Gestão Premiada
Mauro é homenageado por contribuição em tornar Mato Grosso referência nacional em gestão
Governador Mauro Mendes (União) recebeu o Prêmio Rui Barbosa de Qualidade de Gestão
Política
O governador Mauro Mendes (União) recebeu o Prêmio Rui Barbosa de Qualidade de Gestão, concedido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A homenagem aconteceu na manhã desta quarta-feira (19). A premiação é concedida aos gestores públicos que contribuíram junto ao TCE-MT para alçar a administração pública do estado e, dos municípios, no patamar de referência nacional em qualidade de gestão e prestação de bons serviços à população.
O evento faz parte do calendário de comemorações dos 70 anos do tribunal.
“O que nós fizemos, com apoio dos Poderes e de toda a população, foi equilibrar as contas e isso significa fazer sobrar dinheiro para investir. Nenhum hospital seria construído se não tivéssemos essa responsabilidade fiscal. Nenhuma escola, nenhuma estrada e os salários talvez não estariam em dia sem isso, assim como não estavam lá em 2018. Com esse trabalho, hoje conseguimos investir naquilo que verdadeiramente importa ao cidadão”, destacou Mauro Mendes.
O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, listou os avanços do tribunal nos últimos anos e a participação efetiva do governador para que essas melhorias pudessem ser implementadas.
Exemplo disso, conforme Novelli, é o aprimoramento dos indicadores de gestão, que tem auxiliado o estado e os municípios a monitorar e implementar com mais assertividade as políticas públicas em prol da população.
“O governador ajudou o tribunal a contribuir para melhorar a qualidade e a eficiência da administração pública. E ele tem falado muito dessa palavra, a eficiência, e ela é estratégica mesmo. Eficiência é o que nós precisamos cada vez mais”, pontuou.
Também participaram do evento: o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar; o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva; o conselheiro do TCE-MT, Valdir Teis; além de dezenas de prefeitos e servidores dos municípios.
Política
“Se Flávia Moretti resolver a questão do abastecimento de água em VG, já fará muito”, afirma Wanderley Cerqueira
Na esteira de cobranças de Cerqueira a Flávia Moretti, constam empreendimentos complexos e outros que ele considera de fácil resolução. O mais importante – cita – diz respeito à solução de abastecimento de água potável, principal pilar da campanha de Flávia Moretti
Sem se colocar na linha oposicionista da atual gestão do município várzea-grandense, afirmando “estar sempre do lado do povo”, o vereador Wanderley Cerqueira (MDB), presidente da Câmara Municipal de VG, tem deixado claro total descontentamento com a gestão da prefeita Flávia Moretti. Mas pondera ser preciso ‘dar um tempo’ para que a prefeita saia da inércia comum a todo início de administração, e efetivamente passe a atender os munícipes. Ele torce para que, pelo menos, ela consiga resolver a questão do precário abastecimento de água potável no município, dilema de décadas.
“Há algumas ações em andamento junto ao DAE – Departamento de Água e Esgoto e nas ETA(s) para que o sistema hídrico funcione integrado em todas as regiões. Não é um desafio que pode ser cumprido hoje e nem tampouco amanhã, pois exige equipamentos mais modernos e investimentos sequenciais. A normalização do abastecimento d’água potável em VG está calcada justamente por aí. Resta aguardarmos mais medidas do Executivo e continuar vigilantes para saber se esse ritmo de trabalho anunciado pela assessoria de Flávia será mantido e trará os resultados desejados”.
Segundo Cerqueira, tudo ainda é muito precoce nesse início de administração, e às cobranças deve ser associada também alguma dose de paciência compreensiva.
“É preciso frisar que o Legislativo não está hasteando nenhuma bandeira opositora ao Executivo. Na qualidade de fiscais do povo, vamos cobrar ações resolutivasd; é o nosso papel legislador. Por outro lado, vamos também apoiar a gestão municipal em projetos que correspondam à expectativa da população”.
Cerqueira afirmou que os parlamentares estão alinhados para que a administração do município arregace as mangas e cumpra tudo aquilo que foi prometido nos palanques.
“Assumi o comando da Mesa Diretora para ser o timoneiro [controlador do timão de uma embarcação] do Parlamento. A exemplo da prefeita, ainda estou tomando pé das coisas na presidência, quando terei um panorama mais lúcido de onde e como proceder, a fim de melhor agilizar os trabalhos do Legislativo e acolher os cidadãos várzea-grandenses”.
Na esteira de cobranças de Cerqueira a Flávia Moretti, constam outros empreendimentos complexos e outros que ele considera de fácil resolução.
Novamente questionado sobre a revogação [pela prefeita Flávia Moretti] do decreto que instituía a cessão do antigo prédio do Fórum de VG à Câmara Municipal, Cerqueira minimizou essa decisão da chefe do Executivo local.
“Se a prefeita Flávia Moretti prometeu isso e agora resolveu descumprir sua palavra, revogando esse decreto, não há o que fazer. Não insistimos mais: estamos providenciando a locação de um outro imóvel para sediar as instalações da Câmara Municipal”.
Cerqueira observou que todo administrador iniciante se depara com leque complexo de desafios ao assumir determinado órgão público. Solucionar os principais impasses – observa – pode ser viável desde que o prefeito disponha de determinação para levar avante tal empreitada.
“Se inexiste vontade política, nada acontece, naturalmente. A prefeita Flávia Moretti prometeu retirar os radares eletrônicos após assumir o Paço Municipal. Trata-se de dispositivo que tem causado prejuízos à população. São úteis, concordo, como medida de prevenção para conter abusos de alta velocidade em trechos urbanos. Na contrapartida da segurança ofertada pelos radares a pedestres e condutores, alguns flagrantes de infração no trânsito incorrem em clara injustiça, quando motoristas são multados por diferenças mínimas dos registros estipulados nas placas assinaladas nas áreas. Tanto que esses radares já foram apelidados de “ratoeiras eletrônicas”, levando-se em conta a quantidade de multas altíssimas aplicadas em VG, mês a mês”.
Também a questão da coleta de lixo foi citada por Wanderley Cerqueira como de fácil solução. Mesmo porque, assinala, essa é uma das obrigações fundamentais do município. “Recolher regularmente dejetos domiciliares e hospitalares é algo que se acopla ao cotidiano de qualquer administração municipal. Se há falhas nesse sistema, então tudo fica complicadíssimo, com lixo entulhado por todos os cantos”.
-
Polícia6 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Política3 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego6 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Polícia3 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Saúde6 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Polícia6 dias atrás
Em VG vereadores desistem de mudar a câmara para o prédio do antigo Fórum
-
Variedades2 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá