CRÍTICA DIRETA
Mauro dispara contra absurdo de vítima de estupro ter pena maior que estuprador: “Brasil é cheio de hipocrisia”
Mauro diz ser um grande aquívoco e absurdo você querer comparar uma vítima a um criminoso.
Política
Governador Mauro Mendes (UNIÃO) se manifestou totalmente contrário ao Projeto de Lei 1904/2024, que equipara o procedimento de aborto legal realizado após 22 semanas ao crime de homicídio. Para o gestor, é um grande absurdo que alguém vítima de estupro ter uma pena maior que os próprios estupradores, mesmo ele não concordando com a prática de interrupção da gravidez.
“E é um grande equívoco aqui e um grande absurdo você querer comparar uma vítima a um criminoso. E dar a vítima uma pena maior que os criminosos”, disse na tarde desta quinta-feira (20), em conversa com a imprensa.
“O Brasil é cheio de hipocrisias, dessas incongruências, cheio de leis não inteligentes e muitas vezes frouxas. Na tentativa de fazer algo, está se fazendo grandes confusões. E é um absurdo dar a uma mulher vítima de violência, por mais que ela esteja fazendo algo que eu não concordo, que muitos não concordem, mas eu tenho certeza que ninguém concorda dar uma pena com a vítima maior que está com o criminoso”, completou.
Deputada federal Coronel Fernanda (PL) e o deputado federal Abílio Bruni (PL) e outros 29
deputados assinaram o PL. A proposta foi aprovada em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o que exclui a necessidade de tramitação em comissões temáticas e permite que o PL seja votado diretamente no plenário.
Por outro lado, em meio a reações negativas de diversos setores da sociedade civil e protestos em diversas cidades do Brasil, o projeto vem perdendo força e não deve ser mais pautas, ao menos por enquanto. O autor do PL, deputado federal Sostenes Cavalcante (PL-RJ), disse que o texto pode ter mudanças, mas que não abre mão do “cerne” da questão.

Política
PL prepara chapa forte com representantes de Rondonópolis: Zé Márcio e Luciana Horta ganham destaque para 2026
Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado

O Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, sob a liderança do presidente estadual Ananias Filho, já articula suas principais apostas para as eleições de 2026. A legenda pretende montar uma chapa robusta para a Assembleia Legislativa (ALMT), com atenção especial à representatividade de Rondonópolis — segunda maior cidade do estado.
Em entrevista a uma site (Marreta Urgente), Ananias revelou que o partido reservará duas candidaturas específicas para o município, com equilíbrio de gênero: um homem e uma mulher. Apesar de não confirmar oficialmente os nomes, a reportagem apurou que duas lideranças locais se destacam nos bastidores como pré-candidatos com grande potencial: Zé Márcio Guedes e Luciana Horta.
Zé Márcio, ex-vereador e nome conhecido na política local, vem articulando sua pré-candidatura com discurso afinado às pautas do partido. “Estou muito motivado a ajudar na transformação da política nacional e estadual”, afirmou, já se posicionando como um dos principais nomes do PL para disputar vaga na ALMT.
Luciana Horta, vereadora mais votada de Rondonópolis, também confirmou sua disposição em representar o município no Legislativo estadual. “Estamos à disposição do Partido Liberal, por meio do convite feito pelo presidente Ananias Filho, para seguir representando com coragem e firmeza. Queremos ampliar a luta por políticas públicas voltadas às mulheres, com mais proteção, saúde e cidades seguras. Isso nos motiva profundamente e aumenta nosso senso de responsabilidade com essa missão”, declarou.
Com essas possíveis candidaturas, o PL sinaliza seu compromisso em fortalecer a atuação no interior do estado e ampliar a presença feminina na política, apostando em nomes com forte apelo popular e histórico de atuação em Rondonópolis.
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet
-
Judiciário6 dias atrás
STF nega pedido de associação para barrar reintegração em MT
-
Judiciário5 dias atrás
Coronel Assis diz que declaração de ministro é ataque às polícias
-
Esporte7 dias atrás
Mixto anuncia zagueira Ana Lourdes para reforçar defesa na Série A2
-
Cultura7 dias atrás
1ª Feira Indígena de Mato Grosso acontece no Museu de História Natural de Mato Grosso
-
Judiciário5 dias atrás
Ação contra dono de construtora, Silval e mais 3 é enviada ao STJ
-
Economia6 dias atrás
MT será o maior beneficiado da ‘guerra’ entre China e EUA
-
Variedades6 dias atrás
Festival da Pamonha movimenta a Comunidade Rio dos Peixes a partir desta sexta-feira (18)