu como deputado estadual do Vale do São Lourenço. Político nato e grande liderança municipalista, foi convidado pelo governador para assumir a Casa Civil, sendo a mão forte do governo e levando progresso para todos os municípios.
No período de um ano, assumiu a Presidência da Casa de Leis, tendo se destacado na economia de recursos e gestão de combate à pandemia. Como presidente do Legislativo articulou ainda no início do ano, junto à Comissão de Saúde da ALMT, a criação de 5 novos postos de vacinação contra a covid-19, em polos importantes, sendo 3 na baixada cuiabana, um em Rondonópolis e um em Tangará da Serra. No total, 594.611 pessoas foram imunizadas. Assumiu o Governo do Estado por um dia, chegando a sancionar a Lei Complementar nº 691, de sua própria autoria, que criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso.
-
Polícia7 dias atrás
Câmeras mostram homem entra na viatura e se tranca no porta-malas
-
Variedades7 dias atrás
Unidades do Sesc-MT retomam atividades após recesso de fim de ano
-
Política7 dias atrás
PROJETO PARA REVOGAR TAXA DO LIXO SERÁ ENVIADO À CÂMARA POR ABÍLIO EM FEVEREIRO
-
Saúde7 dias atrás
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
-
Variedades7 dias atrás
Museu de Arte Sacra de MT tem programação para as crianças durante as férias
-
Política6 dias atrás
Calendário de Vencimento do IPVA 2025: Prazos, Descontos e Parcelamento
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil de MT recebe R$ 42,4 milhões para modernizar e inaugurar delegacias em 2024
-
Variedades2 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
Você precisa estar logado para postar um comentário Login