VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

eleição da mesa diretora

Jeferson desiste de disputar presidência da Câmara após interferência de Abílio e Faissal

Ele explicou que a decisão foi motivada por interferências externas e pelo receio de que a autonomia do Legislativo fosse comprometida

Publicado em

Política

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Jeferson Siqueira (PSD) anunciou nesta segunda-feira (16/12) a retirada de sua candidatura à presidência da Câmara Municipal. Ele explicou que a decisão foi motivada por interferências externas e pelo receio de que a autonomia do Legislativo fosse comprometida. Jeferson responsabilizou diretamente o prefeito Abílio Brunini (PL) e o deputado Faissal Calil (Cidadania) pelas tentativas de influenciar o processo eleitoral da Casa.

“Hoje, infelizmente, o processo democrático da eleição da Câmara não existe mais. Reconhecemos a interferência do prefeito Abílio e do deputado Faissal, o que compromete a lisura do processo”, declarou.

Jeferson também revelou que há movimentações e acordos políticos nos bastidores, os quais, conforme ele, visam manipular o resultado da eleição.

“Temos denúncias envolvendo ofertas de cargos, incluindo procuradorias, e até a participação de familiares para tentar influenciar o pleito. No momento certo, todas essas manobras virão à tona”, afirmou.

Apesar de abrir mão de sua candidatura, Jeferson destacou que segue atuando junto ao seu grupo político para assegurar a independência da Câmara.

“Nunca foi sobre vaidade pessoal. O foco é construir um caminho que assegure nossa autonomia como Parlamento”, pontuou.

O vereador informou que uma reunião será realizada ainda nesta tarde para definir o representante do grupo na disputa pela presidência.

“Contamos com nomes de peso, como Chico [2.000] e Kassio Coelho, entre outros. Vamos avaliar a melhor opção para consolidar uma candidatura forte, sempre priorizando a independência da Câmara”, destacou.

Jeferson, demonstrando otimismo, afirmou acreditar que as articulações de seu grupo estão próximas de garantir a vitória.

“Com as alianças que formamos, temos praticamente 14 votos garantidos. Continuamos dialogando com todos os grupos para assegurar que a autonomia do Legislativo prevaleça”, afirmou.

A definição oficial da chapa deve ocorrer ainda hoje, com os parlamentares planejando uma “foto histórica” para simbolizar a defesa da independência da Câmara Municipal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Governo de MT  tem contas aprovadas pela Assembleia Legislativa

Aprovação seguiu parecer favorável do TCE para a gestão fiscal do Estado

Publicados

em

Foto: Gabrielly Ferreira

A votação seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deu aval para a aprovação das contas, no final de agosto do ano passado.

A Assembleia Legislativa aprovou as contas anuais do Governo de Mato Grosso, relativas ao exercício de 2023. A votação ocorreu em sessão plenária no início da tarde desta quarta-feira (22.1), em que a maioria dos deputados estaduais foi favorável à aprovação das contas.

.No parecer, o relator do processo, conselheiro Waldir Teis, apontou que houve execução plena dos planos e programas planejados pelo governo, redução no nível de endividamento público e cumprimento de percentuais superiores aos limites constitucionais e legais relativos à administração fiscal. O Estado aplicou, por exemplo, 29,65% para a manutenção e desenvolvimento do ensino, cujo limite é 25%; e 14,92% em ações e serviços públicos de saúde, que tem como limite, 12%.

Nas contas anuais de governo, o TCE apresenta um resultado da avaliação da conduta do chefe do Poder Executivo quanto ao planejamento dos gastos públicos, organização das ações e controle das políticas públicas. A partir dessa avaliação, emite um parecer prévio que é enviado à Assembleia Legislativa. A aprovação das contas pelos deputados reconhece a correta aplicação dos recursos públicos pelo Estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA