SOLIDARIEDADE AO PRÓXIMO
Prefeito Kalil Baracat cria Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e anuncia novo CRIDAC
OBRAS E REPRESENTATIVIDADE EM VÁRZEA GRANDE MARCAM INÍCIO DA SEMANA DESCENTRALIZADA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. PREFEITO RESSALTA GESTÃO DE INCLUSÃO
Política

Em uma clara demonstração do respeito para com toda a população, principalmente aquela composta por portadores de necessidades especiais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, presidiu à abertura da Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência assinando o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que encaminha a apreciação dos vereadores a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e anunciou a conclusão do projeto do novo Centro Especializado de Reabilitação – CRIDAC, já aprovado pela Vigilância Sanitária e que será agora licitado para ainda em 2024 ser entregue a população.
“Será igual as demais unidades de Saúde que já entregamos em nossa gestão. Funcional, eficiência, com pessoal especializado, com equipamentos de última geração e principalmente que assegure dignidade as pessoas que buscam um tratamento de saúde por terem alguma limitação, alguma deficiência”, frisou o prefeito para centenas de pessoas que participaram do evento realizado no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, o Fiotão.
A futura Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pautará todas as demandas desse público em especial e suas necessidades mais prementes.

SECOM/VG

SECOM/VG
“A minha administração está se pautando desde o início, no diálogo, no entendimento, em busca de resolver os compromissos e fazer aquilo que está ao nosso alcance. Temos desenvolvido políticas públicas em todas as áreas, em especial, na Saúde, Educação e Assistência Social, e temos avançado muito nestes setores. Reconhecemos que ainda temos falhas, a exemplo da mobilidade urbana para os detentores de dificuldades, porém essa não é uma questão só de Várzea Grande, mas de todos os municípios brasileiros. O que podemos afirmar é que estamos fazendo de tudo para diminuir as demandas, nas questões envolvendo o transporte coletivo, as nossas obras com acessibilidade e no atendimento do serviço público”, destacou o prefeito.

SECOM/VG
Quanto à realização da Semana Descentralizada de Luta pela à Pessoa com Deficiência, o prefeito disse que se sente honrado, pelo município de Várzea Grande ter sido escolhido para sediar esse importante evento. “Teremos até sábado muitas atividades a serem desenvolvidas e tenho certeza de que todos que estão participando dessa ação terão a sua demanda solucionada.

SECOM/VG
A concorrida solenidade contou com a participação de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais, como a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal, Gisela Simona, os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo (Saúde) e Grasielle Paes Silva Bugalho (Assistência Social e Cidadania), além de secretários municipais e vereadores.
A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, ressaltou que como membro do Ministério Público sempre é procurada em defesa daqueles que tem limitações ou dificuldades e fica muito feliz em ver que a Prefeitura de Várzea Grande tem procurado e atuado de forma exaustiva na busca de solucionar problemas das pessoas com deficiência.

Primeira-dama Kika Dorileo/SECOM/VG

SECOM/VG
“Políticas e decisões como essa, tornam os diferentes, iguais perante o Poder Público e suas políticas e isto nos deixa mais feliz”, frisou Kika Dorilêo Baracat.
A Superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Thaís Augusta de Paula – primeira mulher a assumir a pasta – disse que o município de Várzea Grande mais uma vez dá um passo importante nas questões que envolvem a luta da pessoa com deficiência. “O município está realizando a semana descentralizada da pessoa com deficiência, um marco na história de Várzea Grande, que toda a vida teve que recorrer ao Centro de Reabilitação Estadual para fazer atendimento. Hoje aqui tem um centro, mas não dá conta da demanda que é muito grande. Várzea Grande tem avançado muito, e um desses exemplos é do esporte adaptado, centro paraolímpico, inclusão nas escolas e isso para as pessoas com deficiência é importantíssimo, “elogiou.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Diney Ribeiro Campos, disse que a Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência é importante porque mostra a luta desse público, e o evento dá voz e vez às pessoas com deficiência. “Teremos três dias direcionados com debates, prestações de serviços, e tudo que a pessoa com deficiência precisa, além de entretenimento ao público que estiver presente. Estamos no caminho certo e o apoio do prefeito Kalil Baracat tem sido muito importante nessa evolução”.

Secretária de Assistência Social, Ana Cristina
Foto: Secom VG
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que essa semana descentralizada na luta da pessoa com deficiência é muito importante porque traz uma parceria muito forte entre o Governo do Estado, o município de Várzea Grande, a Associação numa junção de esforços, que hoje fica mais forte nas políticas públicas. “Queremos agradecer também ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama Kika Dorilêo Baracat pelo apoio irrestrito à realização desse evento e de todas as autoridades envolvidas e dizer que teremos ainda muitas outras ações dessa natureza”.

Secretário Gonçalo de Barros – SECOM/VG
O secretário de Saúde, Gonçalo Barros disse que a validação da Vigilância Sanitária em relação a construção do novo CRIDAC, o trabalho agora será na elaboração da licitação para a escolha da empresa que executará o projeto. “Já temos os recursos liberados para esta obra que é importantíssima para toda essa população em especial. Vivemos em sociedade e todos têm de ter os seus direitos assegurados e respeitados. A Saúde Pública em Várzea Grande respeita a todos que precisam de atendimento, mas é humanamente impossível que se consiga fazer isto apenas através de Várzea Grande, por isto saúde tem que vir dos Governos Federal, Estadual e Municipal para que todos que precisem possam ser atendidos”.
A senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti sinalizou que é fundamental aos Governos Federal e Estadual, garantir meios e maneiras para que as gestões municipais possam solucionar os problemas da população, pois as pessoas vivem nas cidades e nelas é que devem acontecer de forma efetiva as políticas públicas.
“É uma satisfação estar em uma cidade como Várzea Grande que é resolutiva e tem através dos esforços do prefeito Kalil Baracat e sua equipe atendido a população e diferente de muitos demonstrado criatividade e solução dos problemas”, acrescentou a senadora.

Secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho/Crédito – Assessoria
Os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo e Grasielle Bugalho reforçaram a determinação do governador Mauro Mendes em buscar solução no atendimento da população, principalmente aquelas menos favorecidas pela sorte. “Parcerias que resolvem os problemas de nossa gente sempre foi a meta do governador Mauro Mendes que reconhece no prefeito Kalil Baracat não apenas um parceiro, um companheiro político, mas sim um gestor que dedica seus esforços na solução dos problemas de Várzea Grande e sua gente”, disseram os secretários de Estado.
SECOM/VG

Política
Mauro Mendes: Não podemos aceitar que empresas de fora, ou brasileiras, desrespeitem nosso Código Florestal
Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela CNI, no âmbito da COP 28.

O governador Mauro Mendes (União) defendeu rigorosamente que as empresas estrangeiras e brasileiras respeitem o Código Florestal e não adotem iniciativas que imponham restrições aos produtores rurais de nosso país, a exemplo da moratória da soja e da carne.
Defesa veemente do governador Mauro Mendes ocorreu durante evento promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no âmbito da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.
A moratória restringe a compra de soja e carne de produtores mato-grossenses, que abriram áreas legalmente a partir de 2008. Algumas empresas exportadoras tem adotado a prática por pressão de países da Europa, que é concorrente do Brasil na produção de alimentos.
“Não podemos aceitar que algumas empresas mundiais, até mesmo brasileiras, estabeleçam regras e normas que desrespeitem as leis brasileiras, o Código Florestal brasileiro, que é um dos mais requintados, sofisticados, robustos e restritivos mecanismos de proteção ao meio ambiente de nosso país”, pontuou.
Mauro explicou que a absoluta maioria dos produtores de Mato Grosso age na legalidade, abrindo áreas apenas dentro do perímetro permitido. No caso das áreas na Amazônia, por exemplo, o produtor só pode usar 20% da sua propriedade e precisa manter os 80% restantes inteiramente preservados.
“Há empresas que não estão respeitando isso e tentam estabelecer regras muito mais restritivas do que aquilo que está na lei. Muitas consequências dramáticas já estão acontecendo, com produtores vivendo a incerteza da venda daquilo que produzem. E mais consequências poderão acontecer se essas empresas não respeitarem o Código Florestal brasileiro e os marcos estabelecidos pela nossa legislação”, afirmou, endereçando a fala ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que possa travar esse debate no Congresso Nacional.
Também participaram do evento: Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil; deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal; Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Helder Barbalho, governador do Pará; César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso; Paulo Araújo, deputado estadual; e Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso.
-
Economia4 dias atrás
Feriado de Nossa Senhora da Conceição: Prefeitura de Cuiabá suspende expediente em 8 de dezembro
-
Polícia5 dias atrás
PESQUISA REVELA CIDADES DOMINADAS POR 3 FACÇÕES CRIMINOSAS QUE ESTÃO EM GUERRA EM MATO GROSSO – 1ª PARTE
-
Polícia3 dias atrás
Polícia Civil de MT conclui inquérito de família assassinada e indicia autor por feminicídios e estupros
-
Polícia3 dias atrás
IMAGEM MOSTRA CLARAMENTE SUSPEITO EXECUTANDO ADVOGADO NO CARRO – VÍDEOS
-
Polícia3 dias atrás
Caso Isabele: STJ não julga recurso e extinção de processo contra adolescente que a matou é mantido
-
Polícia4 dias atrás
Aluno menor é achado desacordado e sangrando em banheiro de escola pública em Cuiabá
-
Política3 dias atrás
Educação promove Curso de Formação de Lideranças para profissionais da Rede Municipal de Várzea Grande
-
Política4 dias atrás
Vereador é baleado na perna em sítio de sua cidade em Mato Grosso