VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Kalil acompanha vacinação e quer seguir proposta do Ministério da Saúde de usar inicialmente a primeira dose

Publicado em

Política

Aplicar a primeira dose sem a necessidade de reservar a segunda dose pode ampliar os imunizados para 60 anos acima

Da Redação

Várzea Grande quer ampliar a imunização contra a COVID-19 por determinação do prefeito Kalil Baracat que neste final de semana acompanhou os trabalhos de vacinação na Clínica Médica do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, com que a Administração Municipal formalizou parceria para atendimento à população.

Somente no sábado  foram aplicadas 1.480 doses de vacina, seja através de drive thru ou em atendimento nos consultórios médicos da instituição de ensino.

“Nós seguimos as determinações do Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde e como estão autorizando a utilização de todas as vacinas recebidas como primeira dose, sem a necessidade de guardar a segunda dose que será repassada antes do prazo final, acredito que iremos adotar essa nova estratégia e ampliar a nossa vacinação”, disse Kalil Baracat acompanhado pela primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat.

Ele sinalizou que Várzea Grande até o momento já vacinou mais de 12 mil pessoas, só que, para cada primeira dose aplicada, a segunda dose correspondente de cada vacina foi guardada e devidamente acondicionada, o que torna a vacinação mais lenta que em outros lugares, mas por outro lado mais segura.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, frisou que a CoronaVac tem um prazo menos dilatado entre a primeira e a segunda dose, sendo de 14 a 28 dias, já a Oxford/AstraZeneca, o prazo mais elástico chega até 90 dias entre a primeira e a segunda doses.

Kalil Baracat sinalizou que irá levar ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) de Várzea Grande a proposta de aplicar todas as vacinas recebidas como primeira dose, resguardada pela decisão do Ministério da Saúde de que não faltará no prazo estipulado a segunda dose necessária, seja da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca.

“Quem terá a palavra final serão os médicos e os profissionais técnicos da Saúde para decidirmos se iremos acompanhar a decisão do Ministério da Saúde e aplicar todas as doses recebidas aguardando a remessa da segunda ou se manteremos a nossa atuação inicial. Se as doses já recebidas e as que chegam nesta semana forem aplicadas no total como primeira dose, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande acredita na possibilidade de reduzirmos os vacinados para menos de 60 anos”, disse Kalil Baracat.

Na próxima terça-feira, 23, a Prefeitura de Várzea Grande espera concluir a vacinação dos idosos de 75 anos para cima, lembrando que em todas as etapas realizadas do Dia D de vacinação contra a COVID sempre foram atendidos os trabalhadores da saúde e os idosos de 75 acima, ou seja, aparecem aqueles que por um ou outro motivos não foram vacinados na data especificada e agora precisam ser imunizados, desde que seguidos os critérios da inscrição no site oficial www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID-19.

“Vamos ainda nesta semana fazer um novo Dia D, provavelmente na sexta-feira, 26 ou sábado, 27, para aplicar novas vacinas para aqueles de 70 anos ou mais. Agora se ficar técnica e cientificamente autorizado que se aplique apenas a primeira dose acho que iremos abaixar para 65 ou até mesmo 60 anos, lembrando que o maior universo dos idosos está justamente entre 60 e 75 anos de idade em Várzea Grande”, explicou o titular da Saúde Municipal, Gonçalo Barros.

O prefeito de Várzea Grande sinalizou ainda que vai analisar a proposta do Governo do Estado quanto a antecipação dos feriados, mas insistiu que preferia fazer uma parada mais ampla, do dia 27, sábado até dia 05 de abril, segunda-feira, com duração de 10 dias, mas com tudo fechado e só mantendo aqueles essenciais mesmos. “Temos uma proposta mais endurecida que do governador Mauro Mendes e coloquei ela na mesa de discussão na Live realizada pelo Governo do Estado, sendo que nossa proposta foi a mesma da Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT, mas como o entendimento foi por paralisações temporárias de três dias na semana que vem e mais dois dias na outra semana, além dos feriados de Sexta-feira Santa e Páscoa, temos uma tendência de seguir e ampliar as discussões para que o melhor em prol da população e da saúde seja a medida adotada”, disse Kalil Baracat.

“A única forma da população nos ajudar a ajudar eles mesmos é não aglomerando, mantendo o distanciamento mesmo para aqueles que precisam trabalhar e usar meios de higienização rigorosos como uso de máscara, álcool em gel e água e sabão para que controlemos a COVID-19 e salvemos vidas humanas, pois todas importam”, disse o prefeito.

Total de Vacinas aplicadas no sábado, 20 de março de 2021, tanto de primeira como segunda doses: 1.480:

 

Primeira dose: 1.444 vacinados

·         1.046 idosos

·         398 profissionais de saúde

 

Segunda dose: 36 vacinados

·         13 idosos

·         23 profissionais de saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Polícia Civil deflagra operação contra crimes sexuais infantis em sete cidades de MT

Ação cumpriu 16 ordens judiciais em investigação sobre abusos cometidos por falso médico com envolvimento político em Canarana. Novas vítimas foram identificadas.

Publicados

em

Assessoria | Polícia Civil-MT
Foto: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/7) a Operação Verdades Secretas, que apura a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 medidas judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e ordens de quebra de sigilo telemático.

A investigação teve início a partir de denúncias envolvendo um homem que se apresentava falsamente como médico e que mantinha vínculos políticos no município de Canarana (MT). Ele é apontado como autor de múltiplos abusos sexuais. De acordo com a Polícia Civil, há indícios concretos de diversas vítimas já identificadas.

As diligências foram realizadas simultaneamente nas cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso, todas em Mato Grosso, além de um mandado cumprido em Recife (PE).

Entre os alvos da operação estão oito pessoas ligadas ao principal investigado, incluindo sete mulheres que mantinham relações próximas com ele, aparentemente sem saber da existência uma da outra e um homem suspeito de envolvimento direto na produção e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores.

As investigações apontam que o principal suspeito se aproximava de mulheres com filhas ou com acesso direto a crianças, em um padrão recorrente de atuação. Há indícios de que algumas dessas mulheres possam ter colaborado de forma indireta com os abusos. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outras possíveis vítimas e eventuais novos envolvidos.

Um dos episódios revelados durante a operação aponta que uma das investigadas teria realizado um aborto sob orientação do falso médico, embora a gestação não fosse dele. A conduta revela um cenário de manipulação e abuso psicológico. Além disso, novas vítimas de abuso sexual infantil foram localizadas, o que aumenta a gravidade do caso e reforça a necessidade de aprofundamento das investigações.

O principal suspeito está preso preventivamente, alvo de quatro mandados distintos, expedidos em inquéritos já concluídos. Ele foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais, com base nas provas reunidas até o momento.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA