VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Indígenas são menos de 1% nas universidades em Mato Grosso

Publicado em

Política

Da Redação

Em Mato Grosso, 1,4% dos habitantes se declara como indígena. Entretanto, quando se analisa os matriculados no ensino superior e pós-graduação esses dados não são compatíveis, essa população corresponde a 0,47% do total, ou 794 estudantes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no território mato-grossense 43 povos indígenas, com 42 mil habitantes no total.

A maior parte dos alunos após o ensino médio, segundo o Censo da Educação Superior 2018, são pardos, com 62 mil alunos ou 37,2% dos matriculados. Brancos são 31,9% no ensino superior, com 53 mil estudantes. Já os que se declaram pretos correspondem a 8,5% dos matriculados.

O Censo também mostrou que a maior parte desses alunos tem entre 25 e 29 anos, com 31 mil matrículas. Mesmo sendo minoria, no ano passado era 650 estudantes com menos de 18 anos e 119 com 65 anos ou mais.

Foto: Ilustração
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

  Otaviano Pivetta assina convênio para implantação do Hospital do Amor com investimento de R$ 43 milhões

A luta pela construção da unidade começou em 2022, com uma reunião entre Nininho, prefeitos e o governador Mauro Mendes. Desde então, o deputado articulou parcerias com lideranças políticas, a Fundação Pio XII e representantes de Rondonópolis.

Publicados

em

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio do Governador em exercício,Otáviano Pivetta, assinou nesta sexta feira (24)  o convênio com a Fundação Pio 12, responsável pela administração do Hospital do Amor de Barretos, para a construção de uma unidade em Mato Grosso.

O valor total do investimento será de R$ 43 milhões, com recursos destinados pela Assembleia Legislativa e emendas parlamentares da bancada estadual.

O secretário-chefe da Casa Civil afirmou que o convênio foi publicado  no Diário Oficial.

A construção do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor será em Rondonópolis.

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação pelos deputados estaduais. O recurso será transferido para a Fundação Pio XII, gestora do Hospital de Amor de Barretos (SP), através da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o texto encaminhado pelo governo, a unidade hospitalar será referência no diagnóstico e rastreamento de câncer de mama e colo do útero, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PROJETO TRANSFORMA VIDAS
O projeto do Centro de Diagnóstico foi desenvolvido com base no modelo do Hospital do Amor, em Barretos, reconhecido internacionalmente pela excelência no tratamento oncológico. Em Rondonópolis, a estrutura será construída em um terreno doado pelo município, com área prevista de 40 mil metros quadrados.
De acordo com Otaviano Pivetta, o investimento é um marco para a saúde pública em Mato Grosso. “Tive a honra de assinar essa mensagem. Estamos levando a excelência do Hospital de Barretos para Rondonópolis, o que colocará nosso estado em outro patamar de atendimento oncológico”, afirma o governador em exercício..
TRÊS ANOS DE ARTICULAÇÃO

O Hospital do Amor em Rondonópolis oferecerá diagnóstico precoce e tratamento humanizado para milhares de mato-grossenses. A estrutura contará com equipamentos modernos e profissionais qualificados, garantindo acesso a exames, medicamentos e internação pelo SUS.
O projeto também visa ampliar o acesso à prevenção, uma das principais frentes do Hospital do Amor, conhecido por sua eficiência em diagnósticos precoces. Quando detectado no início, o câncer de mama, por exemplo, possui até 95% de chances de cura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA