VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Política

Lewandowski impede que Mato Grosso seja incluído ao CADIN após decisão

Publicado em

Política

Da Redação

No último dia 13 de dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, acatou uma liminar para impedir que a União insira o Estado de Mato Grosso no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), caso o nome do Estado fosse incluído neste cadastro, que funciona como uma espécie de cadastro negativo, os repasses referentes as transferências voluntárias seriam bloqueados e resultaria no impedimento de operações de crédito pelo Mato Grosso.

O processo é de 2009, quando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo celebrou um convênio de “Fortalecimento Institucional para Gestão Estadual do Turismo no Âmbito do Prodetur Nacional de Mato Grosso” com o Ministério do Turismo, com o objetivo de contratar uma empresa especializada na elaboração do Programa de Desenvolvimento do Turismo, em mato Grosso.

Anos mais tarde, a União rejeitou a prestação de contas do convênio, assim como, a aplicação financeira do contrato, determinando assim, o recolhimento do valor integral disponibilizado pela União.

O Estado foi notificado em 2019 através de oficio, solicitando o pagamento de R$ 280 mil, caso o valor não fosse pago, a pena seria a inclusão de Mato Grosso no CADIN e inscrição na dívida ativa. Após a notificação, o Estado recorreu ao STF solicitando que a inclusão do nome de Mato Grosso no cadastro fosse declarada ilegítima até que o Estado seja ultimado a tomada de contas especial no Tribunal de Contas da União (TCU).

Na decisão, Lewandowski afirmou que é necessário aguardar o exame de demanda pelo TCU, oportunizando o direito ao contraditório, disse ainda que a inclusão imediata de Mato Grosso no cadastro é irregular.

Foto: STF

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Prefeitura de Livramento entrega novos filtros de purificação de água

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água,

Publicados

em

Foto: Ediélissa de Oliveira

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), entregou, nesta sexta-feira (17), novos filtros de zeólita para purificar a água. Esses filtros ajudam a eliminar odores desagradáveis, reduzir a turbidez e melhorar o sabor, incluindo a remoção de gostos metálicos, comuns. A iniciativa atende a um antigo pedido da população.

Esses filtros removem ferro e manganês, substâncias que causam turvação e coloração amarelada na água, além de manchas em roupas e incrustações em tubulações. O novo processo de purificação é ecológico, não utiliza produtos químicos, e é seguro para a saúde. A manutenção do sistema, por meio da retrolavagem, é realizada apenas com água limpa.

O prefeito Thiago Almeida (União) destacou a importância da medida para a gestão dos recursos hídricos do município; “Hoje é um momento único. A nossa população sofria com a má qualidade da água. Esta conquista é de todos nós, mas especialmente do povo livramentense. Agradeço ao meu secretariado e ao apoio da Câmara Municipal. Estou muito feliz em entregar esses novos filtros com apenas 17 dias de gestão”, afirmou o prefeito.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, como a secretária de Administração, Jordice Miranda; o subsecretário de Cidades, Leandro Arruda; o secretário de Obras, Sérgio Barros; a subsecretária de Comunicação, Fernanda Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luciênio Batista; e o coordenador do DAE, Marcos Sousa.

Como também o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Samoel de Barros; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Bradão; e os proprietários da empresa Orion Água e Química, Adriano Sales e Litercio Batista.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA