VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GOVERNANDO PARA TODOS

Madrinha da unidade ambulatorial Trans, Virginia Mendes destaca que Governo preza pela inclusão e acolhimento

Esta é a primeira unidade do Estado e atenderá todos os municípios conforme o regime de regulação médica, com atendimento 100% via SUS

Publicado em

Política

Foto: Jana Pessôa/Unaf

Na inauguração do Ambulatório de Atenção à Transexualidade do Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (CERMAC), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, madrinha da unidade, destacou o respeito do Governo com a comunidade LGBTQIAPN+, que terá acesso a atendimento especializado. Esta é a primeira unidade do Estado e atenderá todos os municípios conforme o regime de regulação médica, com atendimento 100% via SUS.

A ação é gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (SES), conforme determinação do Ministério da Saúde. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (23.08).

O espaço, que tem como lema “Acolher, Cuidar e Incluir”, tem como base a ideologia do programa SER Família, que preza pela Superação, Esperança e Respeito, projetado pela primeira-dama Virginia Mendes. De acordo com ela, a unidade demonstra fatores imprescindíveis para a diversidade de gênero, com acesso a cuidados especializados, revelando inclusão e respeito e promovendo a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

“Quero parabenizar a todos do movimento LGBTQIAPN+ por acreditarem neste projeto, bem como a toda a equipe da saúde, em nome do secretário Gilberto Figueiredo e da secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes Neves. É motivo de muita honra inaugurar esse espaço, porque o Governo do Estado preza pela inclusão, amor, respeito, carinho e acolhimento”, destacou a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

Ela também lembrou que a unidade está dentro das perspectivas do programa SER Família. “Superação, Esperança e Respeito por todas as pessoas e sem discriminação. Aqui, a comunidade terá todos os cuidados necessários para enfrentar o processo de transição. Peço que Deus abençoe todos vocês”, disse Virginia Mendes.

“Como vocês mesmos disseram, é uma luta muito grande, pois há décadas esperavam por esse momento. Quantos governadores passaram e esse projeto não saiu do papel. Fico feliz e honrada por estarmos inaugurando nesta gestão, com uma equipe de saúde que faz a diferença em todo o Estado. Que essa ação seja a primeira de muitas”, reforçou a primeira-dama do Estado.

A presidente da Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso (ASTRAMT), Josy Tayllor, falou sobre o sentimento de ver a unidade pronta. “Para nós, é um motivo de muita alegria, porque esse grande dia chegou. É um sonho realizado para todos nós da comunidade LGBTQIAPN+ que lutamos há muitos anos. Hoje, é fruto de um trabalho que vem sendo construído com o apoio do Governo do Estado e da primeira-dama Virginia Mendes, que tem nos acolhido e nos feito sentir valorizados. Dona Virginia nos respeita enquanto pessoas”, ratificou a presidente da ASTRAMT, Josy Tayllor.

Na cerimônia, a defensora pública Rosana Leite fez um pedido à primeira-dama Virginia Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para homenagear a multiartista Hend Santana, artista transexual que contribuiu significativamente com a cultura do Estado.

“Já alinhei com a nossa primeira-dama e madrinha deste espaço, Virginia Mendes, a homenagem à saudosa e querida Hend Santana, e esta unidade levará seu nome. Virginia, para nós é uma honra ter seu apoio em tudo o que propomos, porque você é o grande coração desta gestão”, destacou Gilberto Figueiredo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Causa Animal: Vereador Wender Madureira falou sobre implementação do Bem-Estar-Animal em VG

O discurso de Madureira recebeu elogios dos demais vereadores, que reconheceram a importância da proposta.

Publicados

em

Foto:Assessoria Câmara de Vg

O vereador Wender Madureira (Republicanos) tem se destacado como a principal voz em defesa da causa animal na Câmara de Várzea Grande. Único parlamentar eleito com essa bandeira, ele expressa sua indignação diante da indiferença humana ao sofrimento dos animais, que frequentemente são vítimas de maus-tratos e abandono.

Com uma trajetória marcada pelo resgate de incontáveis cães e gatos em situação de risco, tanto em Várzea Grande quanto em outros municípios, Madureira denuncia casos chocantes de crueldade. Segundo ele, muitos animais são simplesmente descartados ou até mortos por seus tutores quando atingem a velhice ou adoecem, uma realidade que precisa ser combatida com urgência.

Diante dessa situação alarmante, o vereador tem buscado inspiração na fé para continuar sua missão e tocar o coração das pessoas. No entanto, ele também reconhece a necessidade de políticas públicas eficazes para mudar essa realidade. Em um pronunciamento recente na Câmara Municipal, Madureira destacou a importância da implementação do Bem-Estar Animal em Várzea Grande, iniciativa que já trouxe avanços significativos para Cuiabá, onde há uma estrutura dedicada ao cuidado dos animais em situação de vulnerabilidade.

O parlamentar enfatizou que, atualmente, ele e sua esposa, Mônica, têm sido os principais defensores da causa na cidade, já tendo resgatado cerca de 75 cachorros. No entanto, ele acredita que a criação do Bem-Estar Animal em Várzea Grande será fundamental para fortalecer o trabalho das ONGs que atuam na defesa dos animais, além de possibilitar ações como castrações, microchipagem e campanhas educativas sobre a guarda responsável.

 Ele reforçou que a implementação dessa estrutura não apenas salvará vidas, mas também promoverá uma mudança cultural na forma como os animais são tratados no município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA