HOMENAGEM MERECIDA
Juca do Guaraná: “Cuiabá pode se tornar referência natural para investimentos”
Cuiabá trilha bons ventos futuros, assegura o presidente da Casa de Leis da capital mato-grossense
Política
O presidente do Legislativo da capital, Juca do Guaraná Filho, MDB, disse hoje (22) que Cuiabá desponta gradual força progressista nos quatro cantos da Nação, a ponto de se tornar referência natural para investimentos que a capacitem a ser modelo futurista ao restante do país. Para o parlamentar, isso se deve, principalmente, à gestão atual do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem primado por manter dinâmica indistinta, inovando e estruturando os órgãos que integram a administração do município.
“Cuiabá está de vento em popa, administrativamente falando, e isso se deve, também, ao sério trabalho articulado do Legislativo para apoiar as ações e projetos do Executivo que impliquem em benefícios diretos à cidade e sua população”.
Os vereadores, antes de serem fiscais do povo, assinalou Juca, exercem o importante papel de constituir bases de logística geral na capital, a fim de que os munícipes tenham estrutura adequada nas áreas de Saúde, saneamento, educação, negócios, lazer e outras.
“É pela ação legislativa que o Executivo concretiza os empreendimentos elencados pelas lideranças comunitárias, muitos encaminhados até o Parlamento. Sentimo-nos, assim, deveras felizes por saber que várias metas sociais e estruturais se transformaram em conquistas ao alcance dos cuiabanos”.
No que depender da Câmara Municipal, ainda asseverou Juca do Guaraná, o povo cuiabano pode contar com integral apoio. “Ainda mais agora, quando foi oficializada, via contrato, a construção da 1ª Ferrovia Estadual de MT, cujos trilhos também vão passar por Cuiabá, igualmente acelerando mais progresso. Daqui, com certeza, partirão vagões [rumo ao Médio Norte do Estado e outros polos] repletos de perspectivas alentadoras”.
Juca prevê que Cuiabá está prestes a proceder uma das melhores viagens de sua história: a do alcance de plena altivez econômica, somando-se a uma série de avanços que contabilizarão o quanto a capital se enquadra entre as vitoriosas do território nacional.
“Enfim, é esperar para ver esta realidade que já adotou galope desenfreado e em marcha segura. Dispomos de indícios seguros de sua presença prática exitosa em todos os níveis”.
Política
Lula pede ao Conselhão estudo sobre fim da jornada 6×1 e redução da carga de trabalho
Presidente propõe ao Conselhão debater o fim da escala 6 dias de trabalho por 1 de folga e redução da jornada para melhorar qualidade de vida do trabalhador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão) que avalie formas de viabilizar a redução da jornada de trabalho no Brasil. A sugestão foi feita durante reunião realizada nessa quinta-feira (4/12). Ele defendeu, inclusive, o fim da chamada “jornada 6 por 1”, que prevê seis dias de trabalho por um de descanso.
“Por que então não reduziu a jornada de trabalho? Para que serviu todos esses avanços tecnológicos, então? O que é reduzir essa jornada, de 44 horas semanais para 40? Qual é o prejuízo que isso tem para o mundo? Nenhum”, argumentou.
Não colhem os benefícios
Lula criticou o fato de que, apesar da tecnologia ter elevado significativamente a produtividade, os trabalhadores não estariam colhendo os benefícios em termos de qualidade de vida. Ele relembrou sua época de sindicalista, quando a produção aumentava e a estrutura de trabalho era muito diferente.
Atualmente, tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de acabar com a escala 6×1. Em sua fala, Lula sugeriu que o Conselhão estude “com muito carinho” essa possibilidade nas próximas reuniões.
Medidas mais eficazes contra o feminicídio
Além da jornada de trabalho, o presidente pediu ao órgão que proponha medidas mais eficazes de combate a crimes graves, como feminicídio e pedofilia, em referência a um caso recente em São Paulo, em que uma mulher teve as pernas mutiladas após ser atropelada e arrastada por um homem.
O Conselhão reúne empresários, sindicalistas, pesquisadores, artistas e representantes de movimentos sociais, e atua como órgão de assessoramento presidencial para políticas públicas em diversas áreas.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia5 dias atrásJovem de 19 anos é socorrida após ser baleada na cabeça em VG
-
Polícia6 dias atrásSuspeito furta roupas no Centro de Várzea Grande e é detido pela GM
-
Política2 dias atrásGeneral Carneiro celebra 62 anos com investimentos garantidos por Max Russi
-
Economia3 dias atrásMudança na CNH reduz custos e reordena mercado de autoescolas no Brasil
-
Política1 dia atrásBotelho diz que Assembleia deve votar veto ainda hoje
-
Política1 dia atrásDr. João reforça projeto contra bebidas adulteradas após novas mortes por metanol em MT
-
Esporte2 dias atrásDiogo Pécora vence eleição e assume a presidência da FMF
-
Esporte6 dias atrásPalmeiras x Flamengo duelam em Lima pelo direito de se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores