VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Mauro Mendes e Virginia reúne multidão no bairro Pedra 90 Cuiabá

Este foi o primeiro evento de campanha que a primeira-dama pôde participar. Virginia venceu um câncer no pâncreas há poucos meses, mas ainda está em tratamento para a completa recuperação.

Publicado em

Política

Foto: Secom MT

Ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, o governador Mauro Mendes reuniu uma multidão de centenas de pessoas durante caminhada no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

A caminhada foi realizada entre o final da tarde e início da noite desta terça-feira (20.09).

Este foi o primeiro evento de campanha que a primeira-dama pôde participar. Virginia venceu um câncer no pâncreas há poucos meses, mas ainda está em tratamento para a completa recuperação.

“Pela primeira vez na campanha de 2022, depois de tudo que ela passou, que nós passamos, a Virginia está junto comigo em atos de rua, de campanha. Eu tô muito alegre porque ela melhorou muito. Agradeço a todos que oraram pela saúde dela”, afirmou o governador.

Mauro Mendes lembrou do carinho que tem pelo bairro Pedra 90, tendo feito atos de rua em todas as campanhas que participou.

Durante sua gestão como prefeito de Cuiabá, Mauro foi o responsável por concluir o asfaltamento em todo o bairro.

“Estive aqui em 2008, 2010, 2012, 2018 e agora em 2022. E hoje é um dia mais especial ainda porque a Virginia está junto comigo”, declarou.

Leia Também:  Secretaria de Cultura convida para reabertura do espaço dedicado ao projeto ‘Cuiabá Sonoro’

Também participaram do ato os candidatos a deputado federal Fábio Garcia e Gisela Simona; além de secretários de Estado, lideranças políticas, apoiadores e a população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Luta e celebração marcam comemoração dos povos originários

Publicados

em


“Um dia para celebrar nossa resiliência, nossa resistência. A gente precisa celebrar a conquista de estar na faculdade, nos espaços que ainda precisam ser conquistados. Celebrar a nossa existência!” A frase é uma reflexão de Eliane Xunakalo, presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) sobre o dia 19 de abril, em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas.

Em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa (ALMT) atua na defesa dos direitos da população indígena do estado por meio de iniciativas como câmara setoriais temáticas, frentes parlamentares, propostas de leis e na realização de audiências públicas. Este ano, no dia 5 de abril, o deputado Lúdio Cabral (PT) presidiu uma grande audiência pública em Cuiabá. O evento reuniu mais de 300 pessoas representantes de diferentes etnias na praça Ulisses Guimarães para discutir políticas públicas para a população indígena em todo o estado.

Mas a atuação da ALMT também foi marcada, em 2022 e 2023, pela Câmara Setorial Temática das Causas Indígenas. Presidida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), a CST realizou discussões importantes, principalmente sobre questões relacionadas à saúde e à educação para os povos indígenas. No ano passado, inclusive, representantes da Câmara e o deputado Carlos Avallone visitaram a Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), a primeira do Brasil e que está instalada em Barra do Bugres.

Leia Também:  Audiência Pública discute sobre pessoas desaparecidas em Cuiabá

Entre os pontos destacados pela Câmara, está a necessidade de uma ação entre as fontes de financiamento e as demandas indígenas reais para fornecer recursos para que as sociedades indígenas cumpram os destinos desejados. Além disso, o relatório da CST também chama a atenção para uma maior participação dos povos originários no debate e na formulação de ações para atender as demandas existentes.

Advertisement

“Apesar das limitações conceituais, epistemológicas, demográficas, organizativas e, principalmente, políticas que hoje se evidencia para a formulação e implementação de uma estratégia de refundação da temática indígena, a partir da ideia de autodeterminação e autonomia territorial indígena, entendemos ser necessário, ao menos, tentar sobre a participação política dos povos indígenas nas instâncias de Poder Legislativo brasileiro”, traz o relatório.

Eliane Xunakalo, presidente da Fepoimt, explica que a representatividade dos povos indígenas na construção de políticas públicas ainda é baixa e que é precisou ouvir mais a população para identificar suas demandas, incluí-la na elaboração das propostas que vão desde a demarcação de terras, até educação, saúde, emprego.

“Estamos propondo diálogo, somos nós que sabemos da realidade no chão da aldeia. Temos demandas na área da saúde, educação, valorização da cultura, demarcação de território, fomento às cadeias produtivas nas quais fazemos partes. Assuntos em que a Assembleia pode contribuir muito com a gente”, afirma Eliane.

Advertisement

Curiosidade – O 19 de Abril foi instituído, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, como o Dia do Índio. Na época, a data foi escolhida após o primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, e que ficou recomendado aos países americanos a adoção desta data para celebrar o dia dos povos originários.

Leia Também:  Cuiabá: requalificação da Avenida 30 entra na etapa de reconstrução

Quase 80 anos depois, o nome da data foi alterado para Dia dos Povos Indígenas, atendendo uma proposta da deputada Joenia Wapichana, de Roraima. De acordo com a parlamentar, a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado “índio”, mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira.

“O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico”, afirmou a deputada quando o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Com informações da Agência Câmara.


Secretaria de Comunicação Social

Advertisement

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]






COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA