Política
Lewandowski impede que Mato Grosso seja incluído ao CADIN após decisão
Política
Da Redação
No último dia 13 de dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, acatou uma liminar para impedir que a União insira o Estado de Mato Grosso no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), caso o nome do Estado fosse incluído neste cadastro, que funciona como uma espécie de cadastro negativo, os repasses referentes as transferências voluntárias seriam bloqueados e resultaria no impedimento de operações de crédito pelo Mato Grosso.
O processo é de 2009, quando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo celebrou um convênio de “Fortalecimento Institucional para Gestão Estadual do Turismo no Âmbito do Prodetur Nacional de Mato Grosso” com o Ministério do Turismo, com o objetivo de contratar uma empresa especializada na elaboração do Programa de Desenvolvimento do Turismo, em mato Grosso.
Anos mais tarde, a União rejeitou a prestação de contas do convênio, assim como, a aplicação financeira do contrato, determinando assim, o recolhimento do valor integral disponibilizado pela União.
O Estado foi notificado em 2019 através de oficio, solicitando o pagamento de R$ 280 mil, caso o valor não fosse pago, a pena seria a inclusão de Mato Grosso no CADIN e inscrição na dívida ativa. Após a notificação, o Estado recorreu ao STF solicitando que a inclusão do nome de Mato Grosso no cadastro fosse declarada ilegítima até que o Estado seja ultimado a tomada de contas especial no Tribunal de Contas da União (TCU).
Na decisão, Lewandowski afirmou que é necessário aguardar o exame de demanda pelo TCU, oportunizando o direito ao contraditório, disse ainda que a inclusão imediata de Mato Grosso no cadastro é irregular.
Foto: STF
Política
Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água
Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
-
Esporte5 dias atrás
Participação de primeira gestora municipal foi um dos marcos dessa edição
-
Polícia1 dia atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
Você precisa estar logado para postar um comentário Login